A Bela e a Fera: Ao Redor do Globo - Betsy Hearne (org.)

Eu sou apaixonada por contos de fadas (quem não?) e adorei conhecer algumas versões de “A Bela e a Fera”.

Na França um homem pobre teve que prometer sua filha caçula a uma Fera depois que pegou uma rosa do castelo daquele estranho senhor. Na China um pai invadiu os domínios de uma serpente mágica, e sua filha aceitou um casamento com esse ser para salvar o pai. E no Chile uma jovem moça aceitou fazer as bodas às escuras com um ogro sem forma para trazer alimento e conforto ao lar. Histórias diferentes, mas em todas elas a coragem, bondade e altruísmo de uma jovem salvou sua família e livrou o amado de uma maldição.

Acredito que todos nós conhecemos a história de “A Bela e a Fera”, e embora as versões sejam diferentes, é impossível não notar algumas semelhanças. Como, por exemplo, a Fera ser um personagem masculino que se apaixona por uma moça jovem e se casar com ela emuma espécie de trato. Ou como o fato de Bela não salvar seu amado por sua formosura, e sim por sua pureza de coração e sua coragem. Nas versões apresentadas no livro vimos um pedacinho de cada lugar em que a história é contada e a maneira única que o enredo se desenrola.

Betsy Hearne é uma estudiosa do conto e organizou as três versões que estão no livro. São textos bem curtos, sucintos, e faz bem o estilo para ler para as crianças. E mesmo se tratando de um livro infantil, acredito que os mais velhos (como eu, rsrsrs) vão se interessar pela seleção, principalmente os apaixonados por contos de fadas.

As páginas são como em um livro infantil, tanto o papel quanto na riqueza de figuras, cada uma representando uma versão do conto. No final há um mapa, destacando-se os países em que essas histórias foram contadas e a singularidade de cada um. Como já expliquei é um livro bem curtinho, de 62 páginas, e achei perfeito para matar a curiosidade e ver de uma maneira diferente um conto de fadas tão comum.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Nossa que legal! Às vezes temos o pensamento tão pequeno que pensamos que a história que conhecemos é daquele mesmo jeito em todos os lugares... Se pensássemos melhor descobriríamos o evidente: isso é impossível com toda a pluralidade cultural do globo! Adorei a indicação do livro, por causa disso e porque eu sou apaixonada pelo conto da Bela e a Fera. O meu favorito de looonge. Desde que minha mãe me presenteou com aqueles livrinhos e mais ainda depois que vi o filme da Disney com uma Bela que é apaixonada por livros (pura catarse)! Mais que tudo, é a coragem e a entrega da Bela que sempre me fascinou... Aprender a buscar a beleza das coisas, transformar a tristeza.
    Vou procurar esse livro, com certeza. É uma daquelas coisa que quero deixar para meus filhos um dia.
    Adorei, Pamela!

    http://1000-vidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de conhecer essas outras versões!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pamela!
    Achei bem bacana seu post porque pude conhecer um pouco mais deste livro no mundo.
    Adoro a história da Bela e da Fera, então gostei de saber mais.
    Parabéns pela ideia.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.