Confissões on-line - Iris Figueiredo


Mariana Prudente não está no seu melhor momento: um boato espalhado na escola colocou fim à sua popularidade, ao seu namoro e às amizades. Para piorar, teve que deixar de lado o sonho de fazer intercâmbio, pois sua irmã (Melissa) vai se casar e agora todas as atenções (inclusive a grana) estão voltadas para este evento. Numa tentativa de desabafar, ela cria um canal no Youtube e grava um vídeo. Ok, algumas pessoas assistem, se identificam, passam a pedir mais vídeos. Esse é o início de uma nova história para Mariana que precisa enfrentar os olhares tortos na escola, o sucesso na rede com direito a bordão e meme e outros altos e baixos do fim da adolescência.

"Eu não fiz nada para nenhum deles, mas todos agiam como se eu fosse a pior pessoa naquele lugar. Ninguém conseguia ver que a pior parte de mim morava dentro deles, naquela visão deturpada que tinham da minha vida e do que havia acontecido alguns meses atrás."

Confissões on-line é o segundo livro da Iris Figueiredo e o primeiro que leio inteiro. Seu primeiro livro, Dividindo Mel, não consegui terminar porque eu tinha perdido o carregador do tablet. É. Eu comprei DM na Kobo Books (antes de comprar o Kindle) e eu lia os e-books através do aplicativo ali. Mas eu não sabia onde estava o carregador e... tive que parar de ler. Enfim, mesmo aqueles 28% foram suficientes para que eu soubesse que a Iris sabe escrever. Isso é indispensável pra mim: uma narrativa envolvente (seja poética ou informal). De fato, a menina dos olhos da mãe, tem o dom.

Mariana carrega uma maturidade genuína, ela não é "velha demais para a idade", mas sabe analisar as situações e tem o silêncio como aliado. Ela é diferente das adolescentes que vemos, normalmente, representadas nos livros ao mesmo tempo em que é facilmente "encontrável" na escola que estudei ou na que você ainda estuda. Ela é o tipo de garota legal que teve sua reputação manchada por uma mentira. Para entendê-la, tive que me despir da experiência - assim, tenho apenas 24 anos, mas sei olhar pra trás e ver o quanto eu era imatura no ensino médio e sei o quanto a vida nessa época parece urgente e decisiva. Hoje eu não daria a mínima e com certeza faria piada, mas, para não julgá-la, voltei ao colégio e vi o quanto um boato maldoso pode afastar as pessoas e torná-las irreconhecível. Confissões on-line traz toda essa situação tão comum pelos olhos do alvo dos olhares reprovadores e repulsivos. A diferença é que não existe um drama excessivo, um coitadismo disfarçado de injustiça - é a história de uma menina que precisa viver isso todos os dias (pelo menos até terminar o ano). E ela vai, de fato, vivendo essa fase: enquanto se afastou de algumas amizades, acabou se aproximando de outras coisas e pessoas. Aí surgem aqueles personagens apaixonantes de quem não queremos nos despedir ou queremos mais um tempinho juntos.

"Por mais que ela quisesse, não havia solução possível. Era fácil plantar uma mentira, regá-la e fazê-la vingar, se espalhando como erva daninha. Quando o mundo acreditava em uma história, era difícil convencê-lo a respeito da verdade. Reconstruir castelos após duras batalhas sempre seria mais difícil que destruí-los e, após um ataque, eles nunca mais seriam os mesmos. Transformaram meu castelo em um amontoado de pedras quebradas e eu não sabia como reerguê-lo."

Algo que me deixou empolgada com este livro é que o que parece clichê, não é. A Iris foi muito cuidadosa ao conduzir a história em um ambiente comum, mas sem cair nas garras desta paixão do tal. Não há tantas coisas surpreendentes, mas só de não ter um triângulo amoroso, uma menina querendo desesperadamente voltar à popularidade e uma família omissa, a história já ganhou mais pontinhos comigo. O que quero dizer é que a história tinha tudo para desenvolver essas coisas comuns, já que as situações surgem no mesmo lugar, mas é como se a autora chegasse numa bifurcação e escolhesse o outro caminho. E este outro caminho deu espaço para a abordagem de assuntos delicados da adolescência - o que foi muito bem vindo e mostrou que livros adolescentes não precisam ser fúteis para serem legais e divertidos. Há outros meios e Confissões on-line mostrou isso.

Não posso deixar de falar da formatura que me deu uma nostalgia danada! Me lembrou muito a minha formatura da 8ª série quando escrevi uma carta para um professor que todos adorávamos - mesmo que as situações sejam bem diferentes, consegui entrar totalmente no clima e quase me emocionei. Quase. Ficou só o nó na garganta e um sorriso sincero no rosto.

Eu senti falta de um pouco mais da vida on-line da personagem. Ok, o subtítulo do livro é "Bastidores da minha vida on-line", mas achei a Mariana desencanada demais com a internet para quem cria um canal e vira hit. Os vídeos desencadeiam algumas coisas bem interessantes na história (alguns momentos bem engraçados e outros tensos), mas parece que a protagonista não dá aquela atenção para eles.

Enfim, Confissões on-line tem toda uma lição a passar, mas é muito bem conduzido e ambientado numa época comum para todos: quem passou, quem vai passar e quem está passando. Ele tem a leveza da adolescência, trazendo os sonhos, as escolhas, as descobertas e o amadurecimento de uma menina que pode não ser você, mas alguém com quem você conviveu/convive/conviverá. Indico e muito!
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Eu acompanho a Íris a muito tempo através do blog dela, mas ainda não li nenhum dos seus livros. Dividindo Mel não chamou muito a minha atenção, confesso, mas Confissões On-line me deixou curiosa e a sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Espero conseguir ler em breve e gostar.
    Beijos,
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile,
    Posso ouvir um "aleluia" por não ter triangulo amoroso??? hehehe
    Brincadeiras a parte, legal sabe que a autora conseguiu sair desse lugar comum e criar algo novo a partir de uma premissa bastante explorada na literatura, e ainda conseguir passar uma lição.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. sou louca pra ler um livro da Iris, acho ela super alto astral, e adoraria conhecer o lado escritora dela
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conheço ainda a autora, este livro pareceu legal, quem sabe eu leia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Vim ler essa resenha pois me interesso por histórias que envolvam algo que estou muito ligado, como a internet. Mas, pelo jeito, o título engana um pouco, já que não é o tema centra, mas tudo bem.
    Evito de ler livros que tenham como cenário escola, e personagens ensino médio, os dramas são muito adolescentes para mim.

    ResponderExcluir
  6. Com esse título e a sinopse, com certeza compraria esse livro! E se ele cruzar meu caminho, sem dúvidas, irei. Ainda mais contando com a sua resenha tão positiva.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Só pelo que disse que não cai no clichê já é algo a me deixar com vontade de ler para ver como ela fez, como ela saiu disso. Não que não goste de algo bobo e clichê, leio, sempre leio algo que tenha algo a passar. Mas, é maravilhoso ler um livro bem construído.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ceile!
    Eu achei uma graça essa capa, e curti o enredo que tu apresentou. Acesso ás vezes o blog da Íris e adoro o jeito como ela escreve, fiquei bem com vontade de ler esse livro :D
    Vai pra listinha de desejados ;)

    beijoux ;*
    @pirulitolimao | agarotadalivrariia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.