A Estrela que nunca vai se apagar: Quem foi Esther Earl? [+SORTEIO]

Você, você aí! Você já deve ter ouvido falar do John Green ou de A Culpa é das Estrelas, com certeza. Mas você sabe quem foi Esther Earl?


Esther Earl, nascida em Agosto de 1994, foi quem desencadeou um processo de escrita gigante no John Green. Esther era uma garota normal, divertida, engraçada, criativa, enérgica e que gostava muito de viver. Ela era Potterhead (fã de Harry Potter) e Nerdfighter (fã dos Vlogbrothers), e começou a fazer vídeos para o Youtube em 2008. O canal dela se chamava cookie4monster4, e no tumblr e twitter, seu nome era crazycrayon.



Em novembro de 2006, Esther Earl foi diagnosticada com câncer na tireoide, que mais tarde se desenvolveu também no pulmão. Mesmo assim, continuou vivendo e documentando a maior parte de sua vida no Tumblr, no Youtube e participando ativamente de todas as atividades nos quais os seus fandoms se envolviam.

Esther chegou a arrecadar $250.000 para a Harry Potter Alliance, um grupo que é dedicado à luta pela  justiça social. Ela era uma garota igual a todos nós, diminuía muito bem o worldsuck e deixou uma mensagem importantíssima de amor pelos amigos, pela vida e, principalmente, pela família, a todos os que acompanharam a história dela ou ficaram sabendo quem ela foi.

Em Agosto de 2010, Esther faleceu. Entretanto, com a promessa de nunca deixar a estrela de Esther se apagar, foi criado o "This Star Won't Go Out", uma fundação que ajuda financeiramente a família de crianças com câncer. Além disso, todos os anos, no dia 3 de Agosto (aniversário de Esther), os Vlogbrothers promovem o Esther Day, que basicamente existe para que todos os Nerdfighters digam para os seus amigos e familiares o quanto o amam, mas a gente vai falar mais sobre ele na quinta-feira. Isso porque, quando John disse que o aniversário de Esther seria especial e pediu para que ela falasse sobre o que ela gostaria que o Esther Day fosse, ela respondeu que queria que fosse um dia sobre o amor e sobre família.


Não preciso falar muito mais sobre quem é Esther, apenas de que ela foi uma pessoa muitíssimo especial para todos os que a conheceram e conheceram sua história. O John a conheceu numa convenção de Harry Potter (LeakyCon) em 2009, e até brinca um pouco com  isso.

"Minha amizade com Esther Earl começou da mesma forma que muitas grandes histórias de amor começam..."
Quando a Esther faleceu em 2010, o John ficou muito abalado. Ele sempre explica que Esther NÃO É a Hazel, mas a morte dela o motivou a escrever A Culpa é das Estrelas:

"Esther inspirou a história no sentido de que minha raiva depois de sua morte me levou a escrever o tempo todo. Ela me ajudou a imaginar adolescentes mais compreensivos do que eu acreditava que pudessem ser, e seu charme e ironia inspiraram o livro também. (...) E queria que ela tivesse lido A Culpa é das Estrelas. Fico surpreso que o livro tenha encontrado um público tão grande, mas a pessoa que eu mais queria que o tivesse lido nunca o fará."
(John Green - Introdução ao livro "A Estrela Que Nunca Vai se Apagar")
@CrazyCrayon é o user da Esther no twitter!
"Minha amiga @crazycrayon morreu em  2010. Ela tinha 16 anos. Não poderia ter escrito A Culpa é das Estrelas sem ela, mas ACEDE não é a história de Esther."

Não precisamos falar mais nada sobre a Esther para que todos vocês saibam que ela foi uma pessoa importante. Importante na forma como conseguiu mudar o mundo, importante na forma como mostrou que as limitações não impõe barreiras para ninguém. Importante porque, na sua forma simples de viver, ensinou muita gente a viver. É claro que ela enfrentou muitos momentos angustiantes e de dúvida, mas Esther continuou lutando para que o mundo fosse um lugar menos ruim, e para que o amor fosse respeitado. Esse é só o primeiro post dessa semana dedicada a Esther, e todos os dias teremos novas postagens sobre algo que tenha a ver com ela!

Sorteio
Em parceria com a Intrínseca, vamos sortear um exemplar de A Estrela que Nunca Vai se Apagar - livro com textos da Esther e dos pais dela, além de outras pessoas que participaram da vida dela (e, claro, John  Green ♥). Para concorrer, basta preencher o Rafflecopter abaixo e boa sorte ;)

a Rafflecopter giveaway
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Que linda essa semana dedicada a Esther!
    Vou acompanhar todos os posts. Desde que eu soube da história dela eu achei linda, e estou super ansiosa pra poder ler o livro. Só no pedaço da introdução que você colocou no post, já fiquei emocionada. Tem que se preparar pra ler esse livro, né? rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia muito pouco sobre a historia dela. Fiquei tão emocionada em ler, ver o carinho do john.
    Com certeza é alguém que merece todas as homenagens do mundo <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nooossa estou fascinada por esse livro, sei ACEDE não é a historia de Esther mas só de saber que foi uma inspiração, já fico em lágrimas! Acredito que seja um livro emocionante! Preciso ler urgentemente!!! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esses assuntos sempre me deixam sensíveis. Só quem teve uma pessoa importante e a perdeu para essa doença é 100% capaz de entender toda a dor. A história dela deve ser emocionante, porque só de ler algumas palavras nesse texto, ou a sinopse do livro, eu fico emocionada!

    ResponderExcluir
  5. acho muito bonito ver o carinho e o respeito de John por essa guerreira!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. já sabia do que se tratava, mas ainda não tinha lido nada até a Ceile postar no insta, e ai só de ler a introdução, já me senti obrigada a ter como próxima aquisição! HUAHAUHUAH ;x

    ResponderExcluir
  7. Que lindo ♥ me emocionei com esse post (isso pq ainda vou ler o livro da Hazel) parecia uma garota incrivel, uma pena que ela faleceu. Eu não sabia quem ela era, mas adorei e espero poder ler esse livro ♥aqui o rafflecopter não funciona, eu volto depois pra participar do sorteio. É tão bonito ver uma amizade como a deles, nem consigo imaginar a dor dele, e por mais que ele diga que Hazel e Esther não são a mesma, no coração dele tenho certeza que ela é sim ♥
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!

    ResponderExcluir
  8. Uau!
    Fiquei - completamente - sem palavras!
    Tenho "ACEDE" em casa, mas ainda estou me preparando para lê-lo, mas depois de descobrir tudo isso fiquei sem chão!
    Adorei ver o carinho que o Green teve por ela e de como toda uma história triste o inspirou de maneira tão bonita... Fiquei até arrepiada!


    ResponderExcluir
  9. Muito linda essa homenagem a Esther!!
    Ainda não li "ACEDE" mas quero muito ler!!
    Essa história é muito triste e ao mesmo tempo linda essa amizade do John com a Esther , tenho uma ligeira impressão que vou chorar rios!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Quero muito ler esse livro, sou fã desse gênero..
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito bonita a história da amizade do John com ela. Dá para ver claramente o quão eles eram amigos, e por isso penso que, por tamanha sinceridade na simples relação, John conseguiu escrever um livro tão lindo e emocionante. Uma inspiração por vezes dolorosa, mas sincera e bonita. Muito boa a iniciativa dessa semana especial, inclusive. Certamente será um livro que irei ler, ótimas lições a serem passadas.
    Muitos beijos...

    ResponderExcluir
  12. Ceile!
    Desde a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, fiquei bem curiosa, porque uma menina transmite uma verdadeira lição de vida e precisamos de alegria e felicidade no dia a dia.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”(Martha Medeiros)

    ResponderExcluir
  13. Com certeza estou participando. Já li "a culpa é das estrelas" e agora quero ler esse livro para saber mais sobre a vida da menina que inspirou o John Green a escrever esse livro maravilhoso!
    Bruna Souza
    brunasouzza_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Li ACEDE por conta de um book tour, e me emocionei, não poderia deixar de ter o livro só para mim. Ficarei muito feliz quando tiver a chance de ler o livro de Esther e conhecê-la um pouco mais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a Esther, mas achei a história de vida dela muito bonita. Mesmo com todos os problemas que passou, sempre tentou ajudar aqueles que também precisavam de ajuda. E essa amizade entre John e Esther, deve ter sido linda mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Participando!!
    Tô louca pra ler esse livro.
    gisellecarvalho08@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Participando, espero muito ganhar, ahh e adorei o blog, parabéns!!!!
    :D

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ganhar, pois só se le maravilhas sobre esse livro .

    Participando . . .

    Seguidora GFC : Debby

    e-mail : deborapirovic@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Achei muito boa a história de vida dessa menina, lindo!!!

    ResponderExcluir
  20. A Esther brilhou muito, e hoje, como estrela, brilha ainda mais! Foi uma alma pura, que hoje está raro no mundo, mas trapaças do destino a levaram. Mas não totalmente. "A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar" eternizou sua história :')

    ResponderExcluir
  21. Confesso: não tinha vontade alguma de ler ACEDE. A vontade só veio com o trailer oficial do filme... fiquei apaixonada! Descobri descobri Esther e a vontade só aumentou.

    ResponderExcluir
  22. é linda a historia da esther eu ja li e recomendo sao frasesmuito marcantes e nos ensina como ser feliz pois esther foi feliz mesmo com o cancer da tireoide é uma liçao de vida

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.