A verdade sobre os contos: A Bela Adormecida

Depois de muita leitura e pesquisa, mais um post dessa série amada por todos! Já falamos de muitos contos aqui nessa série, começando com A Branca de Neve, passamos pela Pequena Sereia, pela Rapunzel, pela Chapeuzinho Vermelho, e finalmente chegamos onde toda essa série se originou: A Bela Adormecida.


Esse conto "original" tem duas versões: a de Perrault e a dos irmãos Grimm, mas como eu já expliquei nos outros posts, essas histórias são de cultura oral europeia. Portanto, não podemos chegar a uma história absoluta, mas em várias versões parecidas.

Pra quem quiser e souber ler em inglês, o conto dos Grimm se chama Little Briar-Rose e pode ser lido aqui, e o do Perrault se chama The Sleeping Beauty in the Wood e pode ser lido aqui! Os dois tem diferenças gritantes. Vamos começar!

1) A Malévola existe mesmo? E as fadinhas?
Pra começo de conversa, dependendo da versão, o número de fadas muda! E às vezes nem são fadas, dá pra acreditar? Na versão dos irmãos Grimm, elas são treze "mulheres sábias", mas porque o rei só tinha doze pratos de ouro, convidou apenas doze fadas, deixando a décima terceira com inveja. Já na versão de Charles Perrault, são oito fadas, mas o rei só mandou fazer sete tronos de ouro porque pensou que a oitava fada estivesse morta ou enfeitiçada, já que era muito velha e nunca saía de sua torre. O ponto é: não existe Malévola (#XORA Angelina Jolie!), mas sim uma fada brava com a mancada do rei. Entretanto, em todas as versões, inclusive na da Disney, a maldição é a mesma. Em todas elas a princesa, quando chegar aos 15 ou 16 anos, furará o dedo no fuso de uma roca e morrerá. E é aí que entra a diferença: uma última fada sempre salva o dia, dizendo que ela não vai morrer e sim dormir, mas por quanto tempo sempre difere. Na versão da Disney, o tempo é pouco, mas nas versões escritas é de 100 anos!

O quê? EU NÃO EXISTO? #xocada
2) Tá... daí ela se esconde no campo com as fadas e canta sobre o sonho que ela teve com o príncipe naquela cena bonita e cheia de animais?
Não, a princesa (que não chama Aurora! Mas a gente fala sobre isso mais tarde.) não vai viver uma vida frugal no campo com as 3 fadas depois de receber uma maldição e não vive lá por dezesseis anos sonhando com um príncipe. Ela vive no castelo, sabendo ser princesa, com os pais. Entretanto, o rei queima mesmo todas as rocas de fiar para que a garota  não chegue perto de concretizar a maldição, mas é claro que ele não consegue evitar e ela acaba furando o dedo numa roca quando os pais estão fora. Ela é igualzinha a todo mundo: é só os pais saírem de casa que faz merda!

Promete que se comporta quando o papai e a mamãe estiverem fora?
3) Daí todo mundo dorme?
Realmente, a última fada, a que reverteu a maldição, faz todo mundo dormir na parada pra que a princesa não se sinta sozinha quando acordar (depois de 100 anos!). O mais legal é o jeito que isso acontece: o rei manda um anão vestindo botas super-rápidas chamar a fada para que ela venha até o castelo, e a fada vem em uma carruagem de fogo puxada por dragões! Épico é pouco. A fada também convoca árvores, arbustos e espinhos para que protejam o castelo.
Entretanto, o rei e a rainha não dormem, e continuam reinando. Eles, obviamente, ao longos dos 100 anos, morrem e a linha do trono segue normalmente.

NÃO PODE SÊ!
4) Aí a Malévola fica cuidando do castelo e vira dragão?
Não, nada de Malévola de novo! No decorrer dos 100 anos, vários príncipes tentam entrar no castelo, mas todos morrem, porque o tempo determinado para que a princesa durma ainda não terminou. Passados os 100 anos, um príncipe de outro reino decide que quer descobrir qual é a do castelo há muito parado. Ele começa a perguntar a origem e cada um conta uma coisa pra ele, e ele nunca sabe qual é a verdadeira história. Eis que ele tenta entrar no castelo e, porque já se passaram os 100 anos da maldição, ele consegue. Fica encantado pela beleza da moça, dá um beijo de amor verdadeiro e faz com que ela volta a vida, junto com todo o reino que estava adormecido!

"Isso não tá certo!"
5) LEGAL!  Felizes para sempre então?
Só que não. A história dos Irmãos Grimm realmente acaba por aqui, com algumas diferenças pontuais da história do Perrault. Mas o Perrault escreveu uma espécia de "parte dois" da Bela Adormecida, que consiste na história dos filhos da princesa.
Depois que o príncipe e a princesa casam, eles tem dois filhos: o Dia e a Aurora. O príncipe nunca contou isso para sua mãe, a rainha, porque ela descendia de uma família de ogros, e ele temia pela vida de seus filhos. Entretanto, o rei, pai do príncipe, morre, e ele tem que assumir o trono. É assim que ele faz um anúncio público de que é casado e leva os filhos e a mulher pra dentro de seu palácio. O príncipe então sai para uma guerra e deixa sua mulher e filhos aos cuidados da rainha.
A rainha manda a princesa e os filhos para um castelo no meio da floresta, para que os seus planos de ogro funcionassem melhor. Alguns dias depois, ela aparece no castelo e pede que preparem a Aurora, a primeira filha, para ela comer. O cozinheiro, muito esperto, esconde Aurora e cozinha um carneiro no lugar. No dia seguinte, a rainha pede para comer o Dia. Novamente, o cozinheiro o esconde. No terceiro dia, a rainha pede para comer a princesa, mulher do seu filho. A princesa pede para que o cozinheiro a cozinhe, porque não aguenta viver sem os filhos, mas ele também a salva, dizendo que seus filhos estão escondidos e escondendo-a. Um dia, entretanto, a rainha ouve a voz de Dia e Aurora, e percebendo ter sido enganada, manda cavarem uma cova no chão e enchê-la de serpentes, sapos e animais venenosos. Quando ela vai jogar a princesa, Dia e Aurora no buraco, o príncipe retorna da guerra. A rainha, com medo do que pudesse acontecer, se joga na cova ela mesma, e todos vivem "felizes para sempre". (Nem vou comentar sobre os anos de tratamento psicológico que as crianças vão ter que fazer).

#IRONIA
- Pequenas Explicações e Curiosidades:
1) Realmente, em uma das versões, a Bela Adormecida é estuprada, mas é  na versão de Giambattista Basile, e a bela adormecida se chama Tália. Ela dorme quando uma farpa de linho entra em seu dedo. O príncipe vai até o castelo, estupra Tália e vai embora. Talia continua adormecida, mas dá a luz a dois filhos. Esses dois filhos, no instinto de querer mamar, chupam o dedo da mãe. A farpa sai e Tália acorda, dando o nome de Lua e Sol para seus dois filhos. Quem quiser ler o conto completo, aqui está uma tradução! O nome dele é "Sol, Lua e Tália".

2) O nome da bela adormecida para os irmãos Grimm é "Rosa de Roseira Brava" (Briar Rose), e para Perrault ela não tem nome.

3) Alguns estudos apontam que esse conto falava  sobre o ano e as mudanças de estação, mas isso só daria certo na versão de Grimm, com as 13 mulheres sábias.

4) Embora o conto dos irmãos Grimm termine na primeira parte do conto de Charles Perrault, existe um outro conto dos Grimm chamado "A Sogra Malvada" (The Evil Mother-in-Law), que é bem parecido com a segunda parte da história da Bela Adormecida de Perrault.

Livros:
- Contos da Infância e do Lar - Jacob e Willhelm Grimm. Editora Temas e Debates.
- Contos de Mamãe Gansa - Charles Perrault. Editora L&PM Pocket.


Filmes:

- A Bela Adormecida (Walt Disney, 1959)
- Malévola (Robert Stromberg, Walt Disney Studios, 2014)
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Não acredito que não tem a Malévola e que a Bela Adormecida não se chama Aurora! Minha infância foi destruida! Hahahaha. Ok, mentira! Eu nem gosto tanto assim da Bela Adormecida...
    Gostei muito desse conto, confesso que não conhecia a versão do Perrault.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. caaaaaaaaraca! Que incrível essa história. Como assi sem Malévola? E essa sogra dos infernos? kkkkkkkkkkkkkk Me sentindo enganada hahaha. Pensava que eram tão bonitinhos esses contos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, e achei bem melhor do que a versão da Disney.
    E que versão louca essa dela ser estuprada, muito chocante isso!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o post!!! Adoro!!!
    Não perco um post dessa série que você vem produzindo e me divirto com as suas sacadas.
    (Tratamento psicológico para as crianças é ótimo!)
    Fiquei chocada também. Não sabia da versão em que ela é estuprada. Você esta de parabéns pelo belíssimo post.

    ResponderExcluir
  5. sempre aprendendo coisas novas quando você faz esses post!
    realmente a gente nunca sabe a verdade de uma história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Um pedaço inocente da minha infância vai embora a cada post desse que leio. kkkkkkkkkk
    Essa galera é bem dark mesmo, hein?!?! #Adoro Pelo menos Walt Disney dá uma maneirada pra galerinha mais nova assistir.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Eu conhecia essa versão de ser estuprada.

    Na verdade, não dá pra dizer que as versões da Disney são piores ou melhores; elas são diferentes e tem outros propósitos. Eu acho que a Disney fez um trabalho fantástico de adaptação (seja nesse filne/conto ou nos oitros), mas é legal também saber e conhecer as outras versões :)

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esses posts sobre contos de fadas.
    E não conhecia essas outras histórias da Bela Adormecida, só a que você citou abaixo, que ela foi estuprada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu post :) Eu já tinha lido sobre a versão que ela é estuprada. Ainda prefiro as versões da Disney.

    ResponderExcluir
  10. A versão que conhecia era a dos irmãos Grimm, nunca olhei o filme da Disney... Tinha o livro quando criança e era com as 13 fadas e 100 anos e tudo...
    Conhecia a dela estuprada tbm... e a sogra

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho a versão dos Grimm e a de Perrault, não conhecia a da "sol, lua e Talia". Mas vc que pesquisa tanto, será que achou alguma coisa sobre o porque estas história são tão aterrorizantes? Obrigada e Parabéns pela pesquisa. Cynthia

    ResponderExcluir
  12. Hahaha, me recuso a aceitar. Minha infância foi com a malévola e a Aurora. Seria preciso 100 anos de lavagem cerebral. Valeu a leitura

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.