Deixe A Neve Cair - Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle


Essa vai ser uma resenha dupla*! Eu e a Ceile lemos Deixe a Neve Cair e vamos colocar aqui tudo o que achamos.

*Legenda: Opinião do Renato | Opinião da Ceile

Como o livro é constituído por 3 contos, vou separar a resenha por contos, ok? Então vamos em frente!

1. O Expresso Jubileu - Maureen Johnson.
É a história de Jubileu, uma garota que tem pais malucos por uma série de peças de cerâmica colecionáveis, e que na noite de Natal acabam indo presos porque se metem em uma confusão. A garota, então, para não passar a noite de Natal sozinha, vai para a casa da avó de trem, muito brava por deixar o namorado em sua cidade. Entretanto, por causa de uma nevasca, o trem fica preso, e Jubileu vai até uma Waffle House na beira da estrada para jantar. Lá ela encontra Stuart, que a ajuda  a passar bem (ou não) sua noite de Natal.
Não quero contar mais porque senão dá spoilers, mas eu gostei bastante desse conto! O meu preferido de todo o livro, depois de lembrar dos três. A forma como tudo acontece é sensacional, e Jubileu é uma personagem bem legal, assim como Stuart e todo o romance que acontece no conto.
Eu nunca tinha lido Maureen Johnson, mas depois desse conto, é quase obrigatório buscar algo dela (#RessussitaUnderworld). Gostei muito não só da escrita da autora, mas todo o desenvolvimento. É incrível como uma pessoa que nem conhecemos pode se tornar tão próxima de repente (ou por coisas simples). Eu já tive uma experiência de passar a noite na casa de uma família que nunca vi por simplesmente ajudar uma garota que estava passando mal no metrô (o dia em que São Paulo parou x.x) e consigo entender toda essa situação da Jubileu. Claro que há muito mais coisas aqui, afinal é uma noite de Natal e a protagonista acaba tendo um empurrãozinho para encarar algumas coisas/problemas.

2. O Milagre da Torcida de Natal - John Green.
Como uma espécie de conto simultâneo ao anterior, narrando a história das líderes de torcida que estavam no mesmo trem, esse aqui conta a história de JP, Duke e Tobin. JP e Tobin são meninos, e Duke menina. Como os pais de Tobin ficam presos em Boston, os outros dois amigos decidem passar o Natal juntos, e são chamados para a Waffle House para conversarem com as líderes de torcida. É assim que começa uma verdadeira saga contra a nevasca para chegar ao destino final.
Esse conto foi MUITO legal, mas não tão legal quanto o da Maureen. Eu adorei tudo, principalmente tudo o que leva o romance principal a se concretizar, e curto muito histórias assim. John Green faz com que o conto seja leve, engraçado e romântico.
Eu reconheceria a escrita do John Green mesmo que não houvesse o nome do autor aqui. Sério, é tão a cara dele! Além disso, o conto tem todo um clima agitado que me lembrou ~levemente~ Cidades de Papel (bem, ao menos a parte que eles pegam o carro e tal). Não é todo mundo que gosta do "estilo John Green" (e isso não conta A Culpa é das Estrelas), então se você leu O Teorema Katherine e Cidades de Papel e não gostou, não acho que vá curtir este conto - diferente de mim, claro, pois adoro o jeito dele escrever e criar histórias inusitadas. Foi o único conto que me fez rir - tipo, rir mesmo (com as situações bobas e malucas dos personagens). 

3. O Santo Padroeiro dos Porcos - Lauren Myracle.
Esse conto fala de Addie, que acabou de terminar um relacionamento com Jeb. Afundada numa tristeza gigante, Addie acaba contando como tudo aconteceu para suas amigas, mas o que não imagina é que Jeb talvez não seja assim tão culpado.
Bom, esse conto para mim foi o pior. Não gostei nada dele, a leitura foi super travada e achei a Addie uma mimada chata, não consegui gostar dela. O conto pra mim não funcionou.
Fiquei #chocada quando li a opinião do Renato aqui em cima. Como assim ele não gostou? HAHAHA foi um dos contos que eu queria que virasse livro para a autora poder explorar mais o relacionamento de Addie e Jeb. Aqui, ela explorou um ponto legal que tinha mais a ver com o aprendizado e amadurecimento da protagonista do que uma reconciliação da mocinha e do mocinho. Claro que, se virasse livro, meu lado teenager e shipper iria querer saber detalhes do namoro, da traição etc etc. Também não gostei tanto assim da protagonista (ê, concordei em alguma coisa com o Renato!), mas ela tem razão de ser - tipo, se ela não fosse egoísta, mimada, mimimi, não teria sentido o conto. Uma curiosidade: eu já ~tentei~ ler algo da Lauren, mas acabou resultando em um ATL (veja aqui).

Extra:
Este foi o primeiro livro que li em 2014 (metade ano passado, metade esse ano) e o calor estava insuportável. Mas, tipo, INSUPORTÁVEL, sabe? E o livro é todo na neve, ele gira em torno da neve e isso é quase sinônimo de Natal e todo clima natalino nos EUA fica aflorado. Tipo, eu imagino que ler este livro no inverno (mesmo que não seja Natal aqui) faz diferença. Mesmo que eu quase me sentisse congelada com toda descrição, era impossível levar mais a sério com aquele forno que estava (e está) o Brasil. Mesmo assim, foi bom sentir um clima de neve em meio ao verão.

P.S. os contos são todos ligados, por mais que não pareça, e precisam ser lidos na ordem.

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. estou muuuuito curiosa para ler este livro. ultimamente ando gostando bastante de contos, e desde que este lançou, estou desejando
    mas como você falou, prefiro ler no frio. claro que tem todo o clima natalino, mas mesmo assim.
    final do ano passado eu li um da Nora Roberts que a trama era em época de natal. por causa do calor aqui, e da neve no livro, me senti agoniada hahahaha
    quero comprá-lo logo, mas vou deixar para ler no inverno :D

    ResponderExcluir
  2. Quando esse livro lançou eu fiquei morrendo de vontade de ler só por ter "John Green" na capa. Eu li "Cidades de Papel" e gostei muito do livro, então também vou gostar desse conto, né?

    Os outros também parecem ser legais, mas acho que vou pular direto para o do JG quando comprar o livro heheeh

    Beijos!!!
    caminhocultural.com

    ResponderExcluir
  3. Esquecemos de falar na resenha: os contos são ligados, então precisam ser lidos na ordem ;)

    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindo, vcs dois falando desse livro! <3
    (#RessussitaUnderworld), EU RI! XD

    Bom, eu sou do time que ama qlq coisa do JG, então suspeita pra falar! São contos levinhos e não sei, me bateu uma saudade de alguma coisa que eu não sei O__O quando eu os lia. Já aconteceu isso com vocês? Acho que as épocas de festas deixam a gnt com os sentimentos doidos, rsrs.

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  5. Oi, td bom?

    Esse livro estava bem falado na época do Natal, acho que deve ser super divertido. Quem sabe no Natal desse ano? Ou no inverno para aproveitar o frio? Verei... haha

    Bjs
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nunca li contos?? :OO Pois é... eu nunca me interessei por algum e deu nisso... hahaha.
    Lembro de ter lido a sinopse e não ir muito com a cara dele '-'
    Uma pena =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ele esta na listinha há um tempo. Nunca vi uma resenha desse livro tão detalhada e explicadinha! Obrigada! Me deixou morrendo pra ler agora... acho que vou tentar lê-lo/comprá-lo no inverno, tem tudo a ver :P

    ResponderExcluir
  8. eu não sabia que eram contos, pra mim era uma história escrita entre os três autores, confesso que fui surpreendida, mas que curti de cara do conto do John.
    tenho muita vontade de ler algo dele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a ler esse livro, mas desisti. A leitura não fluiu. Vou tentar depois.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Oii. Acho que eu estava bem sumida daqui haha
    Eu quis muito esse livro quando ele foi lançado. Por mais que o nosso natal seja bem quente, acho que combina totalmente. Mas enfim, acabei não lendo e hoje perdi a vontade.. Quem sabe no natal do próximo ano =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. De vez em quando leio contos que, diga-se de passagem, é muito bom de ler. Eu quero muito ler esse livro. Acho a capa bem legal e sua resenha foi ótima.

    ResponderExcluir
  12. Adorei este livro! Eu sou apaixonada por todos os livros do Green... E nunca tinha lido nada das outras autoras.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.