Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Sinopse retirada do Skoob

Acho que este foi o segundo livro de bruxas que li. O primeiro foi A Falsa Princesa que não foca tanto no tema como Enfeitiçadas, então tinha muitas expectativas para este livro. A começar pela indicação para os leitores que gostaram de A Maldição do Tigre (ai, é uma longa história, mas o que este primeiro - e só o primeiro - livro fez comigo é surreal. Eu amei de uma forma que nem sei explicar). Eu achei que seria um romance arrebatador riquíssimo em detalhes sobre a cultura da época e tudo mais. De fato, esta segunda parte é verdadeira: fui inserida no século IXX e envolvida pela sociedade da época - essa extremamente repressora. Mas aquela mágica toda que eu esperava, não aconteceu. Ok, não fiquei ressentida, é quase impossível sentir aquilo de novo.

Alguma coisa faltou. Não sei precisar o quê, mas falta algo que faça o livro ser irresistível e devorado. O início é lento, apesar de toda riqueza de detalhes e toda a curiosidade de conhecer mais aquilo. O livro carrega uma tensão por conta do governo daquela pequena cidade - qualquer garota pode ser acusada de bruxaria e qualquer deslize pode colocá-las a caminho de Harwood. Eu diria que o clima é de uma distopia - o que é contraditório só por ser passado, mas não deixa de fazer sentido, afinal, uma distopia é uma regressão à militância, ditadura e controle, algo fortemente presente aqui. As mulheres não têm direitos - somente obrigações. A única livraria do local está em vias de falir - os romances ficcionais são proibidos dentre várias outras coisas, tudo para impedir o conhecimento.

A magia está bem presente aqui - desde a primeira página. Gostei bastante dessas partes, princialmente quando envolvia as irmãs de Cate. O romance me deu um friozinho na barriga, é fofo e inocente, mas, apesar de não ser o foco, tem um peso gigante no desenvolvimento do enredo - é meio que decisivo. Ainda não sei o que pensar da protagonista. Ela parece um porre com tudo, mas consigo entender seu senso de responsabilidade com as irmãs (mas mesmo assim, às vezes é um saco. Mas qualquer erro, é fatal, sabe?). 

Todo o clima do livro é legal, mesmo naquelas partes mais lentas. O livro toma fôlego perto do final e tem um encerramento bem surpreendente - claro que a autora quer fazer todo mundo ficar louco pela continuação, né? Eu não estou desejando loucamente (mesmo sendo essa a intenção da autora), mas quero ler. Sou apaixonada pela capa (fala a verdade, ela não é linda? A próxima também está de babar) e gostei muito dos detalhes internos nos inícios dos capítulos. Eu indico a leitura, mas não vale nutrir muitas expectativas. Esteja preparado para uma narrativa mais devagar, com um pano de fundo bem interessante e algumas surpresas, mas só.

P.S. fiquei muito surpresa: acho que este é um dos primeiros livros da Arqueiro que pego e não tem spoiler na sinopse *parabéns*

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Já vi tanto comentários sobre esse livro que eu fiquei muito curiosa para ler! E a curiosidade só aumenta a cada resenha! hahaha
    Preciso comprar logo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas sobre esse livro e, algumas são positivas, outras nem tanto. O fato é que gosto bastante de livros que trazem bruxas como personagens. Pelo que você disse, também achei ele com uma pegada distópica, e como também gosto, me deu mais curiosidade pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. livros de bruxas pra mim não são muito atrativos, fico sempre com um pézinho atrás
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Curiosa sobre esse eu estou há algum tempo. Mas, Ceile, a sua resenha foi das que li a mais "positiva". Eu vi muita coisa negativa, muita mesmo rs. Quero ler e ter minha opinião. E a capa está linda demais, já vale tê-lo na estante hahaha

    ResponderExcluir
  5. Estes inícios mais lentos é que me matam!, vou com menos sede ao pote quando for ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é realmente linda e é o que me faz querer ler, mas não sei se leria por causa do tema, já que ultimamente tenho fugido de livros assim. Sua resenha mostrou ainda mais sobre o que o livro fala e o fato de você falar para não nutrir expectativas me deixa ainda mais com um pé atrás...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.