[Resenha + Promo] Amnésia - Jennifer Rush

Quando você não pode confiar em suas lembranças, em quem acreditar? A vida de Anna está cercada de segredos. Seu pai trabalha para a Agência e lidera um projeto confidencial: monitorar e coordenar o tratamento de quatro rapazes alterados geneticamente, que vivem no laboratório localizado no porão de sua casa. Nick é formal e taciturno, Cas é alegre e brincalhão, Trev é inteligente e carinhoso, e Sam é o dono do coração de Anna. Por algum motivo, eles perderam a memória e não se lembram de fatos fundamentais que viveram.
Quando a Agência decide que é hora de levá-los, Sam organiza uma fuga, e o pai de Anna a instiga ir com eles. Diante desse estranho acontecimento, e do pedido dele ao jovem para que mantenha a filha longe da organização a qualquer custo, ela começa a questionar tudo o que achava saber sobre si e logo descobre que ela e Sam estão conectados de uma maneira que jamais poderiam imaginar. E, se ambos quiserem sobreviver, deverão juntar as peças que reconstituem seu passado antes que a Agência roube deles o que ainda resta de sua vida.
Sinopse retirada do Skoob

Logo no início, encuquei que a autora tinha uma narrativa parecida com a de Maggie Stiefvater - veja bem, ela não é poética como a minha diva, mas tem um quê melancólico, um clima frio e extremamente envolvente. Assim, percebi que essa seria uma ótima leitura, mesmo que a história não me agradasse totalmente. É uma coisa totalmente baseada em sensação, eu gosto de ler livros com esse clima, sabe?

Duas coisas foram incrivelmente incríveis (e maravilhosamente maravilhosas) além da escrita: os personagens e a aventura que envolve toda a história. Sobre o primeiro ponto, posso dizer que é um dos livros que mais me agradou neste aspecto - eles são extremamente bem construídos, todos têm razão de ser de um jeito e de outro e são únicos; a autora trabalha cada um de forma que suas características fiquem claras e naturais, eles não são personagens genéricos ou generalizados, entende? É possível imaginá-los como pessoas de verdade e não alguém X que tem só um nome na história. Eles têm nome, sobrenome, manias, feições... A aventura é o que mantém o ritmo do livro constante, impossível de largar: eles estão em constante fuga e a sensação que eu tinha é que estavam sempre sendo observados, o que me me deixou muito apreensiva, porque sabia que qualquer passo em falso poderia ser mortal. Não faltam reviravoltas: quando você acha que desvendou toda Agência, chega um novo fato - e eu não parei de me surpreender. Algumas vezes tive que me lembrar de que eles eram geneticamente modificados, porque algumas ações eram improváveis para garotos jovens como eles (o que me lembrou de Day e June de Legend ♥). Nessa aventura, acabei seguindo pistas junto do grupo e essas coisas somadas à escrita incrível da autora resultaram em uma leitura fantástica. 

Algumas vezes leio livros que me prendem do início ao fim, me deixam ansiosa pelas próximas páginas, me fazem chorar, mas poucos me deixam envolvidas afetivamente com os personagens - Amnésia é um dos poucos livros que me deixou com saudade de tudo ao fechar. Eu fui parte daquilo, sabe?

Se formos analisar no geral (enredo, argumento, base) Amnésia deixa um pouco a desejar, eu diria que é um pouco superficial em se tratando de um sci-fi. Ele não aprofunda tanto quanto outros livros do gênero e eu até esperava um pouco mais de informações - ou informações mais consistentes, mas a autora mantém num nível seguro; sem ousar muito, mas sem deixar o leitor no escuro. Ele é claramente mais indicado para o público juvenil que, sem dúvidas, vai viver uma aventura e tanto com esse grupo. De qualquer forma, Amnésia comprova minha teoria que um livro não precisa ser perfeito para ser favorito. 

Links: Saraiva |  Skoob
Sorteio do livro
Em parceria com a Gutenberg, vamos sortear um exemplar do livro. Para participar, preencha o rafflecopter abaixo e boa sorte ;)

Informações:
- É necessário ter endereço de entrega no Brasil;
- Perfis fakes ou exclusivos para divulgações de promoções serão desclassificados;
- A primeira entrada é livre, mas caso queira mais chances, poderá seguir as opções extras (e cumprir!);
- O vencedor terá 72 horas para responder o email de contato, caso não o faça, um novo sorteio será realizado nos mesmos termos.
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Eu achei a capa e a sinopse tão legal no primeiro momento que coloquei na minha meta de leituras sem nem ao menos ler uma critica a respeito HAHAHAHA.
    Após sua resenha acho que acertei em colocar ele nessa meta, A história parece que nos prende do inicio ao fim, nos faz pensar e querer participar junto com os personagens, esse é o tipo de leitura que nos prende.

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO quando os autores sabem desenvolver e manter as personagens, sabe? Pode colocar 30 cabeças, que se elas tiverem um propósito, eventualmente vou lembrar das características e o porquê deles estarem ali. Detesto quando fazem alguns só pra figuração! =P
    Concordo com vc, Ceilinda, não precisa ser perfeito para poder virar favorito! <3

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  3. Ouvi muito falar desse livro, mas a sua resenha foi a primeira que me deu vontade de ler, Ceile. Nem sabia que ele era sci-fi, me deixou até mais curiosa. :P
    Participando da promoção! A resenha ficou ótima. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei intrigada e curiosa com seus comentários na resenha. O tema em questão já havia chamado minha atenção, mas depois da resenha fiquei mais ansiosa pra saber mais desta estória que você me conta aqui. Vou tentar ler e ver se gosto também. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quando o vi primeiramente me interessei, mas não ao ponto de acrescentá-lo a minha crescente lista pq não consegui captar bem a história, mas sua resenha fez tudo ficar mais claro e ele, com certeza, entrou nela. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  6. não me conquistou Ciele, não consegui me envolver com a história da sinopse e da resenha, infelizmente não curti
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ahh historia me parece um pouco confusa, já ouvi falar desse livro, vale a pena dar uma olhadinha

    ResponderExcluir
  8. Amnesia não tinha me conquistado com a sinopse e muito menos a capa, mas lendo resenhas em blog's me chamou atenção e espero que ainda esse ano eu tenha oportunidade de ler :3

    Beijos

    ~nathália novikovas
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  9. não conhecia esse livro e adorei a resenha, pois você contou pouco da história e se concentrou mais nos pontos positivos e sensações que a leitura/livro te proporcionou.
    curioso e torcendo para ganhá-lo

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mais já entrou pra lista do "Eu quero pra ontem". Esse é meu estilo de livro, historia intrigante e personagens bem construidos.

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, vou falar a verdade eu não leria ele de cara, porque essa capa é diferente do meu gosto; porém depois de ter lido a resenha ele entrou pra minha lista...
    A história parece seguir um pouco do ritmo de "Remenber-me", um dos meus livros preferidos! Então eu quero muito ganhar o sorteio kkk!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu também não leria ele de cara,porém achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ceile,
    Fiquei curiosa para saber porque eles perderam a memória.
    Gosto de infanto-juvenis, mesmo com essa tendência de serem mais light, ainda que apresentem uma história que pediria mais peso normalmente, afinal, o público alvo é um que busca menos complexidade. Se a autora conseguiu desenvolver os personagens, nesse caso, acho que é uma das coisas fundamentais. Penso que o público infanto tende a se conectar mais com os personagens do que com o enredo em si, ainda que necessite de uma história sólida, claro, para que funcione.
    Nem conhecia esse livro. Apesar de não ser um must have, parece ser interessante.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi muito falar desse livro. A resenha me deu ainda mais vontade de ler, apesar de não ser um livro muito falado, tenho muita vontade ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho bem interessante histórias que giram em torno de perda de memória e tenho notado vários títulos desse tema por aí.
    Para mim, essa frase que você disse é o que difere um livro cinco estrelas de um favorito "livros que me prendem do início ao fim, me deixam ansiosa pelas próximas páginas, me fazem chorar" são cinco estrelas, os que fazem isso e ainda me envolvem afetivamente com os personagens são favoritos! Apesar de você ainda concluir que deixa a desejar, estou ansiosa pela leitura! :)

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro o gênero, mas geralmente fico nos mais clássicos, é sempre bom ver o que a nova literatura trás nesse campo, mesmo que não seja muito aprofundado no assunto, acho bastante legal pois possibilita uma "entrada" dos mais jovens para que peguem o gosto pela arte da literatura e vão se aprofundando gradualmente na ficção científica.

    ResponderExcluir
  17. Gosto demais desse tipo de livro, gosto de descobrir os fatos junto com os personagens.
    Falando neles, acho que a construção de suas histórias e personalidades é um ponto de fundamental importância em tramas assim. Personagens fracos tornam o "mistério" sem importância alguma.
    Por mais que a autora tenha se mantido em uma zona de conforto, parece que a história é boa!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Achei a capa pastante interessante e a historia mais ainda gostaria bastante de ler.

    ResponderExcluir
  19. A história parece ser muito bacana e sua resenha só atiçou minha curiosidade. Fiquei com muita vontade de conhecer o livro. Além disso, a capa é responsável por chamar a atenção de muita gente pro livro, certo? Gostei do fato de os personagens serem bem construídos e saber que você ficou com saudade do livro quando ele terminou foi mais um motivo pra me fazer dizer: preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  20. Gosto bastante de ficção científica, principalmente estas histórias cheias de mistérios. Vou ler em breve, eu garanto. Valeu pela resenha. \0/

    ResponderExcluir
  21. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo do livro, de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  22. Eu senti tudo isso com Os Garotos Corvos, fiquei com vontade de ler agora. *-*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.