Tormento - John Boyne

Férias: brincadeiras, dias em casa, andar de bicicleta com o vizinho/amigo Luke - tudo normal para Danny, o garotinho de apenas 12 anos. Desta vez, seu irmão mais velho não vem para casa, pois decidiu fazer um mochilão com os amigos. Ao chegar em casa, após uma tarde com Luke, Danny não encontra sua mãe. O tempo vai passando, até que ela chega com dois policiais. Algo errado. Muito errado. Ela atropelou um menininho e agora ele está em coma sem grandes chances de sobreviver. A vida da família está prestes a virar de cabeça para baixo - ele sabe que a culpa do acidente não foi da sua mãe, a polícia já confirmou isso, mas ela continua abalada e se isola da convivência familiar. Seu pai está estressado e sem saber lidar com a situação. Danny sofre com saudades do irmão e acaba se tornando vítima do silêncio da sua mãe e dos gritos do seu pai. Quem vai explicar o que há de errado para ele?

Este foi meu primeiro contato com John Boyne, mas eu já sabia da sua fama e tinha muita curiosidade de ler alguma coisa dele que não fosse O Menino do Pijama Listrado. #MASOQ é, assisti o filme e chorei tanto que não quero passar por tudo isso de novo - do início ao fim da leitura, já que eu sei da história. Eu estava determinada a mudar o cenário e ia solicitar outro livro do autor, mas coincidentemente, Tormento foi lançado e achei mais do que conveniente: o livro é beeeem pequeno (81 páginas), um bom começo - imagina eu pegar um livro de 400 páginas e não gostar da narrativa do autor? O teste foi feito e posso dizer: eu poderia pegar uma bíblia desse cara. É.


Esta sinopse é meio cortada, com muitos pontos finais, muitas pausas e frases curtas. É basicamente assim que me sinto lendo livros desse tipo. São cheios de fatos aparentemente rotineiros em que cada simples ação determina o fim (da frase, da história). Eu gosto da inocência que essas narrativas carregam. É uma forma simples e transparente de enxergar os fatos, coisa que só uma mente pura de uma criança/pré-adolescente pode pensar. É uma escrita crua, mas tão sincera. O garoto não entende porque as coisas estão tão bagunçadas se a polícia já afirmou que sua mãe não teve culpa e, por falta de alguém com quem conversar, alguém paciente neste momento para explicar certas coisas, o garoto se vê perdido e, claro, negligenciado. 

O livro não se concentra em explicações filosóficas ou frases de efeito, são os fatos que tornam o drama gritante - é preciso se entregar e enxergar o mundo pelos olhos do protagonista. Tormento me lembrou outros livros assim, pequenininhos, narrados por crianças que gritam (em silêncio) por socorro - coincidentemente, também são meus favoritos: Eu e Você (Nicollò Amminiti) e O Coração às Vezes Para de Bater (Adriana Lisboa), mais especialmente o primeiro, pois Lorenzo tem uma atitude muito parecida com Danny.

Como devem ter percebido, foi um ótimo começo - já estou fazendo as listas de quais os próximos livros que lerei do autor (agora quero todos, com licença). Leitura rápida e com uma carga emocional grande, apesar de não declarada.    

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. confesso que ainda não li nada do autor, mas pretendo ler em breve!
    acredito que com esse enredo não tem como não curtir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ceile, sempre que posto uma resenha do John no DLL digo que sou suspeita para falar dele, pois após a leitura de O Menino do Pijama Listrado (que é um pouco diferente do filme, claro) eu fiquei apaixonada pela narrativa do John, O Menino do Pijama Listrado também é um livro fininho e dá pra ler em um dia... assim como Noah Foge de Casa (que parece bastante com Tormento, mas é bem fabuloso) entretanto após ler O Menino do Pijama Listrado eu ansiei por mais John Boyne na minha vida e li O Garoto no Convés... pronto. Este livro foi o melhor que li dele (minha opinião) basicamente após O Garoto leria até bula de remédio escrita pela autor... Super te indico e fico muiiiiiito feliz por vc ter gostado de Tormento (tb gostei) e claro tô louca para ler outra resenha sua dos livros do autor.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. eu li a amostra grátis num livreto da editora, e não me chamou atenção o pouco que li. a história deve ser forte, mas não me atraiu.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, 81 páginas é bem encorajador pra qualquer leitor. Por outro lado, pode passar a impressão de ser algo muito corrido e superficial. Pelo que entendi, isso passa longe, pois a trama é bem simples, mas complexa ao mesmo tempo. Emocionante e sentimental na medida certa. Enfim, crio que seja uma bela escolha pra começar a conhecer o autor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Adoro chorar lendo hahaha. Acho que é porque poucos livros andam fazendo isso comigo. "O menino do pijama listrado" foi um dos primeiros que li... e ficou marcado. John Boyne é incrível! Desde então, quero tudo dele. E esse não fica de fora.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, embora também já tenha ouvido falar muito do livro O Menino do Pijama Listrado. Apesar de a resenha mostrar que o livro é muito bom, acho que com a minha inocência de 18 anos, ainda não estou preparada para a carga emocional que esse livro acarreta...
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Ceile, só li O Menino do Pijama Listrado, lembro até hj que quando dei por mim estava chorando dentro do ônibus. É maravilhoso. Fiquei c/ muita vontade de ler outros do autor, agora Tormento acabou de ser incluído na lista.

    ResponderExcluir
  8. Tb não li o Menino do Pijama Listrado pq eu tenho crises de choro horriveis lendo coisas tristes, por isso tento evita-las. Esse livro parece tb ser bem pesado pra uma historia de criança. Não me chamou a atenção esse livro devido a historia triste :/

    ResponderExcluir
  9. Não sei se ia conseguir ler, como tenho filho pequeno tudo que diz respeito a sofrimento de crianças me abala muito. Chorei só de ler a resenha de o menino da mala, imagina lendo esse livro...

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Esse livro deve ser muito bom! Me emociono fácil quando a história é narrada por crianças que sofrem. (e quando não são crianças também... hahaha).
    Já coloquei na minha pequena grande lista! :D
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.