Enders - Lissa Price

Com um enredo um pouco lento, esse livro fecha a duologia começada em Starters. Eu não vou dizer que foi ruim, mas que a Lissa poderia ter caprichado mais... isso podia.

Depois dos eventos finais de Starters - que tiram o fôlego de qualquer leitor - Enders se incia com Callie vivendo na mansão herdada com seu irmão Tyler e seu melhor amigo Michael. A vida estava sendo muito boa, mas Callie sabia que destruira apenas a pequena ponta do iceberg que era a Prime Destinations.

Quando o Velho volta a falar na mente de Callie, a garota percebe que nunca irá se livrar totalmente da guerra na qual entrou, e que se quiser ganhá-la, terá que lutar novamente. Tentando de todo o jeito retirar o chip implantado em sua cabeça - o que pode custar sua vida - Callie quer desvendar tudo o que se encerrou em mistério no primeiro livro e, acima de tudo, quer descobrir a real identidade do Velho, a pessoa que ela mais odeia no mundo. O problema é que ela não pode confiar em ninguém, por experiência  própria, já que ninguém é realmente o que parece ser nesse mundo novo, e falhar não é uma opção.

Minhas expectativas pra Enders eram altíssimas, e talvez por isso eu tenha me frustrado um pouco. É claro que o livro não é ruim, pessoal! Nem de longe. O problema é que eu estava esperando um final de série estrondoso, mas o que Lissa me apresentou foi uma coisa um pouco menos estrondosa e com mais cenas de conversas e com aquelas cenas de ação que já sabemos onde vai dar. A escrita da autora não melhorou nem piorou, só achei que parecia um pouco mais corrida do que em "Starters".

Os personagens não mudaram muito desde Starters, e Callie, para mim, estava bem mais legal! Além disso, gostei muito do personagem Hyden, que é introduzido nesse livro, carregado de mistério. Michael continua sendo aquele personagem meio desnecessário, mas que está ali e ajuda de vez em quando. Agora, vamos falar sobre O FINAL. [AAAAAAAAAAA] Por que o final foi tão fraco? Por que, Lissa? Tinha tanto potencial, o livro estava sendo muito bem conduzido. O problema foi que eu vi que tinha muita história ainda e só mais umas 30 páginas, e comecei a ficar desapontado. Quando li as 30 páginas finais, que decepção! Nada a ver o modo como tudo foi solucionado, além do que já estava ali, jogado, bem na cara do leitor, sem nenhuma grande novidade, o que iria acontecer (e que, na verdade, já vinha sendo anunciado desde a metade do livro).

O livro, em si, é muito legal, mas peca em alguns momentos. O fechamento da série foi bom, e preferi assim, com uma duologia, do que uma série gigante que perde o fio da meada na metade, nisso Lissa merece palmas. Mas o que - de verdade, verdadeira - me incomodou DEMAIS nesse livro foi a tradução e a (quase ausência de) revisão. Eu juro que não sei o que aconteceu com esse livro, mas tinham frases com erros gritantes e em muitos momentos! Faltou uma atenção maior por parte da editora.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Gente, estou empacada nesse livro! ><
    Pra mim o que pesou mais foi o espaço entre o primeiro e segundo livros (tive que ler minha resenha e folhear Starters para lembrar alguma coisas). Também gostei do Hayden. Vamos ver se consigo terminar! o/

    ResponderExcluir
  2. mesmo tendo o primeiro livro não é uma leitura para qual me anime!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. mesmo tendo o primeiro da duologia não me atrai muito
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.