[Semana Silo] Resenha Silo - Hugh Howey

Não tenho outra forma de descrever o livro além de fabulosamente espetacular. O livro explode nas suas mãos conforme as páginas voam, e os olhos não desgrudam das páginas de jeito nenhum.

Silo se passa num futuro em que a superfície terrestre fica inabitável. Gases tóxicos e corrosivos tomaram conta da Terra. O Silo é um abrigo subterrâneo gigantesco, composto de uma escada, vários andares e, em cada andar, vários setores. Ninguém mais acredita que a superfície terrestre um dia foi habitada, e todos acham que o mundo sempre se resumiu ao Silo. Tudo é feito no Silo, desde cultivo da terra e gado até manejamento de petróleo para fazer plástico, fitas, etc. O grande problema é que, a fim de monitorar a superfície terrestre, existem sensores e câmeras do lado de fora do Silo que ficam o tempo todo buscando alguma alteração na superfície. Esses sensores e câmeras precisam ser constantemente limpos, para melhor visibilidade. Para fazer a chamada "Limpeza", existem alguns condenados por crimes contra o Silo que saem, limpam as câmeras e os sensores e acabam morrendo na atmosfera tóxica. Esses criminosos sempre são determinados pelo Xerife e o Delegado, que "combatem" os crimes contra o Silo (basicamente, qualquer dúvida de que existe alguma manipulação dentro da sociedade, qualquer desejo de sair e descobrir o que há lá fora já constitui um crime contra o Silo).

Quando o próprio Xerife pede para ser mandado para a Limpeza, a prefeita Jahns precisa encontrar alguém para repô-lo, e seguindo a sugestão do delegado Marnes, vai até as profundezas do Silo, na área da Mecânica, para propor a Juliette que assuma o cargo. É assim que Juliette se vê no meio de uma grande guerra de poderes, e se questiona se as regras e a história do Silo são realmente verdadeiras e devem ser cumpridas.

Quando li o release da história, sabia que o livro ia ser espetacular. Já sabia que podia esperar só coisa boa, até pelo sucesso gigantesco que o livro atingiu em pouco tempo. Tinha até um pouco de medo de ler, porque sempre acabo me decepcionando. Entretanto, não teve como me decepcionar com Silo! A escrita do Hugh Howey é magistral, vem com uma naturalidade gigantesca e descreve cenas e fatos de forma apurada, como se ele estivesse esculpindo uma obra de arte. Me senti envolvido pela atmosfera e pelo mundo do livro logo no primeiro capítulo e na Parte 1 como um todo, com a história do Holston e de como ele vai descobrindo as coisas devagar. O livro vai evoluindo rapidamente e não conta com nenhuma quebra na narrativa. Inclusive, tem um ritmo alucinadamente rápido, o que dá fluidez e faz com que um livro de mais de 500 páginas seja lido em pouco tempo.

O mundo que Hugh Howey criou é muito peculiar e todo bem trabalhado, bem pensado. Podemos perceber todo um cuidado do autor ao falar de algumas  partes específicas do Silo, mostrando que tudo ali foi pensado,  tudo tem uma função de ser. Nada no livro é jogado e não explicado. Os personagens também entram nessa: todos são muito bem explorados e tem seus conflitos expostos, dando uma profundidade toda nova à trama. A ideia de narrar, a partir da Parte 4, com 3 visões alternadas, faz com que o ritmo fique mais rápido, porque queremos muito saber o que acontece com determinado personagem, mas temos que esperar e ler o que acontece com os outros dois. E como a  história toda se interliga, é necessário seguir a ordem do livro.

Vou parar de falar porque não quero soltar nenhum spoiler, mas basta saber que se você entrar em Silo, por mais despretensioso que possa estar sua leitura, com certeza vai te fazer viciar e cair de cabeça em um universo novo. É super recomendado pra todos os fãs de distopia com uma pegada mais política, reviravoltas e aventura no geral. A Intrínseca caprichou e fez um belo trabalho com a edição do livro.


Não se esqueça de participar da promoção de 1 kit do livro no post da segunda-feira e também de ficar ligado no Twitter e Facebook do blog, porque faremos sorteio por lá também!

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Estou gostando cada vez mais de distopia, e lançada pela intrínseca só pode ser boa. Confesso que distopias tendem a me decepcionar com o final da série, eu sei que pelo gênero, as mortes são naturais, mas ultimamente vejo muitos personagens queridos e protagonistas morrendo, o que me deixa com o pé atrás, porque no ao meu ver (e meu gosto pessoal) perde o sentido e o encantamento, dá vontade de ressuscitar o personagem e tal, espero que em Silo não seja assim porque parece ser uma obra fantástica mesmo e ainda mais vendo que você falou que a leitura é bem fluída. Estou curiosa para conhecer esse mundo e saber o que há em Silo e fora dele.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu já gosto muito de distopia, e cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa pra ler, ele parece mesmo ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. infelizmente o livro não me atrai, não sou chegada em distopias então com certeza seria uma leitura arrastada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa pra ler este livro. Essa semana está sendo ótima, pois estou tendo oportunidade de conhecer mais a obra e o autor que tanto está mexendo com o público. Adorei os comentários e doida pra ter um pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O livro já me atraiu por ser uma distopia. E quando somos brindados com uma narrativa magistral, cheia de aventuras, reviravoltas e um ritmo acelerado, não tem como não ficar mais curioso pra ler. E espero que seja muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Também adoro distopias. Estou ansiosa para lê-lo!!!
    Muito boa a resenha, só atiçou mais ainda minha vontade rsrs.
    Bjs! =D

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  8. Parece sensacional!
    Esse mundo distópico, cheio de mistérios e ação deve prender bastante a gente na leitura, nos envolver completamente até o seu final.
    Fiquei curioso para ler, mas acho que vou fazer só quando perto de sair o filme.

    ResponderExcluir
  9. Adorei, já amo distopias desde a adolescência e o contato com Huxley, o cenário desse livro parece ser muito bem construído, acredito que ficará entre um dos meus prediletos do ano!

    ResponderExcluir
  10. Ehhh agora só faltam apenas mais algumas horas pro sorteio...mega ansiosa!!!
    =D

    ResponderExcluir
  11. Eu fui para o evento da INTRÍSECA aqui em Salvador,e uma moça da divulgação da editora falou do livro e simplesmente me apaixonei,comprei (aproveitei que tava com desconto) porém até agora n li,mas depois dessa resenha vou pegar para ler já!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.