Contos da Seleção - O Príncipe & o Guarda - Kiera Cass

Essa resenha vai ser feita em dupla! As opiniões da Pam vão estar em preto, e as do Renato vão estar em azul! Contos da Seleção é um livro integrante da série A Seleção, com 2 contos com a visão de dois personagens diferentes durante os eventos narrados na série, além de alguns extras.

Tive um vislumbre do que significava a Seleção para Maxon e conheci um pouco mais (conheci, na verdade, porque antes eu não tinha muita coisa) de Aspen. E os primeiros capítulos de “A Escolha” apenas me deixam com uma ansiedade para conhecer o final e uma saudade porque vai acabar...

Os primeiros capítulos são narrados pelo príncipe Maxon, no conto "O Príncipe", e ao contrário do que a visão de America sugere, ele está mais do que nervoso com a Seleção. Está apavorado. Primeiro porque nunca teve muito contato com garotas:

"Era realmente deprimente. Dificilmente nos víamos mais do que três vezes por ano. E eu também a considerava minha melhor amiga. Como nós erámos patéticos."

Segundo porque sua “melhor amiga”, a princesa da França Daphne, se declara para ele. E como ele não corresponde, ela o acusa de não conseguir reconhecer o amor. Então o príncipe está nesse dilema: Eu já conheci o amor e o deixei escapar? E se foi, como vou reconhecer o amor novamente? O conto (com final estendido) começa no aniversário de Maxon e termina depois do primeiro encontro dele com America, aquele em que ela lhe dá uma bela joelhada, rsrsrsr. E, é claro, ele já tem certeza de seus sentimentos e do que quer.

Bom, eu já tinha lido O Príncipe logo que ele foi lançado, e achei a leitura quase imprescindível para quem gosta da série! Além de ter uma visão toda nova da manipulação que ocorre nas garotas da Seleção (meu ódio pelo Rei começou cedo!), os pontos de vista de Maxon contribuem para que eu tenha cada vez mais certeza de que ele é muito lerdo. Não me levem a mal, quero bastante que America fique com Maxon no final! Mas pra mim sempre fica a impressão de que ele é sempre o personagem secundário na sua própria história, sem nunca tomar as rédeas da própria vida. Enfim. Ótimo conto, muito bem narrado pela Kiera! Assim como a Pam, achei muito engraçada a parte em que ele leva a joelhada!

Já para Aspen, o conto "O Guarda" começa desde o fatídico dia seguinte à festa de Halloween (acontece em "A Elite") até o dia de um ataque rebelde (em que a America se esconde na floresta). É mostrado o que ele faz como soldado, seus sentimentos para com America, e a sensação de que a tem nos braços ao mesmo tempo que pode perdê-la para um príncipe idiota (é opinião dele, não minha, rsrsrsrs). Também apresenta a sua visão do rei e do príncipe, assim como o fato de ser verdadeira a sua preocupação para com America. Digamos que o rei não está lá muito satisfeito com a preferida de Maxon...
“Não pude evitar o ciúme. Desde aquele primeiro dia no apartamento do irmão dela — desde o momento em que descobri o que sentia por América —, fora obrigado a amá-la de longe. Mas Maxon podia sentar ao seu lado, tocar sua mão: o abismo entre suas castas não importava.”
Olhem, por mais que o conto, pra mim, tenha sido bem chatinho até a metade (eu já não aguentava mais o mimimi do Aspen amando a America e tudo o mais), o final foi espetacular. Primeiro porque apresenta para o público um possível início de romance entre Aspen e a criada de America, Lucy, e eu já shippo e torço pelo casal desde já! Segundo porque as narrativas das partes dos ataques de rebeldes são muito bem estruturadas na visão dele, e a gente tem uma visão mais ampla de quem estava no combate efetivamente. Aumentou ainda mais minhas teorias mirabolantes! Kiera Cass é muito malvada!

E então... OMG! A seleção (sem trocadilhos) conta ainda com três capítulos do livro “A Escolha” e mais alguns bônus especiais. Sobre os três capítulos, digamos apenas que America tenta fazer algo pra lá de interessante para “reconquistar” completamente seu príncipe. Porém Maxon está ao seu lado e termina com o prelúdio de uma estratégia que, segundo ele, tem tudo para dar certo para os dois. Sobre os bônus, foco na entrevista com a autora. Demais, principalmente para os fãs da série e para autores iniciantes e veteranos. Pelo menos eu adorei ver o lado dela sobre os seus livros. Há também as árvores genealógicas de America, Maxon e Aspen, com comentários da autora (foco na árvore do Maxon!), lista das Castas (graças a Deus, estava me sentindo perdida, rsrsr) e uma playlist dos livros.

Vou confessar pra vocês que li só o primeiro capítulo de A Escolha, porque senão teria uma úlcera até o lançamento do livro. Vou ler o livro inteiro quando conseguir colocar as mãos nele e vou acabar logo com isso. Mas gostei MUITO do que li, e como já falei, minhas teorias não param de pipocar na cabeça. Tenho umas ideias de quem podem ser os rebeldes, de o que vai acontecer com o desfecho da Seleção, quem vai ficar com America e o que vai acontecer com a Família Real, e tudo está entrando em um conflito gigantesco! KIERA CASS, EU ODEIO TE AMAR. Os extras e bônus são ótimos, e tudo ficou ainda mais legal porque a gente conheceu a Kiera em Outubro! Conseguia ver a cara dela respondendo as perguntas da entrevista. Enfim, quando A Escolha finalmente for lançado, tomara que Kiera se foque em escrever pelo menos uma espécie de Enciclopédia, pra explicar todo o universo que criou.

Não sei como terminar essa resenha, apenas queria dizer que essa seleção de contos e extras é indispensável para o fã da série. Diz muito sobre Maxon, quase tudo sobre Aspen (só eu que achei que ele é pouco retratado em ambos os livros?), pontos importantes sobre o sistema de Castas e algumas coisas que podem fazer a diferença sobre a própria Seleção. Exato! Indispensável e essencial. Todo fã deveria ler os contos antes de começar a ler A Escolha! E TÁ TÃO PERTO DO LANÇAMENTO! Faltam pouquíssimos dias. Não esqueçam de conferir o booktrailer de A Escolha, que está MUITO bem feito:




Nos vemos em Maio!

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. não tem jeito sou Team Maxon e mesmo com um conto para o Aspen não simpatizo com ele!
    como vocês comentam esses contos ajudam a montar enredos e sentimentos pelos personagens, criam maior ligação do leitor com a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  2. Ai eu também adorei esse livro e com certeza ele é indispensável mesmo para todos os fãs da trilogia.
    Comprei A ESCOLHA em pré venda a tempão e não vejo a hora do livro chegar nas minhas mãos, quero muito ler logo.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro mas ainda esse mês quero ler, estava na espera do lançamento do terceiro para evitar o abalo de ler os três primeiros capítulos, e Aspen pelo amor essa cara é muito chato na minha opinião, bjks
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Mesmo lendo esse livro eu desconfiei junto com America em relação a Maxon, acho que eu entro no personagem principal ás cegas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.