Metamorfose? - Gail Carriger

Eu demorei, mas finalmente acabei! Depois de uma pequena desventura, finalmente consegui concluí-lo e, pra ser bem honesto, o livro não é absolutamente fantástico. Entretanto, tem seus méritos.

No segundo livro de O Protetorado da Sombrinha, Alexia Tarabotti está mais impossível do que nunca. A então Lady Maccon fica furiosa quando o marido, sem avisar, faz uma viagem urgente para a Escócia. Alexia então descobre que os seres sobrenaturais estão com dificuldades em se transformar e em existir, considerando que uma onda de normalidade forçada vem acontecendo.

Além disso, uma estranha chapeleira incrivelmente masculina chega em Londres, e uma dúvida ainda maior assalta Alexia. É hora de, enquanto mujah da rainha, Lady Maccon investigar a estranha onda de fenômenos normais acontecendo. Em meio a turbulências, ela finalmente chega à Escócia e encontra-se com o marido, descobrindo que além de uma viagem investigativa, terá que também conhecer a família dele - nada agradável -  e, quem sabe, salvar sua própria vida das insistentes tentativas de assassinato anônimas. Tudo isso sem perder a pose e nem o chá da tarde!

Eu contei os acontecimentos da história BEM por cima na sinopse porque não queria dar spoilers desse livro. Bom, então vamos lá. Eu demorei MUITO para desempacar de uma certa parte desse livro (lá no meio) porque aconteceu uma quebra de ritmo GIGANTE do primeiro para o segundo livro. Não que a história seja ruim, mas o livro cansa por falta de acontecimentos relevantes na metade. Parece que a Gail Carriger tinha uma certa ideia de como queria terminar o livro e de como queria começar, mas o meio foi um pouco de encheção de linguiça e de coisas que não tinham muito a ver com o andamento da história (pelo menos não até agora. Pode ser que isso mude nos próximos livros da série).

Outra coisa que me fez desestimular a leitura foi o modo como ela escreve. No primeiro livro não senti tanto, mas nesse aqui ficou bem visível. Acho que o ar altamente histórico acabou me irritando e fazendo com que eu enjoasse da história. Além disso, meu ship preferido do livro entrou em uma espécia de ameaça ali pelo meio também, o que me fez ter um pequeno ódio. Mas não foi bem isso que me fez desestimular. Foi a falta de acontecimentos mesmo! Parece que a maldição do segundo livro aconteceu na série O Protetorado da Sombrinha.

Enfim, desconsiderando os meus problemas, a história foi bem boa. Quando as coisas começaram a ficar realmente empolgantes, o livro pegou fogo e eu li ele bem rápido, me deliciando com os acontecimentos e perdido no meio do mistério proposto pelo livro. Alexia é uma personagem MUITO engraçada, e o livro todo vale a pena só pelas discussões engraçadas que ela tem com o marido. A ideia steampunk está bem mais presente nesse livro, e muito mais bem explicada também. Lendo "Metamorfose?", posso garantir que "Alma?" foi um livro BEM introdutório para o que vem a ser uma série bem grandinha. O final me fez querer, sim, ler os próximos capítulos dessa história! Embora essa capa não tenha me atraído muito, a edição é linda e a editora está de parabéns.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. não é um livro que me atraia Renato, acredito que venha a ser uma leitura mais arrastada para mim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oiii..ainda não li essa serie mas já ouvi muitas criticas boas
    estou ansiosa para comprar e ler o livro logo
    jullia-alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Acho magnifico o trabalho nas capas desses livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato! :)
    Nossa, olha como são as coisas...gostei mais do ritmo desse do que do primeiro, que demorei quase metade do livro para ficar animada com a leitura, hahaha. Mas entendo sua dificuldade em não soltar spoilers. Agora estou DOIDA para a continuação dps do final que ela deu para a história! *__*

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.