O Teste - Joelle Charbonneau

Malencia Vale está a caminho da sua formatura - aos 16 anos, os adolescentes assumem a identidade de adultos na Comunidade das Nações Unidas. Cia, como gosta de ser chamada, mora na Colônia Cinco Lagos e quer ser chamada para O Teste, um programa que recruta jovens para cursar a universidade. Só os melhores alunos podem ser chamados e ninguém tem informações do que exatamente é e como é avaliado o teste. Tudo que se sabe é que aqueles que conseguem passar por ele, estudarão e serão treinados para serem os novos líderes da Comunidade e sua maior responsabilidade é reconstruir o país devastado pela guerra.

O pai de Cia é um dos que passou e é um importante cientista que dedica sua vida ao estudo da agricultura. Com o solo contaminado, pouco se pode aproveitar da água e foram precisas muitas pesquisas para desenvolver alimentos resistentes e que possam ser cultivados em terras pouco férteis. Os recursos são bem escassos e, no caso de Cinco Lagos, dependem destas descobertas/alterações (o que dá certa vantagem à colônia de Cia). Cia é uma das escolhidas e seu pai se mostra apreensivo e acaba revelando alguns pesadelos que teve depois que passou pelo Teste - ele não sabe se são lembranças fragmentadas (por uma falha na remoção da memória que todos os selecionados são submetidos) ou são apenas peças que sua mente prega para preencher as lacunas. Agora ela é um deles e está prestes a descobrir o que acontece. E terá que lutar não só pela vaga na universidade, mas pela sua vida.

Para quem já leu outras distopias contemporâneas, só de ver a capa de O Teste, você já imagina que se trata de algo parecido, certo? Aí você vai ler a sinopse e percebe algumas outras semelhanças... de fato, tem bastante coisa parecida e eu diria que está cada vez mais difícil achar alguma coisa original hoje em dia. Este livro tem nuances de Jogos Vorazes, Divergente, Legend... e, sinceramente, isso não é ruim. Claro, a autora poderia ousar e tentar algo totalmente diferente? Sim, mas ela soube dar uma roupagem própria para o enredo. Os personagens são únicos, os testes e a linha de pensamento da protagonista mostram o quanto ela é inteligente, atenta e fez por onde estar ali. 

Gostei de como a autora parecia deixar as coisas leves no começo, como se não houvesse um perigo real, somente uma desconfiança que algo estava errado. A obra parece ter uma pegada mais juvenil e todas as explicações são claras e fácies de entender, mas não se enganem: mortes acontecem das formas mais chocantes possíveis (ou as cenas mesmo). A forma como a autora as aborda dá uma naturalidade um pouco assustadora - não há um preparo anterior, o fato acontece no meio de uma prova enquanto a protagonista ainda tenta resolver o seu problema, ou enquanto está caminhando em busca de comida... bem, elas simplesmente acontecem. 

A princípio, os selecionados só têm um inimigo: eles mesmos. A ignorância pode ser fatal. Dessa forma, ficamos presos à protagonista que narra em primeira pessoa sua rotina. Não há tanto tempo para conhecer outros personagens de forma a se apegar - ela os cita em diálogos, algumas lembranças, mas nada mais afetivo, de forma que nós não chegamos a conhecê-los de verdade, somente vislumbres. E, bem, aqueles poucos que consegui "conhecer" me deixaram desconfiadas - aprendi que em uma distopia, você NUNCA pode confiar nas pessoas, sejam próximas ou não. Então isso dificulta um pouco, pra mim, enxergar as qualidades das pessoas, porque fico o tempo todo me perguntando se aquilo é sincero ou não. 

A leitura é fácil e rápida, o que mais me atraiu foram as poucas explicações sobre a guerra, sobre o que restara da natureza e todo esse pano de fundo da história. Claro, não poderia deixar de lado a protagonista, Cia, ela é bem esperta e eu admirei-a pelo seu lado racional muitas vezes. A narrativa é constante e fácil de acompanhar, de forma que é possível ler rapidamente - mesmo que eu tenha parado em certos momentos do "teste em campo", porque fiquei um pouco cansada daquilo (e me perguntando sobre os materiais que pareciam tão raros e eles tinham certa facilidade de encontrar, assim como o caminho a percorrer. ENFIM). Indico para quem gosta do gênero - a gente acaba observando coisas diferentes, ou quer começar a lê-lo - O Teste dá uma boa visão do que se pode esperar de outros livros assim e é um ótimo começo.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Olá Ceile,
    Tô doida pra ler esse livro, mas ele não chega nuuuuuuuuuunca!
    Imaginei que a distopia seria semelhante aquelas já tão conhecidas, mas eu gosto do tipo, sabe?

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro

    ResponderExcluir

  2. Oi Ceile,

    Estou bem ansiosa por essa leitura, mais infelizmente ainda não consegui solicitar pois o livro anterior que eu pedi a Única ainda não chegou.
    Sei que essas distopias são sempre parecidas, tendo o mesmo plano de fundo e mesmo assim gosto bastante desse tipo de leitura.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. apesar de achar interessante a temática abordada, não é um livro que me atraia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ceile! :)
    Ainda bem que vc diz que é leitura rápida e fácil, pelo menos tem que ser assim em algum momento né? Não sei se foi minha falta de paciência quando eu o peguei, mas li as primeiras 40 páginas e fiquei meio zzzz. Vou ver se insisto mais nela em outro momento! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro as distopias! Desde que esse livro foi lançado e eu li a sinopse já o coloquei na minha lista de leitura e de favoritos. Pelo que li em sua resenha acho que ele não vai me decepcionar. Com o boom desse gênero fica meio difícil fugir dos clichês, então todas tem alguns elementos parecidos fazendo com que linquemos umas nas outras. Mas não acho que isso deturpe a qualidade do livro. Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir
  6. Estou doida por esse livro. Amooo distopias!!

    ResponderExcluir
  7. Sim, a sinopse lembra um pouco outras distopias muito conhecidas atualmente, e a capa lembra até um pouco a de "Divergente", que por sinal, ambas são lindas demais!
    Mas eu já li tantas resenhas positivas, que isso não me abala, "O Teste" parece ser um livro com um bom enredo e acho que quando eu começar a ler vou devorá-lo pq me parece ser daquelas leituras rápidas e fáceis mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.