Primeiro Amor - James Patterson e Emily Raymond

Axi é aquele tipo de garota certinha, tira ótimas notas, nunca faz nada fora do esperado. Sua mãe fugiu após a morte de sua irmã e seu pai se tornou alcoólatra. Num ímpeto para sair da "bolha", ela quer fugir. Sair por aí numa road-trip. para "viabilizar" seu plano, ela chama seu melhor amigo, a quem chama de "cafajeste": Robinson. Juntos, eles partem em uma viagem onde viverão grandes aventuras e descobertas. Umas felizes, outras tristes.

"Eu sentiria saudades daquele apartamento, daquela cidade, daquela vida do mesmo modo como um ex-presidiário sente falta de sua cela na prisão, o que resume a: Nem. Um. Pouco."

Dos lançamentos de abril da Novo Conceito, este não era o que eu mais queria ler, mas estava na lista. Acontece que eu vi um comentário bem negativo ("é uma cópia BEM descarada de ENTRE O AGORA E O NUNCA e (...)*, mas de forma bastante piorada.") que fez o livro saltar para a leitura do momento (o que não atrapalhou as demais, porque li em um único dia). Olha, eu sei que um comentário negativo tinha que desencorajar a leitura, mas, no meu caso, foi o contrário. Preparada para a decepção, a leitura se tornou agradável - eu esperava o pior e, de fato, não é lá essas coisas, mas não foi tão ruim assim.

Vamos lá, o livro tem uma história beeem superficial, o que pode ser bom quando a gente procura uma leitura despretensiosa, mas não é o tipo que convence se formos pensar a fundo. Tem uma mensagem bonitinha, mas não do tipo que vai fazer pensar, refletir, mudar a vida, porque, bem, ela é dada de forma explícita. Sabendo dessas coisas, podemos apreciar a leveza da descoberta do primeiro amor, a insegurança que bate ao nos deparar com ele e o constrangimento que segue à medida que ele se torna oficial. É fácil se aventurar com os protagonistas aqui, apesar de certas coisas serem mais surreais que o ministério do surrealismo permite. As coisas são fofas, os personagens são inconsequentes quase de uma forma responsável, eu diria que eles são bem inocentes, mas eles roubam carros/motos. É uma mistura que quase não combina. Mas, voltemos, não dá pra exigir muito.

"Carpe diem. O hoje, afinal era tudo o que sabíamos ter."

Talvez se eu tivesse meus 14 anos, iria adorar a leitura - naquela idade, eu realmente queria sonhar com aquelas coisas impossíveis que só os adolescentes acham que são capazes (mesmo que eu saiba que, nem aos meus 14, era possível certas coisas). Quem sabe eu até me emocionasse, mas saber uma referência de outro livro me deu certo spoiler, acho *(tanto que lá em cima eu coloquei "(...)" para o caso de você ler e não ter o mesmo problema de esperar algo assim - mas, se quiser saber, é só clicar e ler o comentário inteiro). Quer dizer, mesmo que eu não tivesse lido a referência, eu não me emocionaria, porque eu não estava levando o livro tão a sério assim. Mas é lindinha esta parte, de qualquer jeito.

Eu só li um livro do James Patterson que foi O Diário de Suzana para Nicholas e amei, mas já percebi, pelos comentários na blogosfera, que ele é bom assim: sozinho. Quando trabalha com outro autor, a coisa parece desandar - ou suas escolhas de autores está precisando de uma avaliação mais criteriosa ou ele precisa fechar a empresa de co-autoria e lançar menos livros, mas que seja garantido o selo de qualidade "James Patterson de escrever".

Enfim, é fofo, rápido e fácil de ler, mas também tem seus momentos inverossímil, superficiais... dei 3 estrelas por considerar o livro "bom", perto de muito bom e regular, mas infinitamente distante de ótimo ou ruim.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. quando os autores apostam em escritas mais joviais acredito que tentem resgatar as nossas lembranças e que assim fiquemos mais próximos do livro
    eu curto essa pegada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile!
    Os livros que mais gosto do James Patterson (dos que já li) são O dia da caça e o Diário de Suzana para Nicolas. Os com cotação mais baixa, ainda não peguei nenhum. Tinha certa expectativa por esse livro, mas acho que vou esperar um pouco para ler. Como você escreveu, talvez ele devesse focar mais e escrever menos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ler o livro kk comecei com o blog tem pouco tempo poderia dar uma olhada, obrigada
    http://aggridocce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tava em dúvida se lia ou colocava pra sorteio, porque achei a sinopse bonitinha, mas acabei de ler Esta é uma história de Amor e também não foi lá essas maravilhas. To precisando de um livro instigante pra me fazer voltar a ler mais de 60 páginas por dia :(

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa, pretendo lê-lo em breve, assim que tiver tempo o suficiente e terminar de ler as "prioridades" hahaha
    Gostei da sinopse e achei a capa uma graça, fiquei intrigada com o comentário sobre ser uma cópia do "Entre o agora e o nunca", mas sei que James Patterson é um bom autor, então vou lê-lo mesmo assim e espero que eu goste.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.