A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak

Esse é um dos livros mais queridos por todos, e eu não tinha lido até então. A lista de livros desejados cresceu, mas quando o li, fui surpreendido por uma história maravilhosa.

A história é contada pela Morte, como muita gente já sabe só pela famosa frase vinda desse livro: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler". Ela narra a vida de Liesel Meminger a partir do momento em que teve que deixar sua mãe, comunista, e viver uma nova vida na Alemanha, na casa de um casal que a acolhe em troca de uma ajuda financeira do governo. O pano de fundo é a Segunda Guerra Mundial.

Liesel tem que começar uma nova vida, superar todos os traumas e horrores que viveu até então e tentar, de todo modo, suprimir seus medos e sonhos assombrosos. Para tanto, seu pai adotivo, Hans Hubermann, a ensina a ler, já que a única lembrança que Liesel tem de seu irmão é um livro. Dessa forma, Liesel começa a viver cada dia de uma vez, tendo que superar os problemas de cada dia da melhor forma possível.

A sinopse que eu fiz aqui em cima é muito vaga, mas foi de propósito. Não quero contar spoiler nenhum desse livro numa sinopse, já que pra mim ele foi uma grande surpresa (só fui descobrir que ele se passava na Segunda Guerra quando comecei a ler). Acho que grande parte desse livro é descobri-lo, o que acontece de forma lenta. Isso que eu contei é provavelmente só o comecinho de toda a história, que tem muitos outros personagens e muito mais enredo do que simplesmente a vida de Liesel.

A escrita do autor me incomodou um pouco, não tem como dizer que não. Me sentia o tempo todo um pouco longe da história, distanciado, como se aqueles fatos estivessem meio anuviados, um pouco perdidos num seguimento de acontecimentos. É como se uma boa parte do livro estivéssemos anestesiados, com o terror pelo qual Liesel passa nos seus dias. Achei que o livro tratasse mais dos horrores dos judeus nos campos de concentração, mas pra minha surpresa, esse elemento está presente, mas não é o principal. A história é, principalmente, de uma família alemã que mesmo sendo alemã tem problemas de sobrevivência na Segunda Guerra, com falta de dinheiro, alimentos e uma vida, muitas vezes, precária.

A narradora ser a Morte foi um elemento bastante bem utilizado. Em nenhum momento a narradora é descaracterizada e o tempo todo vemos os personagens a partir de uma visão um pouco cética dos humanos, a visão da Morte. Entretanto, toda a narrativa é muito boa, e não só a narradora. Embora o modo de escrita de Zusak não seja o meu preferido, o livro é sensacional e cheio de partes super reflexivas sobre a nossa existência, a nossa maneira de viver, enfim. Foi uma das minhas visões do livro.

O final é surpreendente, e casa muito bem com todo o livro. Estou tentando ser o MAIS spoiler-free possível! (hahahahaha) Só digo que A Menina Que Roubava Livros é um must-read pra todo mundo. Mas já aviso: lenços de papel são bons acompanhantes! Ótimo momento pra ler o livro e correr pra ver o filme!
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Eu não li o livro e provalmente não vou ler, apesar de toda a boa reputação que esse livro criou pra si não consegui me interessar pela historia.
    E apos assistir o filme fiquei mais ainda com o pé atras, vamos deixar os livros rolarem quem sabe um dia destes eu ainda o leia.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja cheguei a comprar o livro e depois de algum tempo parado acabei dando ele sem nem ler...eu geralmente fujo de livros tristes, eu sofro junto rs.
    Mas o filme eu qeuro assistir, quem sabe se eu me animar com o filme eu o compre novamente,
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler quando estava na casa da minha prima, mas a viagem acabou e minha leitura não. =/ Gostei do pouco que li e até hoje fico curiosa pra saber como termina a história. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. eu sou doida para ler esse livro, mas como sempre acabo deixando pra mais tarde e nunca pego!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro a uns dois anos atrás. Fiquei encantada com a história e um dos livros meus preferidos.

    ResponderExcluir
  6. O livro é ótimo, mas é o típico caso de um final impactante fazer o livro ganhar mais estrelas, por ser muito marcante o desfecho.
    Li em 2012, sem saber muito do que se tratava, só fui ler mesmo por causa de uma garota que o tem como livro favorito.
    Foi uma leitura ótima, mas não virei fã.
    Tanto que nem assisti o filme ainda.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme e li o livro e simplesmente amei. A história que se passa durante a segunda guerra mundial nos traz a reflexão de o quanto precisamos buscar a ler mais e não se deixar abater com os obstáculos.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Sempre namoro este livro na biblioteca, mas ele sempre acaba ficando lá mesmo. Tenho curiosidade em ler, mas não sei o que ocorre, pois ao mesmo tempo desisto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é lindo,emocionante.Me apaixonei pela história. Foi muito bem construida. Assim como você também achei o final surpreendente e perfeito.

    Parabéns pela sua resenha ,ficou ótima.bjs

    ResponderExcluir
  10. ai gente, é de longe meu livro favoritãaaaaaao! li quando tinha uns 14 anos pela primeira vez, e desde então cada vez que leio me emociono ainda mais. nunca um livro mexeu tanto comigo. recomendo pra todo mundo, sempre!

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha! Tenho o livro e quando tentei ler, parei lá pela página 50 (se tanto), e nunca mais tentei continuar. Depois de uma resenha dessas, acho que vou dar uma segunda chance para "A menina que roubava livros"!

    Parabéns pelo blog, Ceile. Tá tudo lindo! Além de você ter uma equipe que parece ser mara :)

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme sem nem ter ideia do que se tratava, só sabia que tinha livro. Gostei muito do filme. Mas como sempre filme uma versão super resumida da história, espero ler o livro ainda. A minha lista de desejos não para de aumentar a cada dia!

    ResponderExcluir
  13. Amei esse livro, simplismente fantástico, o livro foi um dos melhores que já li apesar de ter chorado muito lendo o final

    ResponderExcluir
  14. Essa foi uma das melhores leituras do ano. O livro é mesmo ótimo, a narrativa envolvente, as reflexões super válidas, e, é claro, os lencinhos, indispensáveis!
    E o filme também é ótimo!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  15. Esse livro foi a primeira vez em q eu chorei lendo... É incrível!! E o filme fez mto jus ao livro!

    ResponderExcluir
  16. Excelente resenha..eu li esse livro por causa da capa e gostei muito,apesar de ter amado mais o filme. Recomendo com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ceile, sou louca por este livro, já amo a capa origianal, a do filme então nem se fala, mas até entao nao havia resenhas e te confesso uma coisa, é a primeira vez que ouço que a MORTE é a narradora, não faço ideia de como pode ser isso, agora fiquei muitoooooooo curiosa para saber..... se já esta na minha lista, agora com esta novidade subiu inumeros degraus pela historia e este fato que pra mi é curioso....

    Bjssss

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.