Ah, o verão! - Fernanda Belém

Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!
Este é o segundo livro que leio da Nanda - o primeiro foi Louca por Você, um livro que veio na hora certa, com a história certa e a capa perfeita (sim, sou apaixonada pela capa antiga). Mas não se enganem achando que eu esperava outro livro arrebatador, já sou vacinada e reconheci, de cara, que este livro seria bem diferente - algo mais teen, divertido e despretensioso. Eu não estava errada.

Este livro reúne muitas coisas pelas quais já passei (seja a viagem pra Búzios e outras cidades da Região dos Lagos, seja pelo amor de verão ou pelas amizades instantâneas), então é fato que eu fiquei um pouco nostálgica. Lembrei das viagens de formatura (da 8ª série e 3º ano) com meus amigos, o quanto as coisas são intensas nestes momentos - você fica amiga de alguém e descobre sua BFF em um dia, na mesma proporção para os amores de verão - é sua alma-gêmea, mas mora tão longe. No fim (das férias), você chora loucamente nas despedidas e promete manter contato. Sério, se você nunca viveu algo assim, peço que se encaminhe imediatamente para seu passado e trate de ter estas experiências. 

O livro é uma visão das férias perfeitas (o que não deixa de ser real, afinal, as férias podem ser perfeitas), mas, claro, com seu começo turbulento - a resistência da protagonista em viajar com os pais enquanto as amigas vão ficar na cidade e vão rolar várias festas, mas, pfvr, que pais vão viajar e deixam a filha adolescente em casa sozinha? Eu adoraria que isso acontecesse comigo quando tinha meus 15 anos, mas eu sei que é impossível e só acontece nos filmes e séries que contam sonhos adolescentes como se fossem realidade. Então, eu entendo a revolta da Camila, porque eu era a revolta em pessoa com a idade dela. Mas, ok, tem que viajar. Aí tem a filha de um casal de amigos dos pais que é uó. Foi difícil não julgá-la neste momento, porque eu sei que a gente é resistente e procura defeitos nas pessoas, mas ela quase foi chatinha/mimada/fresca demais com isso. Tudo porque a menina não andava tão no estilo que ela achava legal (ela usava umas camisetas meio nerds, bermudas largas). 

Como todo bom e velho clichê, toda a visão negativa é desconstruída gradativamente, a medida que coisas boas vão acontecendo. Coisas boas = cara gato. Sim, claro que tem um cara gato neste enredo e, anterior a isso, tem o cara que ela gostava, mas não dava bola pra ela. Como eu disse antes, um monte de coisa ruim, para ser neutralizada com coisa boa em seguida. Leandro é fofo, carinhoso e, hm, delicinha demais. Ele acaba representando o desencadeador da mudança na Camila. Através de seu envolvimento com ele, ela consegue ver como o mundo é muito maior do que o que ela imaginava - como a vida não se resume ao Rafa e sua paixão platônica. Através dele, ela percebe como é uma relação com reciprocidade. Dar e receber carinho, desejar e ser desejada, elogiar e ser elogiada. A autora fez esta representação muito bem e consegui enxergar muito de mim na Camila se apaixonando (e todos os seus pensamentos inseguros, mas cheios de vontade de fazer aquilo durar). Ela também aprende muito sobre amizade - o quanto não se pode julgar pela aparência e o quanto pode ser perdido pelo simples fato de não se entregar ao outro. Em alguns momentos, ela me pareceu infantil demais, mas tentei relevar, pois as coisas nessa idade são confusas, por mais que a gente ache que sabe de tudo. 

Por fim, Camila é uma representação de muitas adolescentes e, assim, pode agradar ainda mais as meninas dessa idade. Ela tem lá seus momentos chatinhos (e cansativos), mas foi uma boa pedida para relembrar a adolescência (e morrer de saudade do meu amor de verão e de todos os amigos que fiz). O livro é todo lindinho por dentro, com detalhes gráficos que dão um ar ainda mais jovem para a história e traz trechos da agenda da Mila.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. também li ótimas resenhas sobre esse livro, que me deram muita vontade de ler! parece uma história leve e divertida!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima pedida para o público feminino que gosta de relembrar/vivenciar romances da adolescência. Mas, fora esse público, fica difícil se envolver com a história já q temos uma protagonista ainda não madura e muitas fofuras perfeitas demais.
    Não leria, mas não menosprezo esse livro, nem a autora.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha mostrou que um,a uma autora nacional escreve tão bem livros juvenis quanto as internacionais. Acho que o livro tem uma cpa muito fofa e o enredo em si parece ser muito divertido.
    Mas eu geralmente leio livros mais adultos rs e este não é...
    Para quem curte um livro juvenil acho que a leitura sera muito boa, ou quem tem filha nesta idade..eu tenho apenas meninos rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu li várias resenhas desse livro e gostei bastante, a história parece bastante divertida pois Camila tem as férias perfeitas que todos gostariam de ter e ainda se apaixona. Os autores brasileiros estão me surpreendendo demais. Lerei esse livro com certeza.
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.