Mini-opiniões: De Volta aos Quinze - Bruna Vieira

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog. 


Anita tem 30 anos, é formada em administração, mas está insatisfeita com seu trabalho. Durante o casamento da sua irmã, acaba se envolvendo em uma confusão e vira alvo dos olhares tortos da família. Infeliz com a vida, acaba no quarto, onde acessa seu primeiro blog, que ela fez quando tinha 15 anos. Em seguida adormece e, quando desperta, está em seu quarto. Seu quarto de quando tinha 15 anos. De volta à adolescência, no primeiro dia de aula. Esse estranho fenômeno pode ser a chance para mudar sua vida, seu futuro e, quem sabe, deixar as coisas como ela quer.
Bem, minha opinião sobre esse livro é um pouco controversa. É uma história agradável de acompanhar, mas tem umas coisas duvidosas. Acho que o problema gritante (e irritante) é a imaturidade da protagonista. Muito se fala sobre voltar aos quinze anos com a cabeça de trinta, mas ela simplesmente não tem essa maturidade. Parece mesmo que ela tem quinze e viajou para o futuro, aos trinta. Colocar uma mocinha do interior para morar sozinha na cidade grande por si só não indica maturidade. Mesmo que algumas mulheres realmente sejam imaturas, alguma coisa na vida delas muda, a consciência muda, não é possível aquele tipo de pensamento, sério. Faltou certo distanciamento da história pessoal da Bruna com a história ficcional - elas se cruzam muito! Parece também haver uma preocupação em formar frases dignas de tumblr e isso não convence: por mais que a mensagem seja bonita, elas precisam vir com naturalidade.
Eu, sinceramente, espero um amadurecimento da autora para os próximos livros, porque este tem uma história muito frágil e precisava ser mais trabalhado antes de ser publicado - é visível uma idealização adolescente no desenvolvimento do enredo. 
É um livro adolescente, ok, mas isso não significa que os personagens precisam ser infantilizados nem os leitores precisam ser subestimados. Se você não se apegar aos detalhes, não esperar muito, dá pra curtir a leitura.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Achei corajosa sua opinião afiada sobre obra de uma autora nacional tão querida, que tem milhares de fãs.
    Mas, opinião é isso mesmo, tem que ser sincera, doa a quem doer.
    Me incomoda essas histórias que personagem consegue voltar a ter certa idade, acho muito clichê. Ela com 30 anos não aparenta ter a maturidade da idade, e sim 15, então me incomodaria bastante.

    ResponderExcluir
  2. Gosto das crônicas dela, mas não muito dos contos, então tenho curiosidade de ver como ela se sai com um livro inteiro só ficção. Mas vou ler sem esperar muita coisa mesmo porque realmente quero muito gostar do livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja peguei o outro livro dela e desisti rs, achei muiiito bobinho rs.
    Assim como você eu sei que é voltado para adolescentes, mas não subestime o leitor, um erro de alguns autores.
    E sempre que é falado de um autor nacional...acaba tendo muito mimimi, como se eles escrevessem maravilhas so por serem nacionais, e não é o que acontece, infelizmente.
    Não pretendo ler, mas quem sabe num futuro a autora amadureça seus personagens..rs, dai eu leia um livro seu.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ceile.
    Achei muito bom você expor sua opinião sobre o livro, a maior parte das resenhas estão elogiando superficialmente e não tem como ter uma noção de como é o livro, para se ter certeza se quero ou não ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ceile,
    Esse ano comecei a ler alguns texto da autora Bruna em seu site e até gostei, mas os livros... Ainda não cheguei a ter interesse nenhum neles, e eu realmente não sei porque, até porque essa é a primeira resenha que leio sobre algum livro dela.
    Foi muito bom ler a sua opinião porque deu pra ver que não é o tipo de livro que me agradaria... Não iria trazer alguma relevância pra mim.

    Beijos,
    ~nathália novikovas
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  6. O livro nunca me chamou atenção, nem o anterior. Mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. sua resenha confirmou que não tenho interesse em lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. eu não conhecia a autora nem de nome
    é uma pena que não foi uma leitura marcante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu gosto dos livros da bruna, hasuhusa ok só li um, mas enfim, acho que a leitura do que ela escreve não é pra ser levada mega a sério. acho que é mesmo pra ler sem mt compromisso, e espero que ela melhore na escrita com o passar do tempo.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Vi esse livro e fiquei curiosa. Mas agora, com a sua opinião vejo que não é uma história surpreendente (sempre à procura dessas que me fazem perder o sono) .

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Adorei essa coluna, ótima para falar de livros que não queremos resenhar! hahahaha
    Só acho que vou adaptar!

    Enfim, sobre o livro...
    Eu comprei os dois livros da Bruna e estou louca para começar a leitura deles, e como eu gosto de histórias levinhas, tenho certeza que vou gostar! =)

    Mil beijos,
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.