[Resultado] Concurso Cultural - Contos

Oi pessoal!

E nas comemorações de 3 anos do blog, confira agora os vencedores do concurso cultural de contos! Começaremos pelo 3º conto mais votado, iremos para o 2º e depois para o 1º (só pra aumentar a curiosidade de vocês mesmo!)



O concurso tem como prêmio no Kit 1: Entre o Agora e o Nunca + Entre o Agora e o Sempre; Kit 2: Um gato de rua chamado Bob + O mundo pelos olhos de Bob + Bob: um gato fora do normal; Kit 3: Uma vez na vida + Como viver eternamente.

Sem mais, vamos ao que interessa:

3º LUGAR - Hoje não é o seu dia...

Talvez tenha sido, mas em exatos 14 minutos não será mais.
Não terá mais comemorações, nada de cores em balões extravagantes ou bolos de diversas camadas e recheios.

Nada de presentes para comemorar sua existência, ou votos de
felicidades dizendo o quanto és importante.
Isso não irá importar mais. Não para você, ou para as pessoas que dizem te amar.

Hoje é seu aniversário, mas logo não será mais...
Faltam apenas 5 minutos agora. 

Posso sentir os seus batimentos e seu olhar desesperado,
Consigo até ouvir seus pensamentos, implorando por um minuto a mais. Ninguém te ensinou
que não deveria pensar ou desejar o que não pode ter?

Eu sou você, você sou eu... sou o ontem, o agora, sou o amanhã.
Chegou o momento...
Em que o presente virou passado e o futuro presente.
Hoje não é mais o seu aniversário... não mais.


2º LUGAR - Feliz aniversário, mamãe
O dia era treze de julho. Levantei bem cedo e, enquanto preparava meu café, olhei pela janela. O céu estava fechado, como se os deuses soubessem o que estava prestes a acontecer. Fui até a porta e espiei pra ver se não havia ninguém por perto. Eu não queria correr o risco de um dos vizinhos me ver de pijama. Assim, fui até a caixa de correio, peguei o jornal e voltei correndo. Enquanto tomava o café no balcão da cozinha, eu li as manchetes do dia. Não havia nada que realmente me interessasse, então, pulei para a página de entretenimento. Dei uma olhada nos filmes em cartaz e em seguida fui ver meu horóscopo, que eu lia todos os dias. Não sei dizer se realmente acredito nessas coisas, mas a mensagem daquele dia mexeu comigo.
Dizia:
 “Não deixe o tempo apagar as lembranças das pessoas que você ama.”
Parecia que aquilo havia sido escrito pra mim, e eu sabia exatamente o que queria dizer. Treze de julho. Era o aniversário de minha mãe. Eu não a visitava havia anos. Pensei um pouco sobre o assunto, mas só podia ser uma coincidência boba. Olhei para o relógio e levei alguns segundos até raciocinar e ver que estava atrasada para o trabalho.
Ao chegar no escritório, vi uma senhora se aproximar. Ela me ofereceu flores. Eu recusei, dizendo que era alérgica. Agradeci e já ia saindo, mas ela me seguiu dizendo que, nesse caso, eu podia presentear alguém que eu amasse. Tirei vinte reais da bolsa, e quando fui pagar a mulher, não pude deixar de notar uma coisa. Os olhos dela eram idênticos aos de minha mãe. Uma cor acinzentada, numa expressão triste e vazia. Peguei as flores e saí ligeiro, meio atordoada. Coloquei-as em um vaso no canto do escritório. Eu estava determinada a não pensar mais naquilo. Mas não podia ser coincidência. Passei o resto da manhã remoendo aquelas coisas na minha mente. Quando o relógio marcou meio-dia, saí para o horário de almoço. Antes, porém, peguei as flores no canto da sala: eu estava decidida a visitar minha mãe.
Pensamentos se cruzavam na minha cabeça. A lembrança da última vez que vi minha mãe se misturava ao medo de reencontrá-la. Eu não me sentia bem, mas sabia que precisava ser forte. Depois de dirigir por vários minutos, estacionei perto de uma praça. Desci do carro e caminhei por dois quarteirões até ver um grande letreiro: “Cemitério Municipal”. Levei um tempo até encontrar a lápide de minha mãe, mas lá estava ela. Ajoelhei-me e depositei as flores ali. Uma chuva fina começou a cair, como se alguém lá em cima estivesse chorando... como se a profecia dos deuses estivesse se cumprindo. Uma lágrima quente corria pelo meu rosto, e eu sussurrei, na esperança de que ela pudesse me ouvir em algum lugar: “Feliz aniversário, mamãe”.

E, FINALMENTE, RUFEM OS TAMBORES!

1º LUGAR - Faça um pedido

Ela fechou os olhos e contou até dez.
- Posso abrir? - sussurrou entre dentes para o melhor amigo, sentado à um metrô de distância com as pernas cruzadas no chão frio.
- Ainda não - ele respondeu, um pouco alto demais.
Sua curiosidade aumentou. Gostava de surpresas, mas não da enrolação que vinha com elas.
- Sério. Quanto tempo vai levar? - perguntou impaciente, roendo as unhas descascadas de esmalte preto e remexendo uma mecha do cabelo castanho encaracolado.
- Deixa de ser chata - soltou num tom harmonioso e brincalhão que ela conhecia bem. - Eu te faço uma surpresa e é assim que me agradece?
Mayra deu a língua para o amigo e manteve os olhos fechados, bem apertados, como se abri- los tivesse o poder de prende-la em alguma dimensão caótica. Henrique reteve uma risada frouxa.
- Não vale espiar - sussurrou, pegando as mãos da menina e conduzindo-a até lá em cima, subindo as escadas com cuidado, rangendo o velho piso de madeira.
Henrique aproximou-se de uma porta e largou suas mãos. Girou a maçaneta lentamente, fazendo o mínimo de barulho possível e estalando o "clique" do interruptor, enquanto a menina permanecia imóvel, aguardando as próximas instruções do amigo-enrolão.
- Posso abrir? - repetiu, os pés flutuando de ansiedade com apenas as pontas firmadas no carpete.
- Pode. 
E lá estava. Seu quarto. Sua cama. Seu armário. Seus livros. Suas coisas. E balões. E corações de papel picado. E poemas espalhados em post-its coloridos. E cupcakes de confeitos. E CDs de baladas românticas. E filmes de mulherzinha. E uma caixa gigante com laço de fita.
- O que é isso? - perguntou com um sorriso maior do que o rosto. Como o sol, que iluminava e criava sombras divertidas através das persianas. Um sorriso que cabia o mundo inteiro.
- Seu presente... - e as palavras murcharam em seu riso tímido.
Ela correu até ele e se deixou cair num abraço demorado.
- Mas... porque? - levantou os olhos até enxerga-lo por detrás das lentes pretas remendadas do seu óculos de grau.
- É seu aniversário - deu de ombros. Depois andou até a mesinha de cabeceira e pegou um bolinho recheado com uma das mãos. - Faça um pedido.
- Um pedido?
E apertou seus lábios contra os dele, cerrando os olhos e abrindo o coração. Um beijo doce, inocente e cheio de ternura. E mais alguma coisa escondida lá no fundo. Um sentimento. Amizade. Amor...
E um pedido se realizou. O dele.

É isso aí! Parabéns aos ganhadores, os contos ficaram sensacionais, e parabéns também a todos os que participaram do Concurso Cultural e comemoraram o aniversário do blog com a gente.

Aos ganhadores: fiquem tranquilos que o contato será feito por email, e eles serão enviados na segunda-feira.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Ei? o Conto do 2º LUGAR - Feliz aniversário, mamãe, ultrapassou o limite de caracteres, ele está com 2720 caracteres, podem ver lá no contador, "- o limite de caracteres é de 2.700 (contando espaços e pontuações" Regra é regra, não? Como pode isso! Demoraram tanto e nem analisaram tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô fii
      Primeiro: bota a cara tapa, falar em anônimo é fácil.
      Segundo: acabei de olhar no Word aqui e tem 2695 caracteres.

      Sossega a franga aí.

      Excluir
    2. Primeiro Conta ai!: http://www.contadordecaracteres.com/

      Segundo, pare de ignorância, só quero que todos que participaram possam se sentir com mais respeito em relação a demora, para uma falha, mesmo que pequena, mas que faz muita diferença a quem dedicou cada assento, cada palavra.

      TERCEIRO: Podem contar lá, ultrapassa e pronto, pare de bancar que não, mas ultrapassa, nós que dedicamos que sofremos com isso, queremos justiça, direitos iguais a todos. http://www.contadordecaracteres.com/, "- o limite de caracteres é de 2.700 (contando espaços e pontuações)".

      QUEM QUISER PODEM CONFERIR, TODOS SACRIFICARAM MUITAS PALAVRAS PARA ENTRAR NO LIMITE E DE REPENTE ISSO.

      Excluir
    3. Como eu já havia falado, conferi TODOS os textos e aqueles que ultrapassaram o limite de caracteres nem foram para votação. São 2.695 caracteres.

      Excluir
    4. Ceile conte com o título. Um conto é um conto, e o título faz parte, não?

      Excluir
    5. Eu que coloquei título neste texto, ele não tinha.

      Excluir
    6. AH, É? Então explica, nem coloca o nome dos ganhadores. A falta de informação causa confusão, e parece que vc viu que havia isso e deixou rolar, pois se fosse cordial, haveria de ter nos informado antes. .-.

      Excluir
    7. ISSO não é encheção de saco, isso é apenas a voz pelos direitos, o que qualquer um que participou faria. Não seria mais fácil ter nos avisado antes? As coisas ficam complicadas. É preciso que você nos informe suas estrelas pare que eu possamos arrumar em constelações.

      Excluir
    8. É preciso que você nos informe suas estrelas pare que "nós" possamos arrumar em constelações

      Excluir
    9. O nome dos ganhadores não interfere no resultado. Estou disponível para responder as dúvidas, mas vocês precisam fazer as perguntas e não sair acusando/julgando, só dando espaço para discussão e uma resposta à altura.

      Eu pedi que o Renato publicasse os textos para não atrasar mais, porque estou sem computador neste momento, só estou acompanhando pelo celular. De qualquer forma, todos os textos foram previamente conferidos e só foram para votação aqueles que estavam dentro das regras. E, bem, foi votação, eles foram eleitos como vencedores.

      Estou, sempre que possível, respondendo no twitter/ask/blog, mas passa a ser encheção quando colocam em dúvida a minha honestidade, coisa que nunca dei motivo para duvidar.

      Beijos (e meus pensamentos são estrelas que eu NÃO consigo organizar em constelações).

      Excluir
    10. A voz pelos direitos poderia se revelar tbm, vir escrachando em anônimo é fácil, quero ver dar a cara a tapa. Mas não, prefere comentar em anônimo por medinho da próxima promoção. Babaquice e hipocrisia imperam.
      Não havia sido ignorante antes, mas agora estou sendo porque não suporto ofensas e acusações sem motivo.

      Excluir
  2. com certeza a equipe foi criteriosa ao selecionar os ganhadores!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabens aos ganhadores.....
    Nao participei, mas gostei muito dessa promoção...

    Bjssss Ceile

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigadaaaa! Amei participar e mais ainda saber que o meu ficou em primeiro *-*
    Estou louca pelo kit 1, há muito tempo queria ele na minha coleção, haha
    Beijão e mais uma vez obrigadaaa ^^

    p.s: já respondi o e-mail ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.