Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaria


"Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho."

Alguns livros falam com você, às vezes é um monólogo, outras é um diálogo, algumas vezes é só alguém te contando uma história incrível (seja feliz ou triste), ainda há aqueles que contam a sua (sua mesmo! Você!) história, mas também tem uns que te colocam na narrativa - mas, infelizmente, neste último caso, você não passa de alguém invisível: você grita, corre, porém tudo que pode fazer é observar. E Cartas de Amor aos Mortos é exatamente assim: você está junto de Laurel, contudo, apesar da vontade imensa de pegá-la no colo e defendê-la de tudo, você é apenas um expectador.

O livro é todo composto por cartas e, antes de começar, eu tinha dúvidas de como conheceria o enredo, se isso se daria apenas pela descrição de sentimentos da protagonista, mas fiquei surpresa ao vê-la narrando, nas cartas, situações pelas quais passava durante os dias. Quero dizer assim: ela transcrevia as cenas, entende? Então o livro tem cenários, diálogos, olhares, trejeitos e personagens secundários. Em alguns momentos eu até esquecia que aquilo era uma carta, parecia um diário, mas aí ela relacionava alguma coisa do dia com a pessoa para quem ela estava escrevendo e tudo fazia sentido. Era sutil, mas a escolha do destinatário não era aleatória.


A autora trouxe muitos fatos interessantes dos destinatários, inclusive, mas sempre puxando para o lado mais pessoal da coisa - traços da personalidade, infância, forma como morreu. Interessante também é que a maioria destas pessoas escolheram morrer - mesmo que involuntariamente. Controverso? Nem tanto! É uma escolha - você usa drogas e corre o risco de ter uma overdose; você aponta uma arma para sua cabeça e atira. Qual a diferença? Enfim, seja como for, todas estas pessoas têm uma razão de estar ali.

Este é o livro de cartas da Laurel, mas também é da vida da May. É angustiante ver nossa narradora tão perdida, abandonada na vida, tentando achar uma razão, a sua razão pessoal para viver. Ela ainda vive a (e à) sombra da irmã, mesmo que esta (que forma a sombra) não esteja mais lá. Ela passa por um período de descobertas e experimentos - mas as coisas "erradas" que ela faz tem um quê genuíno e inocente. Seja como for, causa certo incômodo e aquela inquietação que falei no início.


Este livro tem um tom tão pessoal que é complicado falar de algo que não tenha me agradado. Foi escrito com tanto sentimento que foi difícil acreditar que o que eu tinha em mãos não seja o caderno da Laurel, que tinha alguém na frente do computador se passando por ela, porque isso é uma ficção, afinal. A autora acertou em tudo - no romance (SKY, PLS COME TO BRAZIL), nas amizades (Tristan, Kristen, Hannah e Natalie ♥) e todos os conflitos naturalmente presentes na adolescência e acentuados pela realidade da protagonista.

Eu não li As Vantagens de Ser Invisível, só assisti ao filme e, sim, tem alguns traços comuns entre eles. Isso não é ruim, é mais uma indicação: se você procura algo no estilo, aí está o livro ideal. Agora, se você procura um livro sensível, tocante e intimista: leia este! Se você não procura nada disso: leia Cartas de Amor aos Mortos, ele também pode falar com você e te surpreender.

P.S. Prepare as tags. Tem uma quantidade considerável de quotes a se marcar ;)

Links: Saraiva | Submarino | Skoob
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. oi Ciele, primeiro que letra bonita ^^
    eu tinha uma outra visão desse livro, o titulo me enganou rsrs, ser composto por cartas além de inovador é atrativo e confesso que fiquei curiosa demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bom?

    Eu li esse livro já, gostei bastante também. Achei fantástica a delicadeza da escrita da autora ;)

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Também pude ler esse livro e só posso dizer que amei muito esse livro ele realmente fala com você :)

    Adorei o livro adorei a escrita da autora e se tornou meu queridinho da estante!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, despertou uma grande curiosidade pelo livro. Acho que vai entrar na minha lista de desejados.
    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse é o livro que mais quero ter/ler esse ano, com certeza!
    Cartas para artistas que admiro, como Kurt e outros rock stars que se foram jovens demais.
    E uma história intimista, triste, e bem realista sobre uma protagonista que está perdida.
    Certeza irei anotar muitos quotes!

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro porque recomendaram quando escrevi uma carta para um personagem (disseram que tinha uma vibe parecida). Fiquei curiosa e fui lá. Sem ler sinopse nem nada. E mergulhei completamente na história. Por mais que quisesse ajudar Laurel, não podia fazer nada e ai, como a vida da menina conseguia ser muito além do que esperávamos.
    Sem contar que o motivo de tudo (com a irmã dela e tal), apesar de óbvio, foi meio Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  7. Uau, é bom estar de volta com meu ex novamente, obrigado Dr. Ekpen pela ajuda, eu só quero que você saiba que está lendo este post, caso você esteja tendo problemas com seu amante e esteja levando ao divórcio e você não quer o divórcio, o Dr. Ekpen é a resposta para o seu problema. Ou você já está divorciado e ainda deseja que ele entre em contato com o Dr. Ekpen, o lançador de feitiços agora (ekpentemple@gmail.com) e ficará feliz por ter feito isso

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.