Esconda-se - Lisa Gardner

"Eu era mais rápida. Ele estava mais bem armado. Eu estava sangrando."
Neste livro, a famosa detetive D. D. Warren agora tornou-se sargento, liderando seu primeiro caso de investigação após a descoberta de uma cova coletiva no terreno abandonado de um antigo Hospital Psiquiátrico. Seis crianças do sexo feminino são encontradas mumificadas dentro de seis sacolas plásticas, enfileiradas de duas em duas numa estante debaixo da terra. Para ajudá-la com o caso, ela convoca seu velho amigo (e ex-namorado) Bobby, pois ele trabalhou num caso parecido há alguns anos e acredita que a recém-descoberta pode ter alguma ligação com o caso anterior: onde uma adolescente de 12 anos foi mantida presa por um mês numa cova por seu sequestrador e estuprador.

Em contrapartida, temos Annabelle Granger, uma mulher que passou metade de sua vida fugindo sem saber o porquê. Seus pais jamais disseram qualquer palavra e, sempre que chegava em casa e encontrava as malas arrumadas, sabia que era hora de partir. Seis meses, um ano, dois anos... O tempo em cada cidade/estado nunca era o mesmo, apenas o suficiente para que pudessem se estabelecer e ganhar algum dinheiro. Após a morte de seus pais, Annabelle sentiu-se aliviada por enfim não precisar mais fugir. Porém, quando um nome no pingente de uma das vítimas é divulgado à mídia, 25 anos depois ela vê uma oportunidade de desvendar o mistério que nunca lhe fora revelado e o que segredo foi para o túmulo com seus pais.

Contudo, o que ela não esperava era que seu pai jamais estivera maluco. Seu perseguidor era real e tinha informações privilegiadas sobre ela. Mas como? Quem seria? Não tinha a menor ideia. Mas ao procurar a polícia assim que seu nome foi identificado como sendo de uma das crianças encontradas na cova, nada mais fazia sentido. Exceto pelo fato de que AQUELE pingente fora deixado para ela na porta de casa quando tinha 7 anos e, com a ameaça do pai de destruí-lo, deu-o para sua melhor amiga. Teria ela morrido em seu lugar? A única coisa da qual tinha certeza: ela era a verdadeira Annabelle e precisava descobrir quem era a garota morta.

Uma palavra para definir Esconda-se: Fascinante! Uma leitura completamente viciante, instigante, que desperta nosso detetive interior, aguça nossa capacidade de interpretação (uma vez que há pistas nas entrelinhas), nos ensina (mesmo que de leve) como funciona a mente de um psicopata e como determinados traumas de infância podem SIM influenciar na formação do caráter e da personalidade do ser humano. Veja bem, fazendo uma análise mais profunda, a autora não simplesmente escreveu uma história de ficção, ela fez uma pesquisa minuciosa (que inclusive cita em “Nota da Autora”) e fundamentada acerca de certos distúrbios psicológicos. Além de nos transportar para o meio da força-tarefa convocada para solucionar o crime.

Em mais um seus fascinantes thrillers, Lisa Gardner nos faz perder completamente o fôlego com Esconda-se. A linguagem é muito dinâmica, de forma que você se sente dentro de um episódio de CSI. Elaboradas com maestria, as personagens são tão envolventes e convincentes que somente nas últimas páginas descobrimos quem realmente são os vilões e mocinhos da história. Minha experiência anterior com a autora também foi ótima, mas sem comparação com este segundo livro que, inclusive, pode ser lido de forma independente, pois os casos não têm qualquer ligação, apenas a participação da detetive D. D. Warren (que existe na vida real e é amiga de Lisa).

Outro detalhe essencial foi a narrativa. Ela se alterna entre primeira e terceira pessoa, nos leva para diferentes cenários, é possível sentir o peso do drama que a protagonista vive e a frustração dos detetives cada vez que uma nova pista aparece, mas que não conseguem encaixar no maluco quebra-cabeça que é uma investigação. Se você gosta de um bom thriller, não deixe de ler este. É meu segundo 5 estrelas do ano.

"A verdade o libertará. Outro velho ditado. Seis meses de depoimento à polícia, recuperação de objetos, de resultados de DNA e entrevistas para a imprensa. Eu tenho minha própria agente. E, é claro, o contrato de um livro."
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. ainda não li, mas minha mãe é fã!
    adora os livros dela!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. nunca li nada da autora, mas aposto que ela seja ótima, e que esse seja um excelente thriller.
    legal ter alternância de narradores (para leitura ser mais ágil e fluída) e sempre pistas sendo reveladas para aguçar nosso detetive interior querendo que chegue logo o final para sabermos se nossas suspeitas estavam certas ou se seremos surpresos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.