Mini-opiniões: Amor Veríssimo - Luis Fernando Verissimo

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog. 

Vou começar este post confessando que eu só conhecia Luis Fernando Verissimo de nome. Sério, nunca tinha lido uma crônica sequer. Mas depois de ler a opinião de da Lygia sobre Os últimos quartetos de Beethoven e outros contos, não hesitei quando a Suma de Letras anunciou Amor Veríssimo. O livro reúne algumas crônicas que foram adaptadas para a série televisa homônima da GNT. Eu li com o intuito de acompanhar a série, mas acabei perdendo os episódios #xatiada. Mas a parte feliz é que li um texto atrás do outro, sem conseguir parar um minuto - é interessante que cada crônica tem um tom diferente, uma é romântica, outra é melancólica, a seguinte é um caso rotineiro, a outra é carregada de comédia... fazendo uma mistura de sentimentos e mal tive tempo de digerir um texto quando já estava embarcando em outro. Talvez as pessoas recomendem ler crônicas em pequenas doses, mas para mim, foi impossível: quanto mais lia, mais queria ler. Algumas me deixaram com gostinho de quero mais e isso é uma coisa que sempre me frusta quando leio conto/crônica/novela: eu quero o final feliz, eu quero o depois, sabe? A vida não é uma comédia romântica foi uma que me tocou especialmente -  quantos "amores das nossas vidas" encontramos quando vamos à padaria, estamos no ônibus, não é? Depois de Amor Veríssimo, já sei que nunca vou recusar um livro do autor. Seus textos são leves e sempre terei um tempinho para lê-los.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Ceile,

    Eu tenho esse livro aqui mas confesso que não estava muito animada para ler não, acho que talvez seja porque nunca li crônicas.
    Pelo visto o livro é bom né?
    Pensando seriamente em dar uma chance para essa leitura.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. vi esse livro, mas ainda não tinha lido nada a respeito, crônicas sempre são válidas, são dinâmicas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também nunca li nada do Veríssimo. E nunca assisti a série baseada nesse livro.
    Mas, contos e crônicas, eu sempre leio em pequenas doses, um por dia, assim prolongando ao máximo a leitura.
    Só que, ultimamente, tenho fugido de histórias sobre amor, mesmo que não sejam românticas.

    ResponderExcluir
  4. O meu exemplo de escritor brasileiro na pré-adolescência era o Veríssimo (anormalidade, a gente se liga em você) simplesmente porque achava fantástica as crônicas dele! Meu sonho de consumo era ter o livro Comédia da vida privada, que não tenho até hoje, pois era um livro digamos grosso, cheio de crônicas dele, e a alérgica aqui, não podia pegar o livro na biblioteca porque era velho e empoeirado!
    Ou seja, necessito esse livro!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.