Trilogia A Seleção - Kiera Cass


Esta foi uma trilogia que relutei muito em acompanhar. Antes de ser lançado aqui, eu me apaixonei pela capa de The Selection, mas só fui lembrar dela quando vi o anúncio da Editora Seguinte (a estreia do selo da Companhia). Acompanhei todo o surto coletivo desde o lançamento, mas mantinha meus exemplares (dos dois primeiros) intactos na estante - "um dia eu leio". Conheci a Kiera Cass e num café da manhã que tivemos com ela, até perguntei sobre o enredo, sem nunca ter lido, porque: eu ouvi tanto falarem que tudo já era familiar pra mim, é como se eu já conhecesse o universo de A Seleção. Mas aí chegou maio. O mês do lançamento de A Escolha - até eu me perguntava com quem America iria ficar, isso é, se ela ficaria com alguém. Peguei um spoiler e aí tomei coragem pra ler. Foi maravilhoso! Há muito tempo eu não lia um livro atrás do outro, da mesma série, i mean. Gostei? Sim! É ótimo? Definitivamente, não!

O enredo
Somos apresentados à Illea através de America Singer. Trata-se de um país (monárquico) jovem tentando se erguer e se manter através de um sistema de castas (isso não é tão estranho, visto que na Índia é mais ou menos assim): são oito no total e quanto maior o número, mais pobre. Assim, 8 são os mendigos. Nossa protagonista é uma Cinco (casta dos artistas) e namora há dois anos - escondida - Aspen, um Seis (casta dos serventes) - é o tipo de relação repudiada pela sociedade, já que existe um "alpinismo social" nas famílias. Aí tem o príncipe: Maxon. Ele precisa de uma esposa e a escolha da próxima princesa se dá através de uma disputa: 35 garotas são selecionadas e passam a viver no palácio, assim o Príncipe pode conhecê-las e escolher qual delas terá seu coração e a coroa. As famílias das selecionadas recebem um auxílio para se manter, então muitas meninas das castas inferiores se inscrevem para darem uma vida melhor para a família. America definitivamente não quer se inscrever, afinal ela quer se casar com Aspen, por quem ela é muito apaixonada e está disposta a enfrentar todas as dificuldades que isso implica. Com a insistência da sua mãe e incentivo do próprio namorado, ela acaba se inscrevendo e, como é de se esperar, é selecionada. Logo no início, ela deixa muito claro que não quer estar ali e não faz questão de ter o príncipe, mas acaba esbarrando em muitos problemas durante sua estadia no castelo: os rebeldes, o governo e como a sociedade é vista lá de cima. O "Concurso" acaba tendo um significado muito diferente do inicial pra ela e não é mais uma questão de escolher entre dois caras ou ser a escolhida.

Opinião geral sobre a trilogia (sem spoilers)
A Seleção é o tipo de livro que você lê de uma vez só ou em poucos dias. Escrita fácil, narrativa fluída e enredo descomplicado. Apesar de toda uma base distópica, o livro é mais voltado para o romance e, de uma forma simples, te ganha. Quando você começar a ler, muito provavelmente, vão te perguntar: "você é Team Aspen ou Team Maxon?" e é engraçado ver muitas pessoas responderem com tanta veemência que é um ou outro, porque eu terminei o primeiro livro sem saber para quem torcer e também não via muitos motivos para um ou outro ser odiado. Ok, teve um momento que eu senti (de verdade!) uma pontada de ciúmes do Maxon, porque, bem, ele está numa seleção e tem que se relacionar (em diferentes níveis, mas nem taaaaaanto) com 35 mulheres... muitas vezes eu ficava incomodada com as coisas que ele fazia (por mais que ele tenha justificado e tal, mas, humpf, não aceito), então acho que isso significa que sou #TeamMaxon. Aspen é um cara legal e consigo entender todas as suas razões, mas,  no fim, não bateu aquela química (minha com ele hue). Muito se falou sobre quem a America escolheria, mas, depois de A Elite, eu já não tinha dúvidas, porque ela deixou bem claro quem queria, mas tem sempre uma barreira a separando de qualquer um deles - aí vocês precisam ler para saber as ~reviravoltas~. A grande questão era muito mais se a pessoa que ela queria também a queria, se ainda estava disponível, se era possível, porque não era mais uma questão de amar e ser amado, havia muita coisa por trás disso tudo que poderia influenciar na decisão final. Com o avanço do enredo, a questão política ganha um pouquinho mais de força, é algo bem interessante, mas aí que a coisa peca: é um vislumbre, a Kiera não colocava a mão na massa nessas horas, sabe? Quando terminei A Escolha me dei conta do quanto a autora foge desses conflitos - ela os escreve, faz nascer, mas depois enfia a protagonista em algum canto e não vemos mais nada, só o depois e o que restou. A ação começa bem e ficamos ali esperando ver tudo, mas depois de um tempinho, nossos olhos são tapados por uma fuga na floresta, um esconderijo... e assim a questão política que ganha um fôlego maior no último livro, mas continua em segundo plano, com tantas coisas a serem desenvolvidas e nada em profundidade, ficando bem superficial mesmo. É interessante ver que mesmo sem focar neste pano de fundo (maravilhoso) a autora não nos deixa tão soltos no mundo. Ela dá um norte, dá uma pincelada de como está o mundo, como chegou até aquele ponto e tal, mas se você procura uma distopia de tirar o fôlego, esquece, não é esse o tipo de livro que você procura. Agora, se você quer um livro que te deixa ansiosa, roendo as unhas e com medo do final: leia a trilogia - nem os spoilers que peguei conseguiram me acalmar durante a leitura. O final, apesar de coerente em alguns aspectos, forçou em outros. Sério, gente, eu li uma coisa e fiquei completamente "WTF?". A autora forçou a barra, não era pra tanto.

A série ainda conta com três spin-offs: O Príncipe, O Guarda e A Rainha - são contos escritos a partir do ponto de vista de cada um dos personagens do título, sendo os dois primeiros já publicados aqui (em e-book - gratuito - e na versão física com o titulo Contos da Seleção); A Rainha ainda será publicado nos EUA.

Links:
Skoob: A Seleção | A Elite | A Escolha | Contos da Seleção | O Príncipe | O Guarda
Submarino: A Seleção | A Elite | A Escolha | Contos da Seleção
Saraiva: A Seleção | A Elite | A Escolha | Contos da Seleção
Iba: A Seleção | A Elite | A Escolha | O Príncipe | O Guarda
Amazon: A Seleção | A Elite | A Escolha | O Príncipe | O Guarda
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. eu gostei bastante do post Ciele, acho que deu pra conhecer um pouco mais da trama, estou bem curiosa, acho que essa mistura de distopia e romance é atrativa e tem um ar de conto de fadas também!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler/comprar a trilogia, mas desde a primeira vez que vi a capa d'A Seleção me apaixonei, e as outras só me deixaram mais curiosa.
    A premissa é boa e bem diferente de tudo que já li, assim que puder vou ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Já li a trilogia, gostei muito da escrita da autora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ceile,
    Essa trilogia não despertou o meu interesse nem mesmo com todo o entusiasmo da blogosfera. Sei que não é o tipo de livro que vai me agradar.
    Mas sabe..algumas das coisas que você falou aqui, eu senti em relação a trilogia Divergente. Tive a mesma impressão que a autora criava os acontecimentos, mas não os "deixava acontecer". Isso é muito frustrante, principalmente quando se reconhece potencial (como parece ter sido o caso aqui também).
    Mas no geral parece ter sido uma leitura divertida, né?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa trilogia com certeza é uma das minhas favoritas. Simplesmente devorei os livros.

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeiiii a trilogia!!! Assim como vc li desesperadamente um atrás do outro.
    Também gostaria que a questão política fosse mais explorada no livro... acabou ficando meio pobre essa parte.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.