A Ameaça Invisível - Bárbara Morais

O livro dois da trilogia Anômalos é incrível como o primeiro, resenhado aqui. Bárbara surpreende mais uma vez mostrando toda a força de uma narrativa bem construída, uma intriga política gigante e personagens feitos com maestria.
Cuidado! Pode conter spoilers do primeiro livro!

Sybil Varuna é uma anômala e vive suas primeiras férias escolares na companhia dos amigos em Pandora. Entretanto, a presença constante na mente de Sybil da missão a qual participou e as palavras de Fenrir no mesmo dia em que a missão acabou fazem com que ela esteja o tempo todo pensativa sobre o que o futuro reserva para si.

Quando finalmente o filho de Fenrir, Áquila, aparece e pede (de forma até que hostil) para que Sybil vá para a festa que marca o início da campanha de eleição, a anômala sabe que está se metendo em algo complicado. E depois de um incidente envolvendo uma denúncia de sabotagem na Prova Nacional, uma espécie de vestibular, as coisas ficam ainda mais estranhas e os laços entre anômalos e humanos parecem começar a se estreitar. Sybil, que já precisa se preocupar com muita coisa envolvendo todas as máscaras políticas pelo qual a União está passando, agora ainda precisa se equilibrar entre Fenrir, o mais inescrupuloso dos homens, e os próprios ideais e visões. Incidentes estranhos vem acontecendo e Sybil já não tem mais certeza de que os anômalos continuarão sendo bem tratados por muito tempo.

Não tem como falar sobre esse livro sem comentar as engrenagens políticas profundas que a Bárbara nos propõe. Ele é mais lento do que o primeiro livro, A Ilha dos Dissidentes, em questão de acontecimentos, já que não existem grandes viagens ou lugares tão novos assim para conhecermos. Mas o primeiro livro não continha tantas informações sobre toda a política e todos os territórios da União e dos outros países quanto o segundo, de forma muito bem escrita. Com certeza a distopia se aprofunda demais nesse livro e nos mostra a inteligência e o embasamento em que a trilogia está sendo construída. Esse livro fala muito sobre intrigas políticas e se você, assim como eu, gosta bastante disso, vai se deliciar com ele. Entretanto, mesmo para quem curte livros com mais ação, os acontecimentos finais são eletrizantes e fazem com que você não consiga nem respirar direito e termina naquele momento em que você quer mais, DESESPERADAMENTE.

Fiquei com MUITA raiva do Andrei em determinado momento do livro, mas acho que a frustração passou lá pro final. Outra personagem que me deu bastante raiva foi a Naoki! Dela não passou ainda! Acho que a Sybil é uma das minhas personagens favoritas de todas as distopias que li porque faz exatamente as coisas que eu pensaria em fazer nas situações em que ela é colocada e não me dá vontade de socar a cara dela em determinados momentos, como as protagonistas de outras distopias.

A trilogia Anômalos está entrando para uma das minhas séries de livros preferidas com certeza e eu mal posso esperar pelo volume final! Só espero que Bárbara não seja muito malvada e saia matando todo mundo porque eu não quero ver alguns personagens morrendo. Enfim, livro recomendadíssimo pra todo mundo que gosta de distopias e quer se apaixonar por mais uma!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. o mundo distópico ainda não conseguiu me prender com intensidade!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. cara adoro distopia, vou ver se dou uma olhada no primeiro livro!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.