Mentirosos - E. Lockhart

"Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, Mentirosos é absolutamente inesquecível." - John Green. Faço das palavras de John Green as minhas. Esse livro, da mesma autora de O Histórico Infame de Frankie Landau-banks, é brilhante.

A primeira coisa pra a ser dita sobre esse livro é: a sinopse vai ser bem, bem, bem não-objetiva, porque entrar de cabeça no livro sem saber nada do que acontece nele é imprescindível. Antes que você jogue o nome do livro no Google e saia procurando mais informações, não faça isso! Você pode se deparar com spoilers nada agradáveis que podem estragar totalmente a sua leitura. Mas sem mais delongas, vamos à sinopse.

Os Sinclair passam as férias de verão todo ano na ilha particular da família. É nessa ilha que Johnny, Cadence, Mirren (os três são primos) e Gat (amigo de Johnny) se conhecem, ainda pequenos, e mantém uma amizade duradoura por anos a fio, sempre se reencontrando na ilha no verão. Entretanto, nas férias de 15 anos de Cadence, um acidente rodeado de mistérios acontece. Nos dois anos que se seguem, Cadence tenta se recuperar e se libertar de toda a depressão e dores de cabeça que se instauram na sua nova vida. É então que ela decide, nas férias de verão, retornar à ilha da família, e descobrir definitivamente o que aconteceu.

Esse livro é fenomenal. Não tem como explicar direito, é um impacto que te atinge por inteiro. As descrições dos sintomas de Cadence e tentar desvendar a história com ela foram coisas deliciosas. Pude sentir em mim o que Cadence sentia, tamanha era a acuidade com que a autora escolhia as palavras e descrevia os sentimentos. Num ritmo de leitura que te prende e não te deixa largar o livro por nada, vamos acompanhando aos poucos a história se desenrolando, com narrações intercaladas de pequenas fábulas (com princesas, reis, reinos distantes, etc, que não tomam mais do que uma página). São notáveis as pinceladas poéticas que a autora dá durante os fatos, deixa o livro muitíssimo mais profundo, além de dar uma beleza e elegância à história.

Os pontos negativos são poucos, mas existem. O livro é fino, os capítulos pequenos e as coisas acontecem de forma bem rápida, impossibilitando que algumas coisas sejam discutidas tão a fundo e nós apenas vejamos algumas noções sobre o assunto. Achei que a visão política da autora ficou bem explícita e em momentos que não eram muito propícios (por exemplo discutir o patriarcado em um determinado momento), mas isso não impediu que a leitura fosse boa. Apenas achei desnecessário ela deixar isso dessa forma na obra e, embora não tenha exatamente a mesma visão política da autora, me agradou ler o livro. O final não foi dos mais imprevisíveis, mas ainda assim chocou.

O livro é adolescente e não tem nada de cenas hot ou qualquer coisa assim. É bastante poético, discute algumas ideias da sociedade e é bem legal. Tem romance, tem mistério, tem de tudo um pouco, então vale a pena ler! Se jogue e lembre-se: não procure nada sobre ele no Google.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso, eu também me identifiquei muito com os sentimentos de Cadence, me apaixonei por ela. Eu discordo dos pontos negativos que você colocou: acho que o livro não seria tão cativante se não fosse tão rápido e arrebatador. E acho que a questão do patriarcado na família de Cadence é inquestionável - você pode não concordar com a visão dela (que é da personagem, não necessariamente da autora) se aplicada à sociedade como um todo, mas naquele exemplo faz bastante sentido.
    Eu resenhei esse livro também, se quiser dar uma olhada passa lá no blog!
    www.blogsemserifa.com

    ResponderExcluir
  2. não foi um livro que me chamou a atenção, o gênero e o enredo não me conquistaram!
    infelizmente, não é o tipo de leitura que mais me atrai, caso eu lesse sei que seria meio empacada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa pra ler esse livro. Excelente resenha, mantendo o mistério do livro. Só aumentou a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. li logo que ele lançou (obg hype na internet por me fazer comprar na pré-venda). isso já faz meses e ainda não superei o quanto esse livro é incrível.

    ResponderExcluir
  5. Acho q qualquer livro q tenha o aval de john green será um livro q terei vontade de ler hahah
    Tbm acho complicado quando o autor tenta inserir na obra uma visão pessoal se a estória não pede isso.
    Fiquei curioso para saber como é o desfecho.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.