Névoa - Kathryn James

Um livro em que os contos de fadas não são tão bonitinhos como conhecemos...

Nell mora perto do bosque, aquele que tem a misteriosa névoa, e estuda com um rapaz que todos os dias sai e volta para lá. Ela é aquele tipo de garota que precisa saber como tudo funciona, e ela queria mesmo entender de onde e para onde ia aquele misterioso rapaz. Sabia, porém, que não poderia atravessar a névoa, pois havia histórias assustadoras sobre garotas que desapareceram para sempre, ou garotas que entraram na névoa e, quando saíram, perderam a juventude de um dia para o outro.

Ou a pobre Milly Suggs, que foi colher violetas. Na tarde seguinte ela voltou cambaleando, com os cabelos brancos como a neve, as costas arqueadas, a cesta de violetas transformada em pó: uma velhinha. Sua vida se foi da noite para o dia.

Infelizmente a irmã mais velha de Nell, Gwen, tem a brilhante (e suicida) ideia de comemorar seu aniversário no bosque, bem perto da névoa. Bem típico daquela jovem que tinha a escola aos seus pés, completamente diferente da irmã mais nova. E é claro que Gwen desaparece na névoa, e apenas Nell pode salvá-la, pois só ela descobriu uma maneira de atravessar a névoa.

Eu gosto de contos de fadas, e é legal ver um romance sem tanta sensualidade (Nell tem 13 anos e o rapaz misterioso, Evan, 14). Porém, confesso, não senti tanta emoção no livro. O livro é meio monótono, daquele jeito que eu poderia resumir em uma página o que acontece até a metade do livro. Não gostei muito disso, e eu acabei largando o livro por uma semana inteira, sem a mínima curiosidade com o que poderia acontecer no final. Felizmente, da metade para o final, o livro ficou melhor, mais misterioso, e pediu por mais curiosidade. Aí, então, eu consegui terminá-lo com gosto.

Um ponto positivo foi que gostei da Nell, afinal ela é uma adolescente bem determinada e corajosa. Percebia coisas que ninguém mais percebia, fazia o que era preciso e era esperta em situações que o pediam. Bem diferente de mocinhas que apenas seguiam o seu destino, sem grandes papeis para mudar alguma situação. Nell foi forte, mesmo quando a situação exigia mais dela. E também havia Evan, um elfo muito doce, tenho que dizer. Ele sabia do papel que tinha de cumprir, mesmo assim estava com Nell.

O livro, mesmo com mais de 300 páginas, é bem curtinho. Sério. O tamanho do livro é menor do que os livros comuns, há um generoso espaço entre as linhas e as letras são grandes. Por isso em três horas eu já havia chegado na metade do livro. Estou dizendo isso para quem quiser lê-lo, não ficar desanimado com a monotonia no começo do livro: passa rápido. A história é de uma leitura rápida, o que pode ser bem agradável.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. li boas resenhas, mas sinceramente não é um livro que me atraia, portanto não acredito que leria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li muito boas resenhas sobre esse livro e fiquei interessada por esse lado mais misterioso da história. Pretendo ler em breve :)
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.