Sábado à noite - Babi Dewet

Antes de mais nada preciso deixar claro que tenho uma relação de amor e ódio com SAN. A fanfic, que deu origem ao livro, tem um significado muito importante para mim pois conheci SAN logo quando estava começando a ler fanfics do McFLY e consequentemente começando a conhecer a banda (que acabou virando uma grande paixão na minha vida). Foi através dela que conheci muitas das músicas de uma das minhas bandas favoritas atualmente e por isso ela é uma história muito especial pra mim. Mas não estamos aqui pra falar de McFLY, nem de fanfics né... Vamos ao que realmente interessa!

Sábado à noite conta da história de Amanda e seus amigos (ou não tão amigos assim). Ela e suas quatro amigas, Anna, Maya, Carol e Guiga, formam um grupo popular dentro da escola. Ao contrário dos Marotos, grupo de meninos formado por Daniel, Caio, Rafael, Bruno e Fred, que são os loosers da escola. Apesar de Amanda e Bruno serem melhores amigos e se conhecerem desde pequenos, dentro da escola a coisa é diferente e cada um fica com a sua turma. Mas todos nós sabemos que por mais que haja uma divisão de grupinhos, quando se trata de amor (e principalmente paixão adolescente), o coração nunca olha apenas para dentro do grupinho que está, e quase sempre vai se aventurar em outros grupos. Com Amanda, Bruno, e seus amigos não é diferente.

Daniel sempre gostou de Amanda, mas por ser apenas um maroto ele nunca criou muitas esperanças. Bruno e Carol já tiveram uma história e agora fazem de tudo para mostrar (ou pelo menos fingir que) isso é passado. Amanda por sua vez já teve uma queda por Daniel também, mas ao saber que sua amiga Guiga também era a fim do rapaz, ela resolveu ignorar seus sentimentos em nome da amizade. E enquanto o ano letivo começa a desenrolar, juntamente com esses sentimentos de amor e ódio entre a garotada, uma banda mascarada começa a tocar nos bailes de sábado a noite na escola, deixando as garotas ainda mais animadas.

É uma história bem leve e divertida, e nos faz querer voltar aos nossos 16, 17 anos (e/ou ficar lá para sempre) e poder viver novamente as loucuras do fim da adolescência. Apesar de ser um romance teen, as cenas de amor entre o casal principal, Amanda e Daniel, me fizeram querer viver uma história como aquela: completamente intensa. Pra quem gosta de um draminha, Amanda com suas dúvidas e escolhas entre assumir o amor que sente ou preservar a amizade, é um prato cheio! É impossível não suspirar com Daniel, rir do Caio, se divertir com as brigas de Carol e Bruno. Porém, Amanda muitas vezes é uma menina irritante e chata, e eu particularmente tive vontade de bater nela muitas e muitas vezes no livro.

Não dá pra falar de SAN sem falar de AMIGOS. Apesar de todo o romance e amorzinho da história, o grande lance por trás de tudo é ver a amizade entre os personagens e o quanto isso é importante para cada um deles (a ponto de a própria protagonista se ver a frete de uma escolha entre amor e amizade). É uma história em que o número de personagens assusta, e pode confundir o leitor. Mas isso não foi um empecilho para mim. pois eu relacionava os personagens do livro com os da fanfic e assim ficava mais fácil (e mais divertido) de ler e entender a dinâmica da história. Porém, para quem não leu a fic, nem conhece a banda, fica difícil fazer essa relação, e pode achar confuso demais o enredo no começo. Mas com o desenrolar dos capítulos nós vamos nos acostumando com os personagens e entendendo melhor.

Agora, pra quem gosta de finais surpreendentes, esse livro é O livro. A gente fica a história toda naquela torcida, a favor ou não do casal, torcendo pelos romances dos amigos, e aí no fim sai aquele grito de "MAS PORQUÊÊÊÊÊÊÊ???" incontrolável e a vontade de correr pro próximo livro e saber o que vem a seguir. Eu ainda não tive a chance de ler o segundo livro, mas mal posso esperar para estar com ele em mãos.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. olá flor, o livro parece ser bem interessante, uma proposta diferente e que sai da mesmice, anotarei a dica pra futuramente saber mais sobre o livro, quem sabe eu ainda o leia?
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.