Para onde ela foi - Gayle Forman

Não é muito comum (não mais, infelizmente) eu escrever uma resenha quase imediatamente à leitura, mas desta vez, com a ajuda do destino, vou escrevê-la e me livrar logo de tantos sentimentos. Sim, foi uma leitura bem intensa e eu não estava preparada. 

O final de Se eu ficar foi como um encerramento para a questão central do livro: Mia escolher ficar ou não. Com todo seu desenvolvimento simples, foi coerente terminar o livro da mesma forma, mas e depois? Havia necessidade de contar mais alguma coisa? Na verdade sim. Nem tudo acaba quando termina e Gayle Forman mostra exatamente isso. Três anos depois é Adam quem vai contar a história. Uma nova, mas que começou há muito tempo. 

"Tenho de honrar minha promessa. Deixá-la ir. Deixá-la ir realmente. Deixar nós dois irmos."

Caso você ainda não tenha lido Se eu ficar, pule o próximo parágrafo. 

Me apaixonei tanto pela história de Adam e Mia que logo que terminei o primeiro livro, fui procurar resenhas da sequência para pegar possíveis spoilers e fiquei abalada ao saber que eles não estavam mais juntos. Mia parecia tão certa dos seus sentimentos e foi justamente por ele que ela decidiu ficar, que eu simplesmente não conseguia imaginar o que levou ao rompimento. Mas as respostas estão aqui. Adam agora é muito famoso - do tipo que é perseguido por paparazzis e não consegue ir no mercado da esquina. O álbum Collatral Damage da Shooting Star se tornou sucesso e, como ele temia, acabou escrevendo músicas para Mia. Um disco inteiro da sua dor, o efeito colateral do adeus. Esqueça o Adam que você conhecia. Agora ele sofre crise de pânico, toma pílulas e fuma para se acalmar, não tem boa relação com o restante da banda e está recluso, apesar do sucesso. É numa noite estranha que acaba encontrando Mia e é nesta noite que tudo muda.

"Esta noite eu vou ouvir. E isso será o suficiente."

Três coisas podem ter sido responsáveis por me fazer amar o livro e não sei exatamente qual foi ou se foram todas elas juntas:

1. Eu já tinha comprado a história de amor de Adam e Mia
Isso citei na resenha anterior ("Com sua delicadeza nata, me apaixonei por sua relação com Adam - bem como Hazel diz em A Culpa é das Estrelas 'me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.'"). Em algumas leituras, minha paixão se limita ao mocinho/bad-boy da história, mas em outras, consigo me apaixonar pelo casal - daquele jeito que não consigo desejar o cara, porque só consigo imaginá-lo com ela e o romance é algo imaculado. Aqui é um caso desse. Eu já tinha certa afeição por eles e só podia torcer pelo final feliz. 

2. Adam é um rockstar
Agora deixa eu falar do meu lado groupie que grita quando tem uma banda envolvida no enredo. Sabe quando você lê um livro que parece tão real que fica se perguntando se não é algo que o autor viveu? Imagine isso com as letras das músicas. O que se passa na vida de quem canta aquilo? Como é a vida real, além dos palcos, além das fotos nas revistas ou portais de fofocas? Adam é o retrato da dor das músicas que compôs e canta, mas só temos a oportunidade de ler isso porque estamos, justamente, no seu íntimo, atrás das cortinas. É como ver além da superfície do iceberg, é ver o que está embaixo d'água. 

"As pessoas ao meu redor paravam seus olhares tempo demais em mim. Não consigo lidar com essa situação agora. Não posso lidar com nada. Não quero isso. Não quero nada disso."

3. A dor do Adam se tornou minha.
Alguns livros tem uma escrita poética dando um tom melancólico para a narrativa, mas aqui a ferramenta usada para dar esse clima é precisamente os sentimentos do protagonista. Sua dor é palpável e é impossível ficar alheia a tanto sofrimento e dissabor. Como dois instrumentos afinados, estava eu, leitora, em sincronia com o narrador. Mesmo que não seja uma coisa exatamente boa de se sentir, a angústia que acompanha a leitura mostra o sucesso da autora ao retratar a dor de seu personagem. Ela encontrou a voz do Adam e conseguiu transcrevê-la, de fato.

Não esperava mesmo um romance com tanta profundidade, acreditava que seria algo no ambiente seguro e singelo de Se eu ficar, mas fui surpreendida e não poderia desejar outra coisa. Para onde ela foi retrata o amor verdadeiro e a dor que quem ama está sujeito a sentir. Sem dúvidas, uma leitura de um dia que vai me acompanhar por muito tempo. Acredito que mesmo aqueles que não gostaram do primeiro, devam dar uma chance para este. É algo diferente, é outra voz, outra história, muito mais profundo e intenso.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Estava na livraria essa semana quando dei de cara com esse livro, nem sabia que já tinham lançado, achei super rápido!
    Assim como aconteceu com você, o amor do Adam e da Mia já tinham me ganhado no primeiro livro, então com certeza quero ler o próximo logo, ainda mais quando vejo alguém que teve uma opinião tão parecida com a minha em relação ao primeiro fazer críticas positivas! :) Adorei a resenha, espero que o final compense o início em que o casal está separado!
    Beijos, Lis.
    uma reescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O meu mal chegou e você já leu, rsrs. E eu fiquei aqui babando.
    Gostei do primeiro e pelo que li aqui, vou gostar muito mais do segundo!!
    Pulando na frente de tudo já!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile,

    Terminei o livro ontem a noite e tive exatamente os mesmos sentimentos que você em relação a leitura.
    Já tinha gostado bastante de Se eu ficar, porém consegui gostar e me emocionar bem mais em Para onde ela foi.
    Já estou ansiosa por mais livros da autora.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ciele comprei esse livro ontem no submarino, algo me diz que será uma boa leitura e pelo visto Adam conquista!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tô babando nessa resenha, comprei hoje esse livro na Saraiva, ansiosa por lê-lo :)

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ver que é continuação de outro livro li toda a resenha mesmo assim, hehehe, gostei muitooo, a resenha ficou de conquistar novos leitores. :) Vou saber mais do primeiro livro. http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou cheia de expectativas em relação a esse livro, ainda mais quando vi essa capa maravilhosa. Me Apaixonei..

    ResponderExcluir
  8. Eu li os dois mais confesso que to perdida
    Nao entredi o final eles vontam ou nao na realidade e porque ela vou a atraz do Al ???
    Vixi muitas duvidas

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.