Quatro - Veronica Roth

Eu amo a trilogia Divergente, mas sei que ela está longe de ser perfeita e seus (poucos) defeitos me incomodam muito. Lendo os livros de Veronica Roth, sempre tenho a sensação que ela foi genial, mas aí paro para pensar e acho a ideia excelente, mas um tanto quanto superficial - sempre que se termina um livro e muitas perguntas ficam sem respostas, há algo errado. Meu questionamento sempre tende para "e o resto?". Desde o primeiro volume fiquei curiosa sobre o restante do mundo, mas a autora não dá nenhuma pista e, mesmo quando sai da bolha, o ambiente continua limitado. Eu sabia que em Quatro esta pergunta não seria respondida, porque os contos se passam antes e no meio de Divergente e, quem leu a trilogia, sabe que as coisas até então, ainda são locais, por assim dizer. Posso dizer que isso fez com que a leitura fosse melhor, pois minhas expectativas se limitaram ao que a autora já tinha apresentado sobre Tobias nos outros livros.

Em Insurgente fiquei com uma sensação de que, assim como Tris escondia muitas coisas de Quatro, ele também o fazia e isso se confirmou aqui. Lembro dele ter falado sobre a Audácia de antes e de como as coisas mudaram, mas parecia ser só a desconfiança de algo estar errado, quando, na verdade, ele sabia do porquê de tudo aquilo. Obviamente, os acontecimentos daqui não comprometem/mudam o que li em Convergente, mas agrega muito ao que foi contato em Divergente e Insurgente - algo que explodiu lá, teve o começo muito antes, assim como algumas explicações (estou tentando não dar spoilers, mas algumas coisas que a Tris constata que ele já sabia, ele acaba por expor a situação completa aqui).

Enquanto a Tris me irritava cada vez mais nos dois últimos livros, Tobias me ganhou desde o início e esse amor pelo personagem ganhou mais força ainda com os contos, apesar de quase não reconhecê-lo em Convergente, já que sua voz foi igualada a de sua parceira e perdeu toda força que tinha. Aqui Tobias se mostra o cara forte que conhecemos, mas ainda em sua fase de formação, de encontro - quem ele é, afinal? Ele se encaixa em alguma facção? 

"Não sou Tobias Eaton, não mais, nunca mais. Sou um membro da Audácia."

Ele não foi para a Audácia pelo resultado do seu teste, foi a forma que ele encontrou de se libertar do seu pai e preciso dizer que ler A Transferência chegou a ser dolorido. Como eu já conhecia o personagem e já nutria certo afeto, me deu agonia ler a violência que ele sofria e cheguei a fechar o livro numa das aproximações do pai. Apesar dessa dor iminente, não tem tantas cenas de violência explícita, mas o medo que o Tobias sente é tão intrínseco que acaba por passar para o leitor. Essa parte é a que mais mostra a personalidade do protagonista, enquanto as outras acabam por revelar as diversas faces da facção que ele escolhe - ou o início do desvio do ideal. A Iniciação aborda, entre outras questões, a divergência do personagem e como era a iniciação até então, sem aquela competição de vida ou morte que acompanhamos em Divergente. Também conhecemos, de fato, Amah, o instrutor de iniciação que fora citado algumas vezes na trilogia. O Filho acabou por me surpreender, pois eu acreditava que a autora falaria sobre o "vértice comum", mas ela acabou por esclarecer uma passagem importante da trilogia (sem-facção e tal). O Traidor já vai para um ambiente a que estamos acostumados e começa no dia de visitas, aquele que lemos em Divergente, quando a mãe de Tris vai vê-la na Audácia. Aqui vemos muito do envolvimento deles, mas não se limita a isso - muitas coisas estavam acontecendo paralelamente, que, claro, a gente não desconfiava por só ter uma perspectiva (a da descoberta) da Tris.

Além dos contos, o livro conta com três cenas exclusivas de Divergente na visão de Tobias e, claro, todas envolvendo Tris. É fofo e ao mesmo tempo é de cortar o coração, porque, né. Four se tornou um dos meus personagens favoritos por suas inúmeras qualidades, entre elas a integridade. É incrível ver como ele é fiel aos seus pensamentos e ideais. É muito amor (e sofrimento hehe).

"Ela também confiou em mim, mesmo que Marcus não tenha confiado. Ainda vale a pena protegê-la, assim como sua mãe e o resto da facção na qual ela acredita. Então, é o que farei."

Eu adorei demais Quatro e acho que é indispensável para quem está lendo ou já concluiu a trilogia. Aconselho a leitura após Insurgente, pelo menos, já que tem alguns spoilers. Ainda estou decepcionada com a autora pela falta de profundidade do enredo (ele é profundo, mas não o suficiente para uma distopia de tanta complexidade). Uma coisa que me chamou atenção foi, na página 144, durante uma aula-teste de códigos, o Tobias falar "É como aprender um idioma, digo a mim mesmo." e eu fico me perguntando "como ele sabe que existem outros idiomas se em nenhum momento é citado um povo diferente deles, se nunca é citada a dimensão do mundo, se eles ao menos sabem o que é mundo?". Não sei se é algo da tradução ou se a autora realmente atribuiu um pensamento inverossímil ao seu personagem. Enfim, seja como for, falta de atenção e que acaba por comprovar minha ideia de que está faltando alguma coisa. Mas, de todo jeito, amo o ritmo dessa história como um todo, gosto da forma simples da autora escrever e gosto de todo enredo criado (mesmo com as ressalvas hahaha).
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. como eu não li nada da trilogia pouco posso opinar, mas leio comentários mais positivos que negativos sobre a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile, eu ainda não li nada da série, e tenho muito interesse na leitura. Uma pena este pequeno deslise, mas acho que não deve estragar o enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile

    Eu tinha um desejo enorme de ler essa trilogia, mas desde que Convergente foi lançado e as resenhas negativas começaram a surgir optei por abandonar antes mesmo de começar.
    "Conheci" Quatro quando assisti a adaptação do primeiro livro e ele é tão apaixonante...
    Não dá para falara muito dos pontos negativos que você citou, mas pelo que você disse realmente muitas coisas não se encaixam e ficaram inverossímeis. Uma pena a autora ter "estragado" o que poderia ser uma excelente história, por causa de pequenas falhas.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oii! :D

    Tenho as mesmas impressões que você tem sobre essa série de livros. Também sempre gostei do Tobias/Quatro hasuhsu ele é bem legal! Fiquei com vontade de ler!

    Abraços, Andreza ;D
    http://vidaempix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é tão bonita haha Mais bonita que todas da trilogia. Mas nem assim tenho vontade de continuar essa série, tentei MUITO ler Insurgente e quase dormi no meio. Desisti. Mas vou continuar assistindo os filmes pq gostei muito do primeiro haha
    Beijos
    Iris

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li a trilogia Divergente, mas já vi muita gente que ama muito o Tobias... É uma distopia que tenho curiosidade, mas que sempre adio, pois não sou fã desse gênero... O fato de ser superficial me desanima bastante a ler, mas quem sabe eu ainda leia... Tô esperando o momento certo, quando eu esteja menos crítica quanto a distopias...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho este mas ainda não li, eu empaquei a leitura em Convergente...(descobri um
    spoiler e acabou com a leitura...),mas o Tobias é meu personagem preferido da serie e tenho certeza que a leitura falando dele vai ser bem prazerosa..ao contrario da Tris...oh raiva.
    Uma hora começo a leitura, so estou esperando passar a raiva gerada por Convergente..uma hora passa, espero rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livo da Veronica, mais com certeza em breve lerei.
    Bom, no meu ponto de vista denão gostei muito da personagem Tris, apesar da Cristina não ser a personagem principal e tal, gosto bastante do seu jeito.
    Olhando a resenha o livro parece maravilhoso, mais é claro qur nenhum livro é perfeito rs
    Com certeza irei me envolver bastante no enredo.

    ResponderExcluir
  9. Ooi...
    Minha amiga leu a trilogia divergente e disse que é super legal então este livro deve ser ótimo também...
    Adorei a resenha...preciso ler logo...!

    ResponderExcluir
  10. Oii.
    Eu li a trilogia e tive uma visão um pouco diferente: assim como pra você, a Tris me irritava cada vez mais, porém o mesmo aconteceu com o Tobias! Ele estava me incomodando um pouco, mas mesmo assim estou super curiosa para ver as coisas pelo lado dele, pois tenho muita curiosidade em conhecer o ponto de vista de alguem que tem problemas tão diferentes dos problemas da Tris... enfim, estou super curiosa e espero poder ler o livro logo...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.