[Resenha+Promo] Garoto econtra garoto - David Levithan

Felizmente, não há regra para que a resenha comece contando uma novidade, porque o que vou falar chega a ser uma banalidade de tão conhecido: David Levithan é incrível. Sério, se você ainda não sabia, é porque nunca leu uma obra dele. Ok, talvez eu tenha dado sorte com os dois únicos livros que li, mas até parece que a vida é tão legal assim comigo. Todo Dia foi um dos melhores livros que li na vida (não tenho como dizer na morte, porque não sei se vou para o Paraíso - se eu for, óbvio que vai ter uma biblioteca lá; já que é impossível ser paraíso sem uma) e tão maravilhoso que, obviamente, não sei dizer sem parecer maluca ou redundante ou exagerada. Apenas divagando mais um pouquinho, deixa eu te dar uma dica: leia Todo Dia (e não esqueça de marcar suas passagens favoritas). Enfim, vamos ao objeto desta resenha: Garoto Encontra Garoto. O cara que o escreve continua incrível, afinal o título é permanente, mesmo que essa história não tenha ganhado um ♥ de favorito no Skoob. Mas garanto que foi por pouco.

Paul encontra Noah, mas no sentido literal (e menos romântico e assim mais real) da palavra - o encontra em uma livraria (♥) e logo depois tenta encontrá-lo de novo, dessa vez de uma forma mais permanente. E lá sentado na arquibancada está Noah de novo - o procurado. Momentos constrangedores, revelar-se por inteiro ou não?, faz mistério, mas está óbvio: é paixão e daquelas mais perigosas, que tem grande chance de virar amor. Porém, como está fadado a sempre haver um porém, garotos já foram magoados, garotos têm medo de serem magoados, garotos acabam magoados. É quando garoto precisa encontrar garotos e garotas e transgêneros. Sim, há um mundo desmoronando e necessitando de mais encontros.

"- Como eu nunca o vi antes? - pergunto.
- Talvez você só estivesse esperando a hora certa para reparar - diz Tony.
Pode ser que ele esteja certo."

Eu li em algum lugar (que eu jurava ser uma nota do autor no livro, mas acabei de procurar e tal nota não existe) sobre o nome do livro. O autor falava sobre a ideia inicial e, assim, acabava contando - a grosso modo - o plot do livro. SIM, o início, meio e fim e isso me assombrou durante a leitura, porque, bem, apesar das reviravoltas, eu sabia o que iria acontecer (mesmo sem saber como, mas sabia!), então, enquanto uma parte do meu coração queria chorar/sorrir, parte do meu cérebro dava uma debochada do tipo "dã, para de ser idiota, tal coisa vai acontecer/tal coisa não vai acontecer" e isso é chato pra cacete! Gostaria de ler o livro só com o ♥, mas era impossível quando minha mente tinha spoiler (e fazia questão de ficar postando na minha timeline interna). Dá pra entender? Já aconteceu com vocês? (Cara, tô divagando muito, eu sei) Meu conselho aqui é: não leia qualquer coisa sobre a intenção do autor com a história.

Aí a gente volta para aquela parte do autor ser incrível. CARA, É SÉRIO! Ele consegue deixar o texto tão leve e ao mesmo tempo tão profundo que pouco te importa o que tá acontecendo (calma, não é contradição), você só quer mais palavras e mais páginas. Depois de ler um pouquinho, você sabe que ele virá com uma reflexão - através de uma situação ou pensamento do personagem e lá estará você colocando mais uma tag para marcar um quote. Ou seja: o texto de Levithan é poderoso! Em contrapartida, não tem tanta profundidade dos personagens secundários, apesar de terem bastante espaço na trama - e cheguei a me confundir em certos momentos, mas aos poucos me acostumei e me apeguei, principalmente, ao Tony e a Infinity Darlene (que me fez rir bastante!), fiquei com raiva de Joni e queria tanto conhecer mais Noah...

Em muitos momentos me peguei pensando sobre o ambiente escolar criado pelo autor. Apesar de, no Brasil, estarmos passando por mudanças, ainda há muitos adolescentes que escondem sua orientação sexual por conta do preconceito e, algo que me chamou atenção foi o fato dos personagens não serem, em momento algum, hostilizados na escola e existir certa igualdade/política do "cada um no seu quadrado". Pela nossa realidade, eu esperava alguma crítica explícita quanto a isso, mas só posso imaginar que foi a forma do David falar que, apesar de estarmos acostumados com o contrário, aquilo que ele escreveu é o normal. E é mesmo. Por outro lado, foi abordado o preconceito na família e, cara, um beijo para ele que conseguiu racionalizar a não-aceitação. Sério, pelo que ele expôs, é compreensível e real (mas não passível de concordância).

Se você já leu algo do Levithan sabe que algumas coisas não têm rótulos ou explicações, apenas são. E o próprio autor poderia ser muitas coisas (como falei milhões de vezes, incrível), mas ele simplesmente é o que é. Este romance, por sua vez, é fofo, leve, reflexivo e divertido. Indico a leitura e desejo um mundo como esse. Amor, seja como for.


Sorteio do livro 
Em parceria com a Galera Record, vamos sortear um exemplar de Gatoto encontra garoto. Para participar, basta preencher o Rafflecopter abaixo. A primeira entrada é livre e, caso você não saiba como utilizar o formulário, este tutorial pode te ajudar ;)
*Não esqueça de ler os Terms and Conditions com as informações da promoção. Boa sorte! a Rafflecopter giveaway
Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. leio boas resenhas, mas não consigo me envolver pela história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do David Levithan, e tô bem curiosa quanto a essa história... Ainda não consegui ficar "ai meu deus, preciso urgentemente ler esse livro", mas também não é algo que eu não queira ler... Acho interessante ele tratar essa temática e de forma bem normal, bem natural, pq é assim que deve ser, mostrar que é um namoro como qualquer outro... Uma pena que os personagens secundários não tenham tanta importância assim, e que ele não trate tanto o preconceito sofrido na escola... Mas tá valendo...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  3. Ceile!
    O Leviathan é um percussionista quando o assunto é polêmico.
    Falar sobre um amor entre rapazes, buliyng, etc.. e o melhor é que ele o faz de forma leve, sem preconceitos e mostra o amor real, verdadeiro, independente de sexo...
    Bom demais!

    Participo e divulguei no blog.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li, mas já vi várias resenhas exaltando o livro, acho legal trazer a temática gay para a discussão. As famílias demoram a aceitar esse tipo de relação, acho que é mais medo do preconceito que o filho/filha vai enfrentar. Mas é uma realidade... Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Assim como você Todo dia é um dos meus livros preferidos, o autor ja me ganhou
    ali mesmo rs.
    Eu quero muito ler este, e pela sua resenha é tão bom quanto o outro,
    o autor consegue escrever sobre um tema que causa muito preconceito(ainda hoje) de uma forma tão linda, aiai quero muiiiito le lo e conhecer mais o Noah ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ok, quando ler volto pra saber mais do que o autor queria. Porque sim, isso acontece comigo também. Não gosto de ler nem sinopse de livro porque às vezes dão aquele spoiler. Ao menos pra mim é. E aí você lê e sabe o que acontece e fica aquela coisa chata e....aff ¬¬
    Mas esse livro parece ser tão lindo como os outros do autor. Muito bom! E estou louca pra ler!!

    ResponderExcluir
  7. Os livros do Levithan são muitos envolventes, fiquei maravilhada como a leitura flui bem.
    Mas, é uma pena que não li esse exemplar ainda rs

    ResponderExcluir
  8. Levithan é o meu preferido <3 estou louca para ler Garoto Encontra Garoto, acho que vou pedir de natal para um ser iluminado chamado mãe. Gostei muito da resenha, também adoro o fato dele tratar essas coisas com normalidade, me sinto mil vezes mais a vontade assim. ahaha Aliás, essa capa é muito massa, né? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ceile!
    Eu também gosto bastante das experiências que tive com Levithan que foram "Todo Dia" (não amo tanto quanto você, mas acho um livro lindo) e Will & Will. Concordo com você com relação à leveza e a profundidade que ele consegue empregar nos textos. Acho que é o que eu mais gosto nos livros dele (isso e as premissas que são ótimas. No momento estou de olho em "Invisível").
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Participando e torcendo!!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Participando!
    suelenmendes27@hotmai.com

    ResponderExcluir
  12. Sei de muito homem hétero que não leria esse livro, felizmente, não faço parte desse grupo preconceituoso. Li "Todo Dia" que é muito bom, mas não entrou no meus favoritos pois o final é estranho demais!!! Mas a escrita do Levithan é excelente, concordo contigo: leve mas profunda! Então, mesmo romance adolescente não sendo meu gênero favorito, iria gostar de ler mais essa história original.

    ResponderExcluir
  13. Não li nada do David Levithan ainda...mas sua resenha me deixou curiosa...!
    Gostaria de começar por Todo dia que me parece ser ótimo e depois ler GAROTO ECONTRA GAROTO...s2

    ResponderExcluir
  14. A escrita do autor realmente é boa, mas não vou me aventurar tão cedo a ler algum livro dele. Sei que pode parecer estranho mas sou um ser único por causa disso. É que relutei tanto em ler Todo Dia, pensando que não ia gostar, e acertei. Não é a escrita dele, mas é como ele abordou tudo, não teve explicação nenhuma... enfim, muito vago para mim.

    ResponderExcluir
  15. Falam que os livros deste autor são muito bons, nunca tive a oportunidade de ler e estou ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  16. Estou super ansiosa pra ler este livro! Não li muitos livros do David Levithan, na verdade só li Will e Will, mas adorei e estou louca para conhecer mais de seus trabalhos... Adorei a resenha, fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Então, acredita que eu não gostei do livro? Na verdade nem consegui ler todo ele, acabei abandonado. Não consegui digerir esse universo que o David criou, achei muito viajado, sabe? hahahahaha

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu li todo dia e fiquei pensando: MEU DEUS COMO PODE SER TÃO BOM ASSIM?
    Sério, para escrever um livro daquele o cara tem que ter uma imaginação muito boa e saber convencer a pessoa. Porque muita gente poderia ficar sem entender aquela coisa de acordar todo dia em um corpo diferente e ele fez uma coisa louca que quando você começa a ler consegue entender tudo direitinho.

    Virei fã dele em todo dia, mas também li will e will e gostei bastante.

    Quero super ler garoto encontra garoto pq eu sempre vi que ele escreve coisas com personagens gays e esse deve ser muito gay então queria ver como é um livro totalmente gay, já que eu nunca li um. hahaha.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gosto desses livro onde as pessoas mostram a sua sexualidade sem se importar com as criticas que recebem, esse livro me lembra um amigo meu. Espero ler esse livro logo pois esse autor tem uma criatividade imensa em suas narrativas de seus livros.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada de David Levithan e estou super curiosa para conhecer seus escritos. Sendo esse um livro com uma temática controversa e preconceituosa, vou procurar ler antes dos que já estão na fila, pois fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  21. Me parece uma história bem atual, que trata de assuntos da nossa realidade, apesar de ser um país diferente. Preciso ler e conferir, fiquei bem curiosa a respeito do desenlace. Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Eu só li o "Todo Dia" e concordo com você em número, gênero e grau. O Levithan merece todos os elogios possíveis. A escrita dele é incrível mesmo. Ele cria uma realidade, até certo ponto utópica, mas faz com que a gente acredite que é real. Enfim, quero ler tudo o que ele lançar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Nem conhecia esse autor mas depois de ler essa resenha fiquei MUITO interessada no livro. Fiquei feliz em saber que tem sorteio do livro e já estou participando, apesar que nunca tenho sorte nessas coisas :'(

    Abraços!
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Participando e torcendo!!
    zildarosadossantos1@hotmail.com
    Não li ainda mas só pela resenha eu já leria! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  25. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.