Infinity Ring: A Maldição dos Ancestrais - Matt de La Peña

Resenhas anteriores: Um motim no tempo I / Um motim no tempo II | Dividir e Conquistar | O Alçapão

E a aventura continua...

Dak, Sera e Riq estão no antigo Império Maia, porém sem fazer a mínima ideia em qual época se encontram. O Anel devia levá-los ao ano 1562, quando os Espanhóis já estavam por lá. Porém se descobriram no século VII, ou seja, estavam adiantados um milénio. Sera não fazia ideia em que tinha errado, porém Riq acreditava que estavam lá para um propósito: afinal algo muito importante estava acontecendo naquela época também.

"— Amigos, por favor, juntem-se à nossa pequena cerimônia. Estamos pedindo aos deuses para não destruírem nossas plantações. E pedimos também uma viagem tranquila para nossos vizinhos Calakmul, que estão vindo estudar nossas descobertas."

Porém ficava muito difícil para Sera se concentrar em qualquer coisa com a imagem do Cataclismo em sua mente. Afinal, imagens antes bloqueadas estavam vindo em forma de lembranças, e elas não eram nada bonitas. O quanto Sera podia suportar daquela missão? Não passava apenas de uma criança. E Dak morre de saudades dos pais, e pergunta a si mesmo se aquela missão toda vale mesmo a pena. Principalmente porque não tem ideia de como os seus pais estão. Já Riq conheceu uma jovem maia que está mudando completamente o rumo daquela viagem.

“Enquanto esperavam, Riq começou a pensar em sua nova vida, no quanto ela seria diferente. Poucos dias antes, ele estava cem por cento comprometido com sua missão como Guardião da História. Estava no seu sangue... e sempre estaria. Naquele momento, porém, ele estava deixando de lado a luta dos Guardiões da História. Sua lealdade seria apenas ao povo de Izamal. E a Kisa. Seu coração palpitava dentro do peito só de pensar em acordar naquela selva todos os dias pelo resto da vida."

É a primeira vez que vejo os personagens chegando a algum lugar cheio de preconceitos, o que apenas mostra o quanto a SQ interferiu na história. Pois tudo o que eles acreditavam sobre os maias era que eram violentos, brutos e supersticiosos. Não foi com pouca surpresa que descobriram a gentileza, inteligência e sabedoria maia. Agora os três estão se perguntando, chocados, se não poderiam apenas consertar a história, mas sim melhorá-la. Afinal o povo maia merece muito mais do que a extinção quase completa de sua cultura.

Muitas novas questões também entraram nesse livro, e uma continuidade que eu não esperava muito que acontecesse com uma história contada por autores diferentes. Eu realmente não esperava que alguns detalhes permanecessem, como o gosto de Dak por queijos, ou o lado taciturno de Riq. Além disso, as crianças estão se mostrando cada vez mais maduras, o que seria impossível não acontecer depois de tudo o que passaram.

Por fim, a história tem desenrolado muito bem, com pontos de continuidade importantes. Conseguimos seguir os passos dos nossos amigos, acompanhando tudo o que tem acontecido ao longo da história, fora que a linguagem descontraída pode conquistar leitores de qualquer idade. É uma série de livros gostosa de se ler.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. oi flor, tudo bem?
    Que livros bacanas citados por ti, confesso que todos me atraíram,
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.