Infinity ring: O Alçapão - Lisa McMann


Resenhas anteriores: Um motim no tempo I / Um motim no tempo II | Dividir e Conquistar

Mais um motivo para querer saber o final da estória... A História está sendo consertada aos poucos, porém isso pode trazer consequências desagradáveis para um dos três jovens.

Sera, Dak e Riq estão no ano de 1860, nos Estados Unidos. Talvez tenha sido agradável para eles estar novamente em seu país de origem, mas a situação não era exatamente a das melhores. Acontece que nessa época o Sul do país ainda é muito à favor da escravidão, e uma lei faz com que qualquer negro possa ser capturado, em qualquer parte do país, e levado ao Sul para ser vendido. Riq, por conta de sua cor, acaba sendo capturado, e Dak e Sera precisam encontrar não apenas Guardiões da História como também abolicionistas, para que assim pudessem libertar Riq e corrigir a Fratura. O problema é que Riq se encontra com uma antepassada sua e quer fazer de tudo para ajudá-la. Não importasse se isso pudesse mudar sua missão ou... sua própria existência.

“Depois de anos sofrendo com aquele fenômeno [Reminiscências], Riq chegou à conclusão de que só podia significar uma coisa: não era para ele estar vivendo tudo aquilo. Riq não deveria existir.”

A escravidão, mais do que qualquer outra coisa, é bem focada nesse livro. Principalmente porque Riq, por ser negro, é capturado. Ele, principalmente, sentiu na pele como foi esse passado obscuro na história da humanidade. E como era também cruel e injusto. Gostei do assunto ter sido abordado nessa série. Se teve um ponto negativo foi o estilo linguístico da fala dos personagens do passado. Eles usam o “vossa mercê” ao invés de você, mas o resto de suas palavras e expressões não acompanharam o termo. Ficou parecendo uma mistura bizarra ao invés de mostrar as diferenças vocabulares dos personagens do presente e dos personagens do passado. Achei desnecessário. Fora que algumas vezes é usado o “você”...

Acredito que esse terceiro livro tenha dado uma guinada por conta de Riq. Como falado no primeiro livro, nada mudaria para os três enquanto eles estivessem viajando no tempo. Então é mais uma questão para ser colocada no final, mais um motivo para terminar de ler a série, rsrsrs. Não que ela precise de mais, a narrativa é leve, o enredo interessante (principalmente para o público infantil) e a ideia da série ainda está valendo.

Não posso deixar de recomendar, novamente, para aqueles que apreciam, nem que seja um pouco, de História. E se não, irão gostar de vê-la contada de uma maneira diferente. Mesmo sendo um livro mais infantil do que juvenil, a inocência do enredo (por se passar com crianças) é uma boa chamada para se aventurar na estória.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. infelizmente não consegui me fixar na história, talvez seja por não conhecer as histórias anteriores

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho curiosidade em ler essa série, parece ter uma boa história, ótima resenha. Amo livros infantis hahahaha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série e fiquei intrigada com o fato de falar um pouco sobre a escravidão, um tema pouco abordado na literatura. Mas não foi o suficiente pra me fazer querer lê-lo. Estou fugindo de série muito longas e não curto muito livros infantis.
    abraços!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.