Os Gêmeos - Pauline Alphen

Aqui a ciência é magia, o tempo medieval é o futuro, e a tecnologia está esquecida...

Claris e Jad têm 12 luadas e são irmãos gêmeos. Ambos moram na aldeia de Salicanda e são idênticos, exceto pelas cores dos olhos e dos cabelos. Suas personalidades também são únicas: Claris é agitada e sonha em ser uma aventureira, porém Jad sofre de uma doença no coração e, por isso, é mais reservado. Ambos sofrem com o desaparecimento da mãe deles, há 9 anos, e ambos querem conhecer o mundo além daquela aldeia. O que será que os adultos estavam escondendo?

O ambiente começa a mudar quando os poderes de Jad se afloram e Claris começa a ter experiências, digamos, paranormais. Eles começam a descobrir coisas sobre os Tempos de Antes que eram proibidos, e se envolvem em um jogo de tabuleiro para lá de diferente. Por que aquela sociedade, em pleno século XXIII, vive na era medieval? Por que as crianças começam a apresentar certos “poderes”? E o que foi a Grande Catástrofe?

"Blaise releu o que tinha escrito. A Grande Catástrofe... Esse jeito quase infantil de descrever a destruição de uma civilização brilhante, os milhões de mortos, as guerras civis, as pandemias, dizia muito sobre a impotência dos sobreviventes, o estado de choque, a sideração de uma humanidade esgotada por dentro. E, para arrematar aqueles horrores todos, o último ato da tragédia: o brutal e inaceitável desaparecimento de uma geração de adolescentes durante o último Torneio Parapsíquico Mundial. Sumidos, evaporados, enquanto jogavam nos estádios ou diante da tela de total visão familiar..."

De vez em quando eu digo aqui que tal história é diferente de tudo o que eu já vi. A verdade é que eu continuo me surpreendendo com a criatividade dos escritores, e ficando muito feliz com isso. Dessa vez a surpresa está na ciência, ou magia, ou em ambos. Na verdade não existe magia, por assim dizer, mas sim ciência, ou evolução. O que proporciona a ideia de magia que temos hoje. Adorei, por que faz todo o sentido. Afinal, se nós tivéssemos uma máquina do tempo e pudéssemos viajar para o século I, por exemplo, com um celular, a população da época não diria que aquela tecnologia é fruto de magia? É mais ou menos assim que o mundo em Salicanda funciona.

Mais: eles vivem em uma sociedade medieval, com direito a lutas com espadas, escambo e um farol transformado em castelo. Genial! Em Salicanda também reina o segredo: por que há livros proibidos? E por que ninguém quer se lembrar dos Tempos de Antes? O que aconteceu de verdade com Sierra? E é impressão minha, ou tem um personagem com 100, 200 anos??? Ops.

O livro é bastante curioso, e bem inocente, principalmente por causa da idade dos personagens principais. É uma leitura gostosa e cativante, sempre deixando um mistério a ser descoberto. E resta a nós, leitores, desvendar o que está acontecendo de verdade.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. oi Pamela, confesso que me perdi um pouco na trama e por isso não creio que me aventuraria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de histórias medievais, mas como essa é na verdade no futuro e tem muito mistério a ser revelado pareceu ser bem interessante, e uma leitura fácil já que protagonistas são bem jovens.

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias passadas em tempos antigos, e adoro essas coisas de mistério vc "não fica bem" até n descobrir as verdades hahaha o livro parece ser legal

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.