[Resenha+Promo] After - Anna Todd

Este é o segundo livro original de uma fanfic do One Direction que eu leio (veja Loving the band) e: 1. Só conheço 4 músicas deles; 2. Só sabia quem era Harry e Zyan (sabia assim mesmo, no passado, porque fui stalkear as coisas da fic atrás de spoilers e vi quem era quem - olha o absurdo que esse livro fez!)

Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

A única coisa que eu sabia do livro era justamente que ele era uma fanfic da banda, então não sei dizer muito o que eu esperava (definitivamente, não era nada muito positivo), mas aí que eu começo a ler e me dou conta que se trata de um New Adult, ou seja: carrega tudo que mais amo/odeio na literatura. Esse amo/odeio é porque esses livros me deixam de um jeito meio surtada, despertam o que há de pior em mim e, quando me dou conta, tô apaixonada por um cara MUITO escroto e babaca. E, ainda pior: tô torcendo para o casal dar certo. Não é algo digno de orgulho, mas é a verdade. Em minha defesa, digo que isso só acontece na literatura, porque na vida real tenho pavor (sério) dessas relações nada saudáveis. Se você é assim também, vem cá, me abraça!

"Ele me faz rir e chorar, gritar e gritar, mas acima de tudo ele me faz sentir viva."

O que mais me incomodou não foram as possíveis falhas no enredo, os clichês que sambam do início ao fim ou a tolerância infinita da protagonista. Dessas coisas, consegui ver um lado positivo; em compensação, a babaquice do Hardin me irritou tanto, mas tanto. E se você acha que a autora teve limites em explorar as idiotices dele, desiluda-se: ele pisa, arrasta e nem olha pra trás para ver o estrago. Não é como nos outros livros que o cara fala besteira e logo volta atrás. Ele fala e reafirma! Poderia dizer que ele é muito orgulhoso (e é), mas ele é muito ordinário (AI QUE ÓDIO). De fato, ele não sabe lidar com as coisas novas que estão acontecendo na vida dele, mas ele age da pior forma possível. Tem seu momento fofos? Tem, mas, definitivamente, não equilibra.



Agora as partes positivas de tudo aquilo que poderia ser ruim: eu clamo por um clichezão aqui, se não for, vai doer, viu? Como eu disse, não é nada saudável, mas é só ficção, então (acho que) não tem problema. A tolerância da Tessa é algo que eu preciso citar, porque, muito provavelmente, alguém vai reclamar de todas as "voltas" e perdões dela (inclusive vão chamá-la de idiota, aguardem), mas, por outro lado, ela explode e não é tão passiva quanto parece. Ele é babaca, mas ela vomita muitas verdades nele. Isso deixou tudo mais real pra mim, porque é mais ou menos assim que a gente age quando tá apaixonada, né? Acredita, volta, se magoa, grita, odeia, mas dá outra chance (aquela coisa de "estamos sofrendo separados, vamos sofrer juntos"). É um ciclo e só muda quando alguém deixa de gostar ou se arrumam de vez (não dá pra viver assim pra sempre, apesar de eu adorar as tretas).

É notável (e louvável) a mudança dos personagens no decorrer do livro, mesmo que eles mantenham certos traços, mas é a vida, ninguém muda sua personalidade de uma página para outra (e eu odiaria se isso acontecesse) - eles amadurecem. Tessa ganha mais espaço na própria vida e se torna mais independente. O final me arrancaria lágrimas se eu não estivesse tão chocada e só posso desejar que algum milagre aconteça e consigam arrumar ~as coisas~ de forma a torná-las aceitáveis, porque, gente, é imperdoável. Enfim, né, certos hábitos são difíceis de perder ~risos~. Ah, gente, tem cenas bem quentes (como manda o gênero) e posso dizer que são muito boas e verossímeis, sem excessos ou fantasias, ufa!

Indico este livro com certa cautela, porque sei que muitas pessoas não vão gostar da inconstância do casal protagonista e, sério, são 521 páginas de muita briga, amor, briga, amor... é um ciclo sem fim. E sei que tem gente que não aguenta 200 páginas assim, quem dirá esse tijolinho. Agora, se você, como eu, gosta de (muitas) brigas e reconciliações, vai fundo. #Hessa é um casal explosivo, inconstante, muito intenso, mas que tem química transbordando e me deixou bastante dividida (uma relação de amor e ódio - exatamente como a deles) e com certa vergonha de admitir que está shippando obsessivamente. E quando um livro faz isso, migos, não interessa muito o quão ruim ele pode/parece ser, né? Ganha o coração e pronto. Mas um conselho sobre o romance: não faço isso em casa.

Sorteio do kit
Em parceria com a Editora Paralela, vamos sortear um kit contendo o livro + botton + tatuagem temporária. Para participar, basta preencher o Rafflecopter abaixo. A primeira entrada é livre e, caso você não saiba como utilizar o formulário, este tutorial pode te ajudar ;)
*Não esqueça de ler os Terms and Conditions com as informações da promoção. Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Ai, C. Você bem que me disse que eu ia me identificar com o livro e só de ler sua resenha já aconteceu isso. Acredito que você saiba o motivo. rs

    Li poucos NA's, mas como você amo/odeio essas pragas. E clichê, amo clichê (mas o bem trabalhados). Fiquei feliz em saber que as cenas quentas não tem excessos, porque fiquei meio traumatizada depois de "Louco Por Você".

    Beijos!
    A =)

    ResponderExcluir
  2. Amo livros de amor e ódio um vai e volta sem fim. Adoro um drama de leve kkkkkk.
    Adoro livros do gênero e ele ta sendo tão falado que estou doida pra ler
    521 páginas :o eu já queroooooo

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não querendo soar como uma chata preconceituosa, mas já soando, não gosto muito de livros-fanfics. Ok quando é uma fanfic e tu remodela ela pra adequar a história ao que seria um livro, mas em casos assim? blergh

    Acho que é porque eu vim do mundo das fanfics, e ainda to nele no que diz respeito a alguns fandons, então eu sei ver bem a diferença entre fanfics (até as mais bem escritas) e livros, e não gosto de misturar os dois. Enfim.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Só Mais Um - Blog

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não sei o que fazer com esse livro. Queria ler, não queria....Achei a trama chiclete, daqueles troços que quando você cruza o caminho acaba te agarrando sendo nojento ou não e aquilo fica contigo. Não gosto da banda, não conheço integrante, não sou fã e isso me deixou pé atrás para ler. Queria conferir pra saber o que gerou tanto báfáfá...
    E li resenha. Peguei spoiler. Já sei a trama de cabo a rabo. Odeio ler livro que sei o que acontece (nem sinopse leio, muitas vezes...)
    Vi você falando no twitter uma comparação com Travis, de Belo Desastre, alguma coisa assim, e aquilo meio que me deu um OOOOO QUEEEEEEE????! CADÊ? ONDE???????? e tive outra dose de vontade de ler. Também gosto dessas histórias que ficam naquele "voltamos/terminamos". Acho que gosto um pouco demais da conta de sofrer com isso Oo
    Enfim. Quero coragem pra ler, então vou tentar esse sorteio. Se ganhar leio de uma vez por todas, se não aguardo os próximos e quem sabe pego tudo de uma vez ou sei lá. Porque além de tudo que vi falarem do livro, o final EXIGE continuação para o leitor não ter um infarto, uma mofação, etc e tal. Cruzando os dedos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor, eu não conhecia o livro e só agora consegui entender a proposta! simplesmente surreal tanto sucesso!
      http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. oi flor, eu não conhecia o livro e só agora consegui entender a proposta! simplesmente surreal tanto sucesso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li after a fic, no wattpad com o harry haha e tô simplesmente apaixonada, foram 295 caps de puro sofrimento e agr quero ler o livro p poder sofrer tudo de novo hahah a resenha do livro ficou ótimo pq é impossível n sentir ódio de Hessa e impossível n amar Hessa

    ResponderExcluir
  7. Tijolinho numa embalagem muito bonita esse!
    Apesar de eu não ser lá muito fã de new adult, por causa dos clichês, admito que a leitura costuma ser boa, bem fluida e que a gente acaba se apegando aos personagens, mesmo quando não gostamos (de algum) deles.
    Espero muito que poucas garotas escolham esses "bad boys babacas" da literatura na vida real, e o desse livro parece ser exemplo de cara não merece nenhuma garota apaixonada por ele!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li, mas já fiquei interessada. Gosto do gênero, me lembra minha juventude... adorei a sua resenha. Parabéns! \0/

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro e estou louca pra ler, parece ser muito bom e tem uma capa legal! Ótima resenha e espero lê-lo em breve (:

    ResponderExcluir
  10. sua resenha ficou ótima, relatou o livro sem dar spoilers (não, eu não li o livro, mas li no wattpad, gostaria muuito de poder ganhar o kit, pois sou uma directioner louca -haha- eu amo ler e escrever fanfics (eu nunca mostrei as minha fanfics pra ninguém pq sou muito envergonhada e tbm amo ler. não sei como a Anna (minha diva) conseguiu colocar tudo isso no livro! amo ela <3

    beijos e abraços
    Carolina Griebeler de Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Já até me imagino lendo meu After <3 Carolina Griebeler

    ResponderExcluir
  12. Amo os livros do wattpad, na época do lançamento fiquei sabendo por ser uma fanfic do One direction, mas pela resenha é meio diferente, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  13. Pensa numa pessoa que é fã de One Direction, sempre ouviu falar muito bem dessa fanfic, mas nunca chegou a ler.. pois é! Mas adoro histórias intensas e turbulentas! rs E sua resenha só me deixou com mais vontade :)

    ResponderExcluir
  14. Não tinha ouvido falar desse livro e nem sei bem desse tal One Direction, mas até que parece bom! rs
    Feliz Ano Novo!!!
    maiiira04@gmail.com
    =**

    ResponderExcluir
  15. Gente, essa sua resenha está boa demais, me prendeu do início ao fim, rsrs! Olha que nem estava tão interessada nesse livro, mas agora estou muito curiosa pra ler! Me tira uma dúvida: eles brigam mais que o casal de Belo Desastre? Porque ta aí um livro que o casal briga que só e você ainda torce por eles! rsrs Ah e te entendo perfeitamente, na vida real não gosto de cafajestes, mas no livro acabamos torcendo por eles, não sei como isso acontece! kkkk Enfim, adorei tua resenha, espero ganhar o livro, rsrs! bjs :)
    marcella89@gmail.com
    @cella_castro

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito dos seus comentários sobre este livro. Estava ansiosa pra saber como era a história. E adorei conhecer a Tessa. Ela parece ser meio bobinha, né? Mas pelo que vi aqui com o tempo ela cresce e desenvolve mais atitudes coerentes. Já o Hardin, não gostei do que comentou dele. Parece ser bem convencido. Espero conseguir ler logo. Pois estou curiosa com esse desfecho. Preciso saber o final.
    Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Elizabeth Machado de Salles

    ResponderExcluir
  17. Interessante essa mistura, a paixão juvenil baseada na relação fã/ídolo, super curiosa!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ceile!
    Posso dizer que sou fã da banda, as músicas deles são muito boas. O relacionamento com esse ciclo sem fim não me incomoda, pois estou muito curiosa para ler o livro.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Pela resenha esse livro deve ser daqueles que nos faz suspirar.
    Deve ser bem intenso.
    Louca pra ler

    ResponderExcluir
  20. Eu li a fic e sou fã, tanto da fic como da 1D :)

    ResponderExcluir
  21. Oiee.
    Eu já li tantos comentários positivos sobre esse livro que estou bastante curiosa.
    Claro que sei dessas possíveis falhas que você citou, mas mesmo assim ainda o quero pra mim. Espero conseguir em breve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  22. "Ele me faz rir e chorar, gritar e gritar, mas acima de tudo ele me faz sentir viva." A unica coisa que me faz sentir viva última mente são os livros e esse parece falar de mim e para mim...São nos livros que procuro forças para viver..os livros as histórias me faz sentir viva.
    gostaria de ler e viver este livro.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei curiosa sobre esse livro um tempo atrás, sabendo que ele era resultado de uma fanfic e que bombou no Wattpad. Mas até tinha esquecido dele já.
    Bem, acho que me identifico um pouco com a Tessa na vida real. Tenho esse lance de me apaixonar por indivíduos exóticos e me envolver em relacionamentos difíceis.
    Só espero que tenha dado tudo certo pra ela/eles no final. Porque pra mim nunca dá muito certo...
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bem eu sou como voce conheço muito pouco da banda (e nem corro atrás para saber) o livro pelo jeito é o 'basico' de uma trama de fanfic porem o que eu gosto e que os personagens nao ficam presos somente no básico pelo que notei eles vao crescendo ao decorrer das 500 e poucas paginas, fiquei curiosa para ler o livro gostei bastante da capa espero poder ler em breve a historia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.