Anexos - Rainbow Rowell

Embora eu tenha amado Fangirl, esse livro não me cativou e foi uma leitura um pouco custosa. Em formato de emails mesclados com capítulos corridos, o livro não conquista.

Lincoln O'Neil é pago para ler o email das outras pessoas. Ele trabalha em um jornal que se preocupa muito com o que os funcionários enviam de seus emails profissionais, e para isso o contrataram para uma vaga noturna, em que ele monitora todos os emails acusados por um programa de computador como potencialmente pessoais, o Webshark. Quando algum email é constatado como pessoal por Lincoln, ele deve enviar uma advertência para o funcionário em questão.

Lincoln também está tentando, aos poucos, reconstruir sua vida depois de um relacionamento falho. O problema é que o relacionamento já acabou há nove anos e tudo parece indicar que ele não vai conseguir sair da casa de sua mãe e ter uma vida própria nunca mais.

Tudo muda quando Lincoln começa a ler emails de duas amigas, Beth e Jennifer, que sabem que estão sendo monitoradas, mas não exatamente ligam para isso. A conversa das duas é tão interessante para Lincoln que ele decide não enviar advertências e continuar a ler os emails das garotas. O problema é quando ele percebe que está começando a se apaixonar por Beth.

Eu amo livros com emails, isso é fato. Já li tantos nesse formato que nem consigo contar. O problema realmente foi ESSE livro em questão. Achei que a escrita da autora flui e é muito boa (senão nem o teria terminado), mas a história em si é muito ruim. Quando entrei para o livro, estava esperando uma coisa, mas quando comecei a constatar que o que eu achei que leria não estava se mostrando nas páginas, achei o livro bem ruim.

Comecei a ficar com muita raiva quando constatei que Lincoln é um ameba completo e não toma controle da própria vida em nenhuma instância. Eu concordo que o relacionamento anterior dele foi bem ruim, mas o drama todo que se instaura nele me deixou com raiva. As pessoas não são assim, elas se permitem sentir alegria às vezes.

Outro ponto que me fez torcer o nariz foi a forma perturbadora com que o Lincoln levou o negócio todo do Webshark e de ler o email das duas amigas. Chega em um ponto no livro em que não tem mais explicação pra ele ainda estar fazendo aquilo, e o tempo todo eu só fiquei com um sentimento muito estranho de que o Lincoln era perturbado.

Beth é uma personagem muito mal explorada e mal construída, bem como Jennifer. Acho que por ser o primeiro livro da autora, tudo se desenrola de um jeito meio estranho e o ponto da história não fica evidente. Li, li, li e li, mas não consegui me conectar em nenhum momento com a história - o que foi uma pena, pois realmente queria ter gostado desse livro. O tempo todo me pareceu que a autora tentava transformar o livro em um grande dramalhão mexicano.

Embora para mim o livro não tenha funcionado, para muitas pessoas pode funcionar! Ele é indicado pra todo mundo que curte YA e livros com problemas de relacionamento.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. que pena que este livro da autora não seja tão bom ou surpreende que nem o outro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI, Renato.

    Da Rainbow até o momento li apenas Fangirl e ele não funcionou para mim. Ainda quero ler Eleonor e Park, mas Anexos já estou vendo que nem comprarei. Gosto de livros com evolução e expectativa e me parece que esse não possui. Então eu passo essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  3. Uma pena, adorei Eleanor & Park e Fangirl também me conquistou. Ainda estou ansiosa para ler Anexos (também adoro livros com e-mails), mas saber que o livro não desenvolve tão bem dá um desanimo. Mas virei fã da Rainbow, espero conseguir gostar da leitura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei muito de Fangirl, mas tenho expectativas um pouco altas para Anexos.
    Uma pena que o livro não tenha funcionado muito para você, espero gostar.
    Até agora o meu preferido da autora é Eleanor e Park.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Pena que não gostou muito do livro e de ler personagens pouco explorado.
    Tenho curiosidade de ler os livros dessa autora e agora sei por qual não começar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.