O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Depois de toda a falação e a notícia final de que J. K. Rowling estava assinando livros com esse pseudônimo e de todo o meu ano na faculdade (mais ou menos) terminar, decidi dar uma chance pra O Chamado do Cuco. É SENSACIONAL!

Lula Landry, uma das modelos mais famosas e bem pagas do Reino Unido, está morta. Cuco, como era chamada pelos amigos, caiu da sacada de seu apartamento e mergulhou diretamente para uma morte terrível, que gera uma comoção e uma confusão na mídia. Todos estão convencidos de que a modelo problemática, fútil e mimada não encontrava mais motivos para viver, suicidando-se.

Entretanto, John Bristow, irmão de Landry, tem a absoluta certeza de que não houve suicídio. Ele está convencido de que uma das vizinhas da modelo que deu um depoimento à polícia, está certa: houve gritos e uma briga antes de Lula cair da sacada de seu apartamento.

Contrariando a todos, Bristow resolve contratar o detetive Cormoran Strike para investigar as circunstâncias da morte da irmã. É assim que o veterano de guerra estúpido e cômico assume o caso, nos levando a desvendá-lo juntamente com ele próprio.

Esse livro é simplesmente genial. Eu posso dizer que gostei, até agora, de todos os livros da J. K. Rowling que já li, e esse com certeza carrega toda a genialidade da autora. A trama é toda interligada e a linha de investigação do Cormoran é bem legal, porque nós, que estamos lendo, também não sabemos quem é o assassino e o que está acontecendo. O narrador descreve as situações, os acontecimentos e os sentimentos dos personagens, mas em nenhum momento nos é revelado o que Strike pensa enquanto interroga os suspeitos, nos fazendo tentar adivinhar até o fim quem matou Lula Landy e se de fato houve um assassinato.

O ambiente do livro é muito real e engraçado! Parecia que eu estava vendo um reality show sobre a vida de alguma estrela de Hollywood. A futilidade do mundo das modelos, dos cantores pop, o mundo da mídia cruel e devoradora, fotógrafos, motoristas, intrigas familiares, dinheiro e luxo. Tudo isso marca presença nesse suspense de tirar o fôlego.

Sou muito fã de livros de suspense e mistério ao estilo Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, e esse livro para mim tem tudo dos dois. Cormoran Strike é um detetive inteligentíssimo, irônico e divertido, e acompanhar o caso é prazeroso. Robin, assistente de Strike, é uma Hermione crescida, sem mais, ninguém nunca vai tirar essa ideia da minha cabeça (eu sou daquelas pessoas que não supera hahahaha). Tudo na trama faz com que você entre de cabeça e não consiga mais largar o livro até o final, desses livros que você fica pensando o dia todo e tenta averiguar quais foram os depoimentos mais incriminadores e quem é o culpado.

De tudo o que mais me fascinou, o final com certeza bateu o recorde. É muito surpreendente e faz você ter aquele sentimento de que a resposta sempre esteve embaixo do seu nariz, mas você nunca prestou atenção o suficiente. O estilo da autora é inconfundível, e essa série tem tudo para ser o que Harry Potter foi.

A edição desse primeiro livro é bem bonita e caprichada! Vale a pena ter na estante. Tenho a capa mole mesmo, e achei bonita ainda assim. Leiam, leiam, leiam! E comentem comigo sobre o final, porque preciso comentar sobre as expectativas e apostas e a revelação. Segundo a autora, essa série terá mais de sete livros! Mas, pelo que pude perceber, um livro é independente do outro.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. não é meu tipo preferido de leitura, mas devo admitir que é uma consolidação de um sucesso da J.K
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Blog novo sobre livros, pode seguir? http://frasesnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu também amei este livro!
    Gosto destes romances policiais em que você tenta adivinhar o final, e sempre se surpreendente, já li o segundo e não vejo a hora de ler os próximos!

    ResponderExcluir
  4. sou um raro exemplo de "não gosto de Harry Potter mas tenho muita vontade de ler esse livro" hahahaha
    gosto dos livros da Agatha Christie, então ia gostar dessa leitura, e ainda mais a vítima tendo sido uma celebridade, pois quem não deseja conhecer mais os bastidores a respeito dos famosos, né?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.