Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens

Nunca é fácil falar sobre livros com temáticas fortes. Parece que qualquer observação que eu fizer, estarei julgando a vida de alguém, porque "só quem passou por isso sabe". Aí fica bem complicado falar sobre a história em si, sobre os caminhos e sobre a reação de cada personagem. Então, bem, a ficção expõe um problema real e se envolver ou não com os dramas dos personagens depende quase que exclusivamente da empatia do leitor. E não digo sobre ser nobre ou não, é um sentimento natural que pode surgir com a leitura. Já teve casos onde eu simplesmente não dei a mínima para o "problema" da protagonista (veja Por você), mas também já me vi no lugar do outro (veja Cartas de amor aos mortos). Felizmente, junto deste último, está Um dia de cada vez.

"Alexi Littrell era uma adolescente normal até que, em uma noite de verão, sua vida é devastada. Envergonhada, a menina começa a se arranhar e a contar compulsivamente uma tentativa de fazer a dor física se sobrepor ao sofrimento que passou a esconder de todos. Ela só consegue sobreviver ao terceiro ano do ensino médio graças às letras de música que um desconhecido escreve em sua carteira. As canções parecem adivinhar o que o coração de Alexi está sentindo.
Bodee Lennox nunca foi um adolescente normal, mas agora é o menino que teve a mãe assassinada pelo pai. Em seguida, ele vai morar com os Littrell, e Alexi acaba descobrindo que o Garoto Ki-Suco, o quieto e desajeitado menino de cabelos coloridos, pode ser um ótimo amigo.
Em Um dia de cada vez, Alexi e Bodee, ao mesmo tempo em que fingem para o resto do mundo que está tudo bem, passam a apoiar um ao outro, tentando viver um dia de cada vez." Sinopse retirada do Skoob 

Eu estava terminando este livro enquanto esperava para ser atendida no banco e um rapaz, que estava do meu lado, pediu para ler a sinopse. Depois, ele falou que parecia com A culpa é das estrelas e não pude conversar com ele sobre algumas diferenças, porque minha senha, finalmente, havia sido chamada. Quando cheguei em casa, comecei a pensar melhor sobre a observação do moço só de ler um resuminho e, sabe, posso entendê-lo. Dois jovens lidando com tragédias, querendo ser normais, cientes da própria condição e encontrando no outro, uma salvação. Eu poderia mesmo dizer isso para qualquer um dos dois livros, mas o que difere é o contexto. Enquanto uma tem uma doença terminal, outra está mascarando a dor emocional com arranhões profundos no pescoço; enquanto Hazel relê seu livro favorito e sonha em conhecer o autor, Alexi completa letras de músicas na carteira da aula de psicologia deixadas pelo Capitão Letra de Música e fica insegura sobre querer conhecê-lo, pois tem medo de acabar o encanto.


O mérito da autora está em conseguir trazer o tema complexo em um ambiente jovem e comum (ao menos nos Estados Unidos). Não é como se a protagonista se trancasse em casa e se recusasse a ver qualquer pessoa, ela tenta manter as aparências de ~garota normal~ justamente para que não notem o quanto ela mudou e, consequentemente, o que levou à mudança. Então temos o ambiente escolar, as amigas doidas para encontrar um par para Alexi, um garoto que tenta conquistá-la, um baile e... um garoto tão machucado quanto ela que se aproxima sorrateiramente e que acaba sendo uma peça fundamental na história dela. Tudo é muito crível e realista. Não há julgamentos nas atitudes da protagonista, há somente o que faz para conseguir viver um dia de cada vez, sem desmoronar e "sem atrapalhar a vida dos outros".

Em nenhum momento falei qual o tema central do livro, porque é mantido certo mistério na história, então o jogo feito para deixar o leitor com a pulga atrás da orelha é interessante de se acompanhar. Temos uma leve desconfiança e depois as coisas são confirmadas (ou não). E posso dizer que fui surpreendida pela grande revelação e consegui compreender o porquê de tanta insegurança da Alexi em falar e tudo mais que uma ação desencadeou. Não sei que tipo de final eu esperaria dessa história, então ainda não consegui assimilar direito se fiquei satisfeita com ele ou não, mas é bem coerente. Um epílogo cairia muito bem, devo dizer.

Os principais atrativos do livro que destaco são a escrita da autora, que flui de forma leve, apesar do peso do enredo; a  protagonista que eu só queria pegar na mão e dar apoio; as amigas de Alexi que são como as amigas que eu tenho (e provavelmente você também) e, claro, o Garoto Ki-Suco. Apesar de achar que ele merecia um livro próprio, seu cuidado e respeito com a Alexi são encantadores. Acredito que esse livro pode ser útil - além do entretenimento da leitura - para adolescentes, pois muitos podem se identificar com a mocinha de diversas formas. E, assim como ela, eles precisam ter voz e precisam ser ouvidos.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Passei a resenha toda "agora ela conta o que é... não, agora... AGORA!..." e bom, estou curiosíssima e já quero ler esse livro que antes só tinha visto a capa, então parabéns. Eu não esperava nada disso dele, e estou até considerando colocar na lista de leituras, mesmo que seja só para ficar triste com o sofrimento alheio. É de chorar muito?
    BTW, adorei a resenha (ah cê jura?!) <3
    Bjs
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie! ^^
    Já encontrei esse Livro a venda e por não ler a sinopse acabei julgando o de maneira errada!
    Olhei a capa e pensei deve ser mais um Livro sobrenatural, mas uma pontinha de curiosidade na minha mente brilhou por causa do título! Porem acabei não comprando o Livro pois precisava ler alguma resenha referente a ele, já que não queria ler a sinopse com medo de ser revelado demais ou de ser superficial comparado ao Livro, algo que acontece as vezes!
    Adorei a sua resenha, apesar de não ter dito diretamente o que a personagem sofre já tenho uma ideia do problema dela, e para descobrir o motivo agora terei que ler o Livro!
    Tenho certeza que irei me emocionar bastante! *-*

    Beijooos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Apesar da resenha muito boa, não fiquei curioso pelo livro.
    Gostei da história do rapaz que no banco quis ler a sinopse do livro, um dia preciso deixar timidez de lado e ter essa cara de pau ao ver alguma garota com algum livro na mão. Parece tão simples e interessante conhecer alguém assim, preciso tentar para ver se dá certo.

    ResponderExcluir
  4. parabéns por dinamizar a literatura com ótimas divulgações! Este livro é interessante, desde que lançou fiquei bem curiosa! Acredito que deva ser uma daquelas histórias que marcam a mente e o coração
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ouvi muitos positivos sobre o livro. A protagonista me encantou, porém, algumas coisas dela eu não gostei tanto. Achei o enredo muito sutil e também cativante, por resenha. O livro contém a carga pesada de drama, e isso me chama a atenção. E é realmente difícil a gente julgar, nunca passamos por isso. Alexi parece uma protagonista legal, porém, quem me conquistou com este pouco foi o garoto, que me esqueci o nome, já tinha visto uma resenha antes...
    Beijos Ceile, quero ler ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ceile.

    Sempre leio ótimas resenhas a respeito desse livro e estou doida pra conhecer o garoto Ki-suco. Gosto muito de NA e os que possui uma carga dramática maior melhor ainda. Já está entre os meus desejados. Quero conhecer a Alexi. >.<

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  7. Já li uma outra resenha.. e sei qual o tema central do livro.. mas pra não acabar com a maia tbm não vou contar aqui.. é um tema bem forte... esse me parece ser um livro com uma carga um pouco maior de emoção.. com uma dupla que mais parece um desastre.. que em meio aos seus problemas tentam seguir da melhor forma possível..

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos,

    Belo blog, e melhor ainda o conteúdo apresentado nele, parabéns...

    Gostaria de deixar aqui uma dica para os interessados em livros / ebooks gratuitos: Download Ebooks Grátis.
    http://www.ebookyes.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.