[Clube da Liga: Resenha+Promo] A playlist da minha vida - Leila Sales

"Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante.
Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades.
As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana." Sinopse retirada do Skoob.

A Playlist da Minha Vida mistura duas coisas maravilhosas: literatura e música. A partir daí vocês imaginem como estava minha expectativa. Esse é aquele livro que dá muito certo com adolescentes, porque trata de assuntos bem pertinentes ao universo deles. Eu não me identifiquei muito com a protagonista por diversos motivos, mas Playlist foi bom para me colocar no lugar do outro e me tirar da zona de conforto.

Elise tem o desejo de ser alguém legal, de ter amigos e "ser normal". Claro que não é fácil mudar o próprio jeito e ser alguém totalmente novo. Suas tentativas de se enturmar são um fracasso e o negócio só piora. Durante uma de suas caminhadas noturnas, ela encontra Pipa e Vicky - responsáveis por apresentá-la a Start, uma balada underground. É aí que um novo mundo surge para Elise e tudo ganha um novo sentido. 

A primeira coisa que admirei em Elise foi sua racionalidade e a capacidade de pensar numa situação como um todo. Se eu me identifiquei um pouco com ela, foi por isso. Gostei da forma sincera que ela conta a própria história e o quanto é consciente da situação. É muito triste pensar no quão cruel a "sociedade escolar" é e na quantidade de gente que sofre por não ser aceito como se é. A autora mostra muito isso através dos olhos da "vítima" e, apesar da história triste, a protagonista não se torna amarga.

É interessante ver que a autora falou bastante da estrutura familiar e na dinâmica dela. Ao contrário do que eu esperava, não se trata de uma família fracassada, mas mesmo assim, Elise ainda busca seu lugar nela - apesar de: isso acontece em todo lugar, ela está procurando onde se encaixar na própria vida. 

Os personagens secundários dão uma animada no enredo levemente melancólico. Eles são bem reais, com seus defeitos e qualidades sempre bem expressados. O desenvolvimento do livro não tem grandes viradas, apesar do ambiente mudar bastante após a descoberta da Start. A narrativa é linear com vários devaneios da protagonista e eu senti falta de uma grande surpresa, uma reviravolta mais radical - e a autora tinha oportunidade para dar uma enfeitada na história, viu? A escrita de Leila Sales é bem fluída e gostosa de se ler. As cenas na Start são bem visuais e realmente me transportaram para junto de Elise.

Ainda que o livro não tenha me surpreendido e ganhado um ♥ de favorito, recomento muito a leitura, pois sei o quanto o drama da personagem é familiar para tantas pessoas (infelizmente).  O livro - visualmente falando - está muito bonito, a capa tem muito a ver com o conteúdo e a cada início de capítulo tem um pedacinho de alguma música (que tem a ver com o que será narrado).

Sorteio do livro



Regras:
- É necessário ter endereço de entrega no Brasil.
- Deixar um comentário relevante nesta resenha.
- Serão três sorteados e cada um ganhará um exemplar de A Playlist da Minha Vida.
- Cada ganhador terá até 48 horas para responder o contato, após este prazo um novo sorteio será realizado.
- Os livros serão enviados até 30 dias úteis após o recebimento dos dados.
- Não nos responsabilizamos por eventuais extravios ou avarias dos Correios.

a Rafflecopter giveaway

Sobre o Clube do Livro da Liga:
O Clube do Livro da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Oi Ceile,

    Desejo estre livro desde o seu lançamento.
    A capa e a sinopse sempre me chamaram bastante a atenção.
    Já imaginava mesmo que o enredo fosse um pouco melancólico, mas mesmo assim tenho boas expectativas a respeito da leitura.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. QUE CONSPIRAÇÃO DO UNIVERSO hahaha.
    Hoje comecei a ler "A Playlist de Hayden" e venho aqui ler a resenha de "A Playlist da minha vida" olha que loucura (parei).

    Atualmente tô amando contemporâneos e querendo ou não são livros que na maioria das vezes não tem grandes reviravoltas, não é? São mais reflexivos e pessoais, mas gosto bastante.

    Adorei a resenha e já estou participando!

    Beijos
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  3. Ceile!
    Bem, os dramas adolescentes, tanto ligado aos problemas familiares como bulliyng na escola, tem sido temas constantes de vários livros e acho importante porque assim podemos debater um pouco mais.
    Achei a protagonista um tanto atrapalhadinha.
    Gostaria de poder apreciar a leitura, gosto de ver a personalidade das personagens.
    Desejo uma semaninha carregada de luz, paz e amor!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. acho a proposta inusitada e portanto me deixa curiosa! espero me surpreender com uma boa trama! Gostei da proposta e não é segredo que eu adoro um livro com uma pegada mais jovem, pois sei que faz pouco tempo que sai da adolescência, mas é que me da uma nostalgia boa quando leio um livro com essa pegada
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vi esse livro no skoob há pouco tempo, mas acabei não lendo a sinopse. Gosto muito dessa mistura de literatura com música, e também acho um fato triste as pessoas serem excluídas pelo que são, principalmente na adolescência que é uma fase um tanto complicada. Sua resenha me despertou vontade de ler essa história.
    Beijos
    http://tudoqueeuli.blogspot.com
    h

    ResponderExcluir
  6. Desde que eu vi esse livro pela primeira vez fiquei louca por ele! Realmente a estética é que chama bem a atenção, pois antes de ler sua resenha não fazia ideia do que ele falava kkkkk
    Gostei bastante da premissa e espero ser uma das sorteadas, pra poder conferir.
    Bjus
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. A história parece ótima, então a leitura idem.
    Mas, algo que acho que ficou faltando na resenha, e penso ser muito importante: a música! Quais músicas estão no playlist? Não precisava citar todas, mas só algumas para se ter uma ideia de que tipo de som rola. Como a Start é uma balada underground e a garota é "vítima" penso que as músicas devem ser alternativas e até um pouco deprê.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo muito quando um livro mistura música, recomenda bandas ou vem aquela página no final com dicas de músicas para ouvir. Gosto ainda mais quando os capítulos começam com letra de música, ou frases e filmes, livros e tal.

    E amo histórias dramáticas com personagens que não se encaixam muito nas coisas. Deve ser porque na adolescência e até hoje eu ainda me sinta um pouco assim. Como se eu não me encaixasse bem nas coisas além de ter uma dificuldade enorme de me enturmar em qualquer lugar que seja.

    Acho que eu vou gostar bastante da leitura e esse é um livro que eu já estava de olho há bastante tempo mas não sabia muito do que se tratava. Queria mesmo pelo fato da capa ser linda. <3

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da resenha fiquei c/ muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ceile! Então, gosto muito de livros adolescentes, mas ao ler uns esses dias senti que já não me identifico mais com algumas coisas, sabe? Mas não são todos, em alguns ainda vejo traços meus nos personagens. haha Foi exatamente por juntar as duas coisas que mais amo (literatura e música) que fiquei curiosa para ler esse livro. E lendo a sua resenha descobri mais coisas da narrativa que me motivam a ler: Elise tentar ser aceita em algum grupo da escola e quão opressor pode ser esse ambiente, onde ser diferente é considerado esquisitice e motivo para deixar a pessoa de lado. E parece que não só na escola ela se sente deslocada, mas na vida como um todo e é horrível não se sentir parte de algo. Estou com grandes expectativas!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Estou com bastante vontade de fazer essa leitura, já tinha ouvido falar sobre ele e parece ser um livro super legal. Gostei da resenha.
    Abraços
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo livros que misturem música, citem bandas ou no meio do texto falem de músicas que normalmente não são mto conhecidas.
    Gosto de histórias ondem os personagens não se encaixam no ambiente em que vivem, são um pouco dramáticas mas nem tanto, o que torna uma leitura leve e fácil de ler!

    ResponderExcluir
  13. Um livro com uma capa linda e que tem tudo a ver comigo em termos da protagonista também gostar de música! O livro aborda também a situação de se sentir deslocado, e até mesmo rejeitado! Curiosa para ler!!

    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Pra ser sincero fui conhecer o livro somente agora, mas me parece bom. Embora você tenha parecido um pouco descrente com o enredo costumo gostar de livros com pegadas mais underground, exibindo perfis psicológicos sombrios e tristes. O fato de mesclar musicas ao enredo já facilita a aceitação e acredito que posso gostar muito deste livro.

    Participando!!
    julielton8@hotmail.com

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.