Escola Noturna: O Legado - C. J. Daugherty

Um mês após o terrível ataque à Academia Cimmeria, Allie está de volta à escola. Mesmo com dificuldades para encarar o que outrora fora um cenário de terror, ela reúne forças para ajudar na reforma e tentar esquecer o pesadelo pelo qual passou e que poderia ter resultado em sua morte prematura. Entretanto, com o início das aulas e o receio de um novo ataque, uma equipe especializada em segurança é convocada para proteger Cimmeria e, principalmente, Allie.

Diferente do primeiro livro, onde ela tateava no escuro em busca de informações, a jovem é recrutada para fazer parte da misteriosa Escola Noturna e começa viver de acordo com o que seu legado lhe proporciona. Todavia, nem tudo são flores. Ser neta de uma poderosa mulher e descobrir que sua família era mais importante do que poderia imaginar trazia não só uma grande responsabilidade, mas também muitos perigos, o que fazia dela um alvo ambulante. Não bastasse isso, o irmão desaparecido da garota resolve fazer contato e a força do laço entre eles pode se tornar, também, uma grande ameaça.

O Legado tem o mesmo ritmo de escrita do primeiro livro; é instigante, viciante e flui incrivelmente rápido. É uma leitura bastante prazerosa e, desta vez, bem mais eletrizante. Há muito mais ação e adrenalina e o fato de Allie saber com o que esta lidando deixa as coisas muito mais interessantes. Porém, ainda há certa dose de mistério e temos que ler alguns capítulos para fazer novas descobertas. Ou seja, a autora não entrega nada de bandeja.

O que nos deixa com a pulga atrás da orelha durante a leitura inteira é sabermos que existe um traidor, mas não sabemos quem é. Eu já tenho a minha teoria. Geralmente eu acerto, mas vamos ver... Não me importaria de errar, pois isso significaria que a autora soube lindamente esconder o ouro e confundir o leitor, de modo que nos surpreenderíamos com quem, de fato, é o infiltrado misterioso que anda passando informações para Nathaniel.

Embora, na história, o intervalo de tempo entre os acontecimentos entre livro um e dois seja de apenas um mês, gostei da forma como a autora conduziu a protagonista. É notável a maturidade que ela adquiriu e percebemos isso tanto nas falas, quanto nas atitudes dela. Claro, ela ainda é uma adolescente e continua cometendo erros, mas vemos uma grande diferença entre a menina revoltada e marrenta que chegou à Academia contra sua vontade e a nova Allie que se sente mais em casa na Cimmeria do que na sua própria residência. Eu considerei isso um grande salto. Hahaha

Assim, como no anterior, o romance também não é o foco da trama, mas tem seu papel. Achei que encontraria mais romantismo, mas o enredo não pede muito isso e achei aceitável durante o desenrolar da história. O que me irritou, mas não muito, foi o clichê triangulo amoroso... Aff! Allie teve alguns deslizes, agindo de forma meio idiota em certos momentos, mas relevei. Quem me surpreendeu, na verdade, foi Carter. O garoto tem muita coisa escondida na manga e creio que todos os seus segredos devem vir à tona no próximo livro, pois a autora foi bem discreta nesse.

Outra surpresa foi o fato da autora matar um personagem que considerava muito improvável e, confesso, fiquei de queixo caído. Claro, a morte sempre é dramática e chocante, mas eu realmente não esperava que isso aconteceria com a personagem “X”. Espero que ela não resolva matar mais alguém. Sério. Fico bem chateada com esses autores que nos fazer ter grande empatia com certos personagens e depois os arrancam da história e despedaçam nossos corações. É muita maldade, não acham? Bom, super recomendo a leitura e minha dica é que você leia um livro seguido do outro.

Encontrei alguns erros na revisão/tradução que deixaram certas frases sem sentido. Não é nada extraordinário, mas fica uma interpretação confusa. Também achei incômodo os diálogos narrados no passado não serem em itálico, algumas passagens eu li e reli para me dar conta de que eram lembranças e não o presente. Fora esses "detalhes" esporádicos, o restante da leitura é bem tranquilo.

P.S: Abaixo vou colocar as capas das duas edições que a Suma de Letras deu aos livros e, se você ainda não leu a resenha do primeiro, clique aqui.

Capa Antiga


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. o livro tem um ar bem sombrio, com certeza uma história de deixar os cabelos em pé
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou aqui para te convidar para participar do Sorteio do livro "NÃO SE ILUDA, NÃO" da Isabela Freitas.
      Vamos lá?

      http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/2015/08/sorteio-nao-se-iluda-nao.html

      Excluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.