[Resenha+Promo] Matéria escura - Blake Crouch

Sabe aquela coisa do "e se..."? Todo mundo que está prestes a tomar uma decisão tenta ponderar entre as possibilidades e escolhe aquilo que julga melhor. Mas como seriam as coisas se você optasse pelo outro caminho? O quanto tudo mudaria? Trabalhando nessa premissa, o livro vai a fundo com essas indagações e desenha os muitos cenários que cada escolha - tanto no nível pessoal quanto no conjunto, a humanidade - pode gerar.
Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Talvez vocês tenham percebido que estou saindo da zona de conforto das minhas leituras porque, bem, lá não está mais tão confortável assim. Meu maior medo em pegar algum livro "diferente" é não me envolver com a história, a escrita ser maçante e eu não conseguir avançar na leitura. Às vezes não me sinto "inteligente o suficiente" para encarar uma obra de ficção científica, por exemplo, mas isso é besteira minha, é claro, já que o bom autor me deixaria bem situada dentro do universo dele. E Matéria escura tem tudo que eu, não habituada a ler livros assim, preciso para ler loucamente sem precisar ser tão didático ou me fazer sentir subestimada.

Começar a história num ambiente familiar, comum e rotineiro facilitou muito meu envolvimento com a trama, sem dúvidas. Jason, o protagonista, tem uma vista confortável com sua esposa e filho adolescente, apesar de não ter sonhado com isso quando era mais jovem. Tinha o desejo de se dedicar às pesquisas científicas, mas acabou optando por construir sua família com Daniela. Hoje ele é professor em uma universidade, mas quem sabe o que ele poderia ter se tornado se continuasse se dedicando à ciência? Contra sua vontade, ele vai acabar descobrindo e vai se deparar com muitas coisas que compõem um simples "e se".
Jason é humano e simpático, então é natural se afeiçoar a ele e criar empatia. O fato do autor trabalhar a ficção científica através da física quântica num romance, levando em consideração o fator humano-emocional me cativou muito mais, pois juntou a novidade para mim com o que já me é familiar. Não tive dificuldades em acompanhar o desenrolar do enredo e era impossível parar de ler. Todas as explicações são plausíveis e levam o leitor a reflexões muito importantes, sem contar a narrativa totalmente visual - era como se eu estivesse assistindo uma série enquanto eu lia. 

Sério, o livro é tão bem desenvolvido que eu só conseguia ler e pensar na genialidade do autor para compor uma obra tão completa e instigante. O livro é surpreendente, porque ele fixa a ideia de que há uma infinidade de possibilidades. Toda a parte técnica é muito bem explicada e acessível, porque a ideia "matéria escura" realmente existe e como é bom ler livros que, além de proporcionar uma ótima experiência de leitura, também ensinam alguma coisa, né?

Mais do que indico, mesmo que você nunca tenha lido um sci-fi. Assim como mais do que indico para quem já ama o gênero. É, definitivamente, um livro interessante para todos os gostos. A edição física tem capa dura e está linda.

Sorteio do livro  

Em parceria com a Intrínseca, vamos sortear um exemplar do livro Matéria Escura. Para participar, preencha o formulário abaixo.

a Rafflecopter giveaway
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito o gênero Ficção Científica e essa resenha me deixou ainda curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  2. Ceile!
    Por vezes temos de sair da nossa zona de conforto e dar oportunidade a novos estilos. Veja como gostou!
    Particularmente gosto muito de ficção científica e aqui fique ainda mais interressada, porque a Matéria Escura realmente existe e o autor sobre criar um livro em cima de um fato real.
    Sem contar com todos questionamentos que ele traz para nossa vida.
    Quero muito poder ler.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Semaninha cheia de luz e paz!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não sou lá muito chegada em ficção, porém a resenha me deixou confusa e curiosa! Gostei muito do fato de você ter mencionado não se sentir 'inferior' por medo da leitura ser complexa. Exatamente a minha cisma! Mas o fato da história começar mais humanizada, mais acessível, dou uma chance pra essa leitura. E a edição também é muito bonita!
    Participo! Seguindo como Aline M. Oliveira
    alinemartinsoliveira1@gmail.com
    Bjoxx ♥ ♥

    ResponderExcluir
  5. Desde que li a sinopse desse livro, me cativei pela estória, no entanto após ler sua resenha e perceber o quanto a trama e surpreendente, bem construída, e nos envolve profundamente na leitura, fiquei ainda mais interessada em adquirir a obra para começar a leitura. Espero gostar e muito deste livro.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Só pela capa eu já fiquei querendo ler esse livro!! Fiquei super curiosa para desvendar o que realmente aconteceu com Jason Dessen, se o que ele está vivendo é real!! Com certeza esse livro irá conquistar àqueles que adoram ação, suspense e uma boa trama!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. A edição ficou muito linda mesmo. Gosto muito de ficção mas realmente dá um certo receio, tem vezes que o negócio todo é muito louco e as explicações meio vagas. A sinopse é muito interessante, quem não pensa nesse " e se..", e não sendo sua zona de conforto e vc ter gostado tanto do livro me deixou mais curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Preciso conhecer mais ficção científica, não é um gênero pelo qual eu me aventuro, mas sempre tô querendo saber mais sobre. Amo histórias que envolvam ciência, apesar de não ter lido tantas, e a sua resenha me deixou curiosa. Já que é um livro que traz reflexões e com uma narrativa envolvente, acho que vou gostar! <3

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.