Oi, gente!
Mais uma resenha de um livro nacional!
Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis...! Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.
Um Amor, Um Verão e O Milagre da Vida é baseado em uma história real, o que multiplicou a carga emocional do livro para mim. Mas, ao contrário do que eu imaginava, o livro não aproveita os acontecimentos tristes para dramatizar e prender o leitor com uma narrativa depressiva. Bom, daqui a pouco explico o que quero dizer.
Maria Paula e sua amiga Bárbara foram passar as férias em Angra dos Reis, na casa do avô de Maria Paula, Olímpio. Como a maioria das adolescentes da "cidade grande", elas querem passear em shoppings, ficar na internet e não, necessariamente, aproveitar o lugar maravilhoso onde elas estão.
No início, Maria Paula pode ser tachada de fútil e mimada, mas estas impressões logo somem quando ela conhece João Carlos, ou simplesmente JC. Um cara simples, nativo da ilha, que concilia os estudos para o vestibular com o trabalho de guia turístico.
Ele logo mostra seu interesse por Maria Paula e faz algumas coisas para chamar sua atenção. O que não era necessário, porque ela já tinha se sentido atraída por ele. Eles têm alguns encontros e acaba acontecendo o inevitável: eles começam a se envolver. Mas, ao mesmo tempo em que JC vive este relacionamento, ele é surpreendido por algumas dores no estômago e indisposição, que julga comum, apesar de se tornarem frequentes. Aquela coisa de "não é nada sério", sabem? Mas durante uma madrugada, a dor se torna insuportável e apesar de tentar disfarçar, sua irmã vê e chama por sua mãe, que de prontidão o leva para o hospital. Lá o diagnóstico confirma o que sua família jamais esperava: JC está com câncer.
A luta da família para aprender a conviver com isso, para superar e, principalmente, para não perder as esperanças é narrada em cada página, mas, acredite, o livro é leve e, como eu tinha dito, não faz disso um drama que nos faz desmoronar em tristeza. Ele conta tudo, absolutamente tudo que acontece, mas com muita leveza e objetividade. Acompanhar o sofrimento da família, da Maria Paula (que está lutando para mostrar a JC que a doença não pode separá-los) com o tom que tudo foi contato, me encheu de esperanças e me fez vivenciar cada cena narrada.
O livro é escrito de uma forma bem simples e posso dizer que seu principal objetivo não foi comover multidões e sim passar uma mensagem linda sobre superação, fé e, claro, sobre o amor que tudo suporta. Não se enganem achando que o livro tem aquele quê de Nicholas Sparks, pois o assunto câncer é muito mais explorado. As últimas páginas contam com depoimentos de pessoas que conviveram com a doença (parentes de vítimas e médicos). Espero que tenham a oportunidade de ler e compartilharem dos bons sentimentos que ficam após o término da leitura.
Oi Ceile!
ResponderExcluirFiquei curiosa pra ler o livro! Parece ser bem legal, ainda mais em um cenário que conheço e gosto muito.
Parabéns pela bela resenha!
bjs
Ainda não conhecia esse livro ,mas já adicionei a minha listinha.
ResponderExcluirParabéns pela resenha Ceile.
BEIJOS :D
Olá, olá! Acabei de te ver tristinha no Twitter pq as pessoas não estavam comentando neste seu post e vim correndo... Prazer!
ResponderExcluirO meu TT é: @sherimendonca
Menina, comecei a ler a sua resenha imaginando que fosse uma coisa, qdo me deparo com outra... Fiquei curiosa, parece ser interessante, e o assunto mais comum que nunca ou que sempre. Parabéns pela resenha. Só acho que a capa não prende muito...
Beijo, beijo!
She
www.sherimendonca.blogspot.com
www.cabracegasrm.blogspot.com
www.shedivulga.blogspot.com
Ah, amei a resenha. Inicialmente gostei pq me lembrou msm Nicholas Sparks, mas essa história de superação e q o amor vence td me deixou ainda mais curiosa.
ResponderExcluirParabéns para a autora.
Bjs
Pamela Chris
Tenho certa curiosidade em ler e é bom saber que ela não tentou ser Nick haha. Otima resenha Ceile ")
ResponderExcluirPoxa, que gostoso, depois que eu li Um amor pra recordar ficou aquela necessidade de uma visão mais positiva, gostei, adoro amores doces assim *-*
ResponderExcluirCeile, tem meme pra você no Gato :3
ResponderExcluirhttp://ogato-leitor.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html
Otima resenha ! Parecer um otimo livro ! To curiosa pra ler ! beijos !
ResponderExcluirOiie =)
ResponderExcluirSou Roberta Ribeiro, do blog NO MEU QUARTO EU LEIO MUITO. Descobri o seu ainda pouco, vendo o 17ezessete invernos!
Primeiro, não tem como ñ comentar como seu blog é bonitinho...aiii adoreii
Segundo, que gostei mto da resenha. Já imaginei o filme dessa historia..tomara q vire um.rsrs
Visite e siga-me se puder:
http://nomeuquartoeuleiomuito.blogspot.com.br/
Bjaum
Roberta Ribeiro
No meu quarto eu leio muito
Parece ser um ótimo livro, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. E é mais impressionante por ser baseado em uma história real...
ResponderExcluirBeijos
http://livrosetsurus.blogspot.com.br/
Parece ser um livro interessante.
ResponderExcluirJá tive a oportunidade de ler outras resenhas do mesmo livro.
Parabéns pela resenha!
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Quando olhei a capa nem me interessou tanto, agora que li sua resenha achei a historia interessante.
ResponderExcluirEste livro ja está na minha lista para leitura. rs
Não consigo ter um amor à primeira vista com nacionais.. não sei pq.
ResponderExcluirMas gostei da resenha, tem uma pegada Sparks só que com o clima tropical e um jeitinho brasileiro que faz a gente se identificar.. tive a impressão errada?
bjs Ceile.
me deu até vontade de ler esse livro *-*
ResponderExcluirParabéns pela resenha, adorei!