A verdade sobre os contos: A Pequena Sereia

Oi pessoal! Essa é a nova série aqui do blog que vai falar um pouco mais sobre os famosos "Contos Originais", e eu tenho que confessar pra vocês que devo umas explicações. Hoje eu vou falar sobre A Pequena Sereia, mas a introdução é bem grande! Preparem-se.


Como muito bem observado por muita gente nos comentários, "A Branca de Neve" (que foi a personagem do nosso último post, veja aqui) é um conto da tradição oral da Europa, isso é, contado de mãe para filhos e para os filhos dos filhos e etc. Esse conto rodou muito por lá, e por isso tem inúmeras versões (bem como Branca de Neve e o Pente, Branca de Neve e a Torta de Maçã, Branca de Neve e o Cordão, etc etc etc). Sendo assim, não foram os Irmãos Grimm que INVENTARAM propriamente o conto da Branca de Neve, eles apenas registraram em um livro um conto que era "contado pelos avós", digamos assim. Por isso é que eu coloquei no post que muito provavelmente, a nossa querida Margarete apenas "influenciou" a ideia dos Grimm, e não originou em si o conto.

Anteriormente, por volta de 1690, Charles Perrault e La Fontaine já haviam feito compêndios de fábulas orais da Europa, sendo que La Fontaine acrescentou alguns contos originais dele mesmo (como por exemplo A Galinha dos Ovos de Ouro, A Cigarra e as Formigas e A Raposa e as Uvas. Esses não são de tradição oral). Charles Perrault inclusive já havia feito um primeiro registro de A Branca de Neve.

Mais tarde, no século 19, os Irmãos Grimm vieram e fizeram o próprio compêndio. Esse compêndio, na época, era defendido duramente pelos alemães, que diziam ser histórias genuinamente alemãs. É claro que eram contos da Europa como um todo, mas buscava-se um nacionalismo naqueles anos, e a gente até releva.

E aí, finalmente, no século 19 ainda, HANS CHRISTIAN ANDERSEN, um dinamarquês, começou a escrever os próprios contos infantis. Hans Christian não registrava nenhum conto de tradição oral, ele realmente foi um dos primeiros autores que escreveram apenas contos originais. Os contos dele são, entre outros, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Imperador e por aí vai.

CHEGAMOS no local aonde eu queria. A Pequena Sereia então foi "inventada" por Hans Christian Andersen, e assim, numa busca de misturar cientificismo e racionalismo (uma ideia bastante predominante na época), Andersen dá vida à uma história tão conhecida nossa.

Bem diferente do que todos podem estar pensando, A Pequena Sereia não é um conto tão macabro no original. Ele é MUITO mais triste do que o jeito com o qual a Disney o tratou. Então, vamos aos fatos! (Pra quem manjar dos paranauê no inglês, o conto original em inglês pode ser lido aqui.)

Chega de conversa fiada!
1) Então a Pequena Sereia chama Ariel?
Hm. Primeira verdade chocante do dia: não. Sorry. Realmente, não dava pra falar que sim. Andersen chama a sereia apenas de "sereia" e o príncipe apenas de "príncipe". Assim como o pai é apenas o Rei dos Mares. Nada de Ariel ou Tritão.

Foi mal, Ariel! Er, quer dizer... sereia.
2) A sereia, então, vai pra superfície desrespeitando uma ordem do Tritão?
Não de novo! Ela, no conto original, tem cinco irmãs, e quando cada menina completa 15 anos, quase como um ritual, tem o direito de subir à superfície. Sendo assim, a sereia apenas cumpre um "preceito" da família. É engraçado que quando isso acontece, sua avó (uma figura bastante importante no conto original também) deixa que oito ostras se prendam ao redor da cintura da sereia para mostrar que ela é da realeza, e segundo ela, isso dói. A dor é um elemento bastante constante na história! Esperem só.

Tecnicamente, você tem 15. Pois é.
3) Ok, ok... mas então, continuando: a bruxa pede a voz da Pequena Sereia e é isso?
É sim, a bruxa fica com a voz da Pequena Sereia mesmo. Mas não é apenas isso: a bruxa também diz que, por ela ser sereia (no conto, ser sereia não é apenas um humano com cauda. Sereias são seres SEM ALMA!!) ela iria virar espuma do mar se seu amor verdadeiro se casasse com outra pessoa, na noite de núpcias. Ruim, certo? Pois é. Esperem.

Espera só pelo que vem por aí!
4) Então o príncipe se apaixona pela Pequena Sereia, mas é encantado pela Bruxa do Mar e pensa em se casar com ela, mas aí dá uma reviravolta e Ariel se casa com o Príncipe e VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE ÉSSE DOIS? 
Lembra que eu falei que a história é MEIO trágica? É MEIO triste? Então. PREPAREM SEUS LENÇOS! Eu quis dizer que ela é INTEIRA trágica e INTEIRA triste. Não, jovens padawans, não é a Bruxa do Mar que arma tudo isso. A pobre coitada nem é malvada no conto original, e inclusive ajuda um pouco a sereia no final, esperem só. 

Recapitulando um pouco a história, a Pequena Sereia salva o príncipe de um naufrágio, como bem narrado por nosso querido e amado salve salve Walt Disney. A sereia se apaixona perdidamente por ele quando o salva. Entretanto, a sereia deixa o príncipe perto de um templo, e lá havia uma jovem. O príncipe acha que foi a jovem quem o salvou. A coitada também não tem culpa de nada: ela se apaixona pelo príncipe, que também se apaixona por ela. Os dois estão apaixonados, e a culpa é DO UNIVERSO. Quando a sereia assina o contrato com a bruxa e vai até a superfície, o príncipe até se sente atraído por ela, mas ele curte mesmo é a menina do templo. Sendo assim, ele casa com a outra e faz com que a sereia fique em segundo plano, em absoluto terror, vendo que vai virar espuma do mar. Na noite de núpcias, a Bruxa do Mar manda, através das irmãs da sereia, uma adaga (QUER DIZER, as irmãs compraram a adaga para a sereia em troca de SEUS CABELOS). Segundo a Bruxa, se a sereia enfiar a adaga no coração do príncipe e deixar o sangue dele pingar em suas pernas, ela volta a ser sereia e tudo fica bem. A sereia, obviamente, não consegue fazer isso, e acaba virando espuma do mar. Entretanto, mesmo virando espuma, ao invés de simplesmente sumir, a sereia transforma-se em um espírito e descobre que isso aconteceu por sua insistência em ter uma vida eterna. E O QUE É MAIS TRISTE NISSO TUDO? Pô, as irmãs da menina mór doaram o cabelo pra ela poder viver e ela, na maior falta de consideração, NEM USA A ADAGA. MANCADA ISSO AÍ.

#Decepcionada com a vida.
5) UFA! Finalmente acabou. Já tô chorando rios aqui.
EPA EPA, calma aí. Eu deixei o melhor pro final. SABEM A PARTE MAIS MACABRA DESSE CONTO ORIGINAL? É que as pernas da sereia não são normais, e a Bruxa do Mar, quando a sereia vai assinar o contrato pra ter pernas, a diz que qualquer passo que ela dê vai ser como uma faca sendo enfiada em suas pernas e pés, e que irá verter sangue deles. E O PIOR: quando a sereia chega no palácio do príncipe, fica tentando conquistá-lo com A DANÇA, porque é quando ele mais parece se sentir atraído por ela. ELA FICAVA DANÇANDO, E A DOR ERA INSUPORTÁVEL, MAS ELA CONTINUAVA PORQUE AMAVA ELE (e também porque ela REALMENTE queria ter uma alma, que só poderia ter quando se tornasse humana de verdade). Sim. Pois é. Horrível. HORRÍVEL.

Tem certeza que isso é bom?
E é isso! A lista de coisas recentes (ou não) lançadas sobre A Pequena Sereia está abaixo:

- Livros:
- Contos de Hans Christian Andersen (Traduzidos do dinamarquês) - Editora Paulinas. (GENTE, POR FAVOR, TRADUZIDO DIRETO DO DINAMARQUÊS, ISSO É UM MUST-HAVE!)

Filmes:
Andersen Douwa Ningyo Hime (1975) - Eu tinha essa versão em fita dublada quando era  pequeno, e é BEM próxima à original. É bem legalzinha, mas muito triste. Ela é anterior a da Disney.
- A Pequena Sereia (1989) - John Musker & Howard Ashman - Walt Disney Studios.
- A Pequena Sereia 2 (2000) - Jim Kammerud & Brian Smith - Walt Disney Studios.
- A Pequena Sereia: Como Tudo Começou (2008) - Peggy Holmes - Walt Disney Studios.

Comentários
95 Comentários

95 comentários:

  1. Continuo amando a pequena sereia como sempre amei hahahaha e é mt legal essa parada de saber a verdadeira história por traz da "maquiagem" feita pela disney.
    Continuo admirando a Ariel (ou Sereia haha, ainda nao me acostumei) pq acho que ela é a unica princesa que vai em busca de um sonho tbm e não apenas de um príncipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ariel não é a unica,a Mulan é mais legal u.u

      Excluir
    2. Mulan não é ou virou princesa, mas ela ainda é mais legal u.u

      Excluir
    3. Gosto mais da Anastácia, a história é bem triste na vida real porquê bem depois descobriram que ela tinha morrido no atentado. Mas de todas da Disney a Ariel é a mais linda ♡

      Excluir
  2. Ai meu coração </3
    "A Pequena Sereia" sempre foi meu filme favorito da Disney e a Ariel minha princesa (sempre quis ser sereia por culpa dela) mas nunca tinha procurado saber mais sobre a história verdadeira e agora estou chorosa.
    Apesar de ter moido meu coração, obrigada por compartilhar isso!
    Ellen
    http://landofsomething.com/

    ResponderExcluir
  3. Caraca, que desgraça de vida a dessa sereia!
    Mas fiquei bem curiosa com esse original dramático e irei procurar o filme que você disse que chega a ser mais parecido com a de Andersen.
    Essa coluna está ótima!!

    ResponderExcluir
  4. Menina que horror é esse? Isso é mesmo um conto? Eu que não leio um negócio desse pros meus filhos. Vão ficar de cabelo em pé. Mais valeu conhecer essa história macabra. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tinha lido a história nos útimos dias, em um livro infantill mesmo, mas não sabia que era a original... Gostei muito da história, e você contou de um jeito dramático fascinante haha

    ResponderExcluir
  6. gente, que coisa MACABRAAAAAAAA, pensou, ela lá dançando pra seduzir o principe e morrendo pela perna, e deu vontade de chorar! AHUHAUHAUHAU

    ResponderExcluir
  7. " E O QUE É MAIS TRISTE NISSO TUDO? Pô, as irmãs da menina mór doaram o cabelo pra ela poder viver e ela, na maior falta de consideração, NEM USA A ADAGA. MANCADA ISSO AÍ." Hahahahahaha Ri muito desse comentário.
    Gosto da versão original, mas prefiro a da Disney. Esse é um dos meus contos favoritos.
    Não sei se foi essa versão de 1975 que eu assisti, mas lembro de ter assistido uma versão bem similar ao conto original, mas - pelo que eu lembre - ela não virava um espírito do ar por 300 anos como na versão de Hans Andersen.

    ResponderExcluir
  8. ainda bem que não contam isso pra crianças!!!!! gente até eu fiquei meio OHHHH, imagina os pequetidos?
    ainda bem que teve essa adaptação!
    eu sempre quis ser ruiva como a Ariel, só não espero sofrer como ela!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu sempre fico assustada quando leio as verdades sobre os contos de fada... mensagens subliminares nos desenhos e tal. Eu cresci assistindo aos desenhos da disney e nunca vi nada... hahaha!! Quem escreve livros infantis? Não são os adultos? É pra se pensar, né... Amei este post!

    ResponderExcluir
  10. É incrível pensar que por trás das lindas e apaixonantes histórias da disney temos verdades macabras e tenebrosas... Amei o post!

    Bjs, Isabela.
    wwww.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  11. Minha infância foi acabada depois dessa, rs. Brincadeira, mas é bem legal saber o que houve por trás da história, rs. Beijos,

    http://arimaciel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem alguma coisa erada comigo haha (ou com os livros que li, e as pessoas que me contaram) porque eu já sabia história mais ou menos assim rs. Menos a parte da adaga. Achei menos macabra que a da Branca de Neve.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu não imaginava que era assim, eu lembro que ela virava espuma graças ao programa da tv cultura Contos de Fadas. Ainda não acredito que a cada passo era uma facada, abismei.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Vocês assistiram OUAT né? hauahau
    Bem bacana essa VERDADEIRA história também né?
    Os contos de hoje em dia são tão sem graça... =/

    ResponderExcluir
  15. Achei mega interessante. Eu Nunca assisti o filme completo d'A Pequena Sereia, apenas fragmentos. Pobre Sereia. Inclusive, no D Channel, tem um programa em que fala de que as sereias existiram de fato. Super recomendo. É meio assustador, mais vale a pena.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço para sempre a Disney por ter amenizado o conto para o filme! É tudo muito trágico, mas de um jeito normal - a Bruxa Má não é tão má e o príncipe se apaixona por outra ao acaso - e isso dá um toque mais terrível a história. Não deixa de ser interessante, claro, e esse conto trás uma versão mais assustadora que a da Branca de neve!

    ResponderExcluir
  17. Quem diria que a história é trágica desse jeito. Porém, gostei de saber dessa versão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Nossa nossa nossa, nem imaginava que poderia ser algo assim :O
    Mas foi mancada mesmo da sereia viu, falta de consideração total com as irmãs (perder o cabelo não deve ser fácil não tá!!!!)
    Muito legal o post, adorei saber a verdadeira história!

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que conto horrível e sangrento, cheio de dores e tragédias. Mas certeza para cada dor há uma moral, é sempre assim!
    E gostei do post.

    ResponderExcluir
  21. Eu to adorando esses posts sobre os contos de fada... tem mta coisa que eu ainda não sabia.

    Bj,
    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nunca li verdadeiramente o conto original, mas sabia da história dele. Muitos contos de fadas não são tão lindos e maravilhosos como a Disney nos mostra, a maior parte deles é bem sinistra.... Tirando pelas próprias fadas, que possuem muitas lendas sinistras a respeito delas tb
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu sempre curti o conto da "Pequena Sereia" mas nunca imaginei que a estória fosse diferente. É bom saber né! Mas continuo preferindo a versão contada pela Disney!

    Beijinhos.

    http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Caraca que bad!!!! Terrível, mas achei super interessante.
    No entanto, não podemos esquecer: AHHHHH DYSNEI NOS ENGANOU
    kkkkkkk

    http://umpouco-demundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. A pobre da Pequena Sereia sofreu heim!
    Coitada...

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Caramba, é triste mesmo. Não sabia da origem desta história, mas sabia que não era bonitinha como a da Disney. E confesso que esta tragédia toda não me agrada muito não. rs
    Melhor ficar com a versão em que as "pessoas" são menos cruéis e que há possibilidade de felicidade em algum momento. =)
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu já conhecia a verdade sobre A Pequena Sereia, e confesso que é sinistro e triste. Não entendo o porque de criarem histórias do tipo, trágicas e trágicas, e então prefiro as versões da Disney, no máximo, as mais épicas, porque não dá pra engolir um conto assim :S

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joshua!!

      O motivo é bem simples: a época era complicadíssima. Há rumores de que esse texto foi escrito pelo próprio Andersen porque ele era homossexual e havia se apaixonado por um homem, mas o homem o rejeitou e se casou com uma mulher, porque não era homossexual. Acho que fica bem claro que a sereia, no caso, era o próprio Andersen, e que esse famigerado homem seria o príncipe. É uma forma de expressão de tudo o que acontecia na época, afinal não se podia falar às claras. (Além do quê, eu adoro tragédia, sério. Meus livros de teatro preferidos são tragédias, e não comédias xD hahahahaha)

      Abraço,
      Renato.

      Excluir
  28. Eu acho incrível essas histórias originais dos contos e eu realmente não fazia ideia de como esse conto era tão bom. Achei legal a parte que o desejo de ter pernas viria acompanhado de uma consequência.
    Queria achar algum livro que contenha alguns contos originais, você teria algum para me indicar Renato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuel!!

      Hm, é bem complicado um compêndio de todos os contos originais, porque eles tem várias versões e normalmente são publicados por autor "original". Dá pra você procurar pelos livros originais de Andersen (coloquei aqui no finzinho do post sobre esse livro traduzido diretamente do dinamarquês que deve ser muito bom), procure também por "Contos da Infância e do Lar", dos irmãos Grimm (tente achar uma tradução direta e com o texto integral, costumam ser as melhores) e é também uma ótima ideia ir buscar os livros de La Fontaine e de Perrault. Se você souber ler em inglês, melhor ainda! =)

      Abraço,
      Renato.

      Excluir
  29. Desde que eu comece me aventurar nas histórias infantis, agora de um ponto de vista de estudo mesmo, por conta da universidade, tenho me fascinado ainda mais, descobrindo as histórias como foram escritas e seus significados. Não sabem o quando "A Chapeuzinho Vermelho" pode nos oferecer em temas polêmicos.
    Nunca li o texto original da Pequena Sereia, mas sempre soube que a história era mais cruel.
    Gostei muito do artigo, e me reafirmou a vontade de continuar me aventurando nos contos... pois Segundo Bruno Batheheim os contos ajudam as crianças a refletirem seus mundos, incorporar novos conhecimentos mesmo "sem querer"
    Belo Texto!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Historia chocante, mas continuo gostando da pequena sereia ... isso mostra que nem tudo são flores !!

    ResponderExcluir
  31. Caramba que história triste! Gosto bem mais da edição da Disney!
    Como assim ela não se chama Ariel? Como assim o príncipe se apaixona por outra e a Ariel vira uma esponja do mar? Oo?

    ResponderExcluir
  32. A Cara, a maioria das histórias de princesas e tal, não nem uma pouco a ver com o que a Disney passa naqueles filmes toscos. Eles tentam mostrar quem nada é feliz pra sempre e vem a Disney e faz uma bosta.

    ResponderExcluir
  33. então os Irmãos Grimm não merecem taaaaanto crédito ainda hahaha
    mas ainda bem que eles resolveram patentear kkkkkkkk
    bruxa que não é má? muito triste e muito trágico mesmo :'(
    adorei! pobre Ariel ;~~

    ResponderExcluir
  34. Que legal, é sempre bom saber da história original dos desenhos animados ou dos contos em si, gostei muito de saber um pouco mais sobre a pequena sereia que eu sempre gostei, pena que a história dela é triste, então continuo preferindo a da Disney. Bjokas!

    ResponderExcluir
  35. Não queria ser essa sereia ai.
    A parte que ela completava 15 anos e podia subir na superfície eu já sabia que no conto original tinha, mas não sabia que era tãããão triste a historia dela, tadinha.
    Isso prova que nem tudo na vida é mil maravilhas e você tem que se arriscar e tentar de tudo para conseguir o que quer. E que nem sempre o final é feliz. Gostei do conto original, apesar de gostar mais do da disney, né? rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Da história da pequena sereia eu não sabia nada, nem imaginava que ela era chamada apenas de sereia. Como assim sereia são seres sem alma?? A sereia virar espuma de mar, com certeza eu não esperava isso. E coitada das irmãs, vendem o cabelo por nada.
    Que triste a história da pequena sereia, prefiro a versão da disney.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Nossa que triste e horrível é a verdadeira história da Pequena Sereia(Ou somente sereia não sei mas como chamar ela). A parte mais triste e macabra do conto para mim é a parte que ela dançava para conquistar o príncipe e a dor era insuportável, pq cada passo era uma facada, imagina que horror. Apesar de nunca ter assistido o filme completo da Pequena Sereia, eu prefiro a versão da Disney. Mas gostei de saber do conto original e gostei dessa coluna nova. bjsss

    ResponderExcluir
  38. É muito interessante saber como realmente é certa história. Essa é a prova perfeita de como algo vai sendo alterado quando muitas pessoas passam a saber de algo. Sempre tem um alterando algo, aumentando isso, acrescentando aquilo... e ai a história fica totalmente diferente do original.
    É legal? Sim, mas às vezes o original é bem melhor. Gostaria de ver a verdade sobre a Branca de Neve *u*
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!!

      Já foi feita aqui no blog! =) Você pode ver clicando aqui: http://www.estejali.com/2013/09/a-verdade-sobre-os-contos-branca-de-neve.html

      Excluir
  39. A cada post dessa coluna, mina infância vai embora. Rsrsrs
    Confesso que nunca gostei tanto assim de "A Pequena Sereia". Mas realmente essa nasceu pra sofrer e ser cabeça-dura demais.
    Aguardando a próxima facada no meu coração. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  40. A Pequena Sereia de ANDERSEN foi o primeiro conto original que tive contato e confesso que não foi muito prazeroso não. Na época eu era recreadora de uma escola infantil e era dia do cineminha, uma das alunas levou essa produção de 1975, que ela tinha em casa. Como não era da Disney (preconceito) eu não queria colocar para a turminha, mas eles insistiram muito e então não tive como recusar. Ao final do desenho, eu estava completamente de boca aberta e com várias lágrimas nos olhos, quando olhei para as crianças, elas estavam sem reação, tipo hipnotizadas mesmo e a dona da fita estava aos prantos, mas sabe aquele pranto sofrido que chega a doer em nosso coração? Era exatamente assim e me lembro como se fosse hoje ela dizendo entre um soluço e outro "tia a sereia morreu...ela morreu". Sinceramente foi uma experiência traumática...rs. Mas a partir daí eu me interessei em conhecer os contos originais.

    ResponderExcluir
  41. Acabou com a minha infância! hahaha ))):
    A pequena Sereia foi o livrinho que eu ganhei na minha festa de formatura da Alfabetização, desde então é o único conto de princesa que eu gosto da Disney. Sempre achei lindo, sempre quis uma Ariel (que pra minha infelicidade não é esse o nome), sempre quis um linguado ):
    Sempre acreditei na história dela.. na minha humilde inocência.
    Disney mentindo pra mim desde sempre! hunf
    Cara, adorei saber "a verdade" sobre a minha doce Pequena Sereia rs. <3

    ResponderExcluir
  42. Meu Deus que tristeza.....Ficou bem diferente mesmo com os dedos da Disney.
    Adorei saber mais sobre a Pequena Sereia, mas não curto muito os contos de fadas.
    Gostava na infância e meio que desencanei.
    Ceile achei o post super informativo e interessante.
    Parabéns!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Eu adoro descobrir as histórias verdadeiras por trás dos contos de fadas pintados pela Disney. Sempre gostei muito da Pequena Sereia, e nunca pensei que a história poderia ser ainda mais triste. Além de sofrer pelo amor, ainda sofre pela ambição de querer uma alma. Aí você pára para pensar se vale mesmo a pena passar por tudo isso. Mas, também, quando se ama tanto uma pessoa, realmente fazemos de tudo para conquistá-la, nee.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  44. Aff, a sereia era bem tontinha né, rs. Acho tão legal saber a verdadeira estoria por trás dos contos de fadas, mas a única estória que eu não gosto muito é da bela adormecida, afinal ninguém merece o que acontece com a pobre coitada, já no caso da pequena sereia, acho que faltou mais força de vontade da parte dela para conseguir o príncipe.

    ResponderExcluir
  45. O destino foi bastante cruel com a nossa Ariel ou melhor nossa sereia. Apesar do final triste a história de amor do conto original é mais tocante, e macabra também, mas linda, sentir dores horríveis para conquistar o amado é simplesmente impressionante, um belo enredo para um filme mas eu queria agora um final feliz.

    ResponderExcluir
  46. Gente, adorei. Sou a louca dos contos tristes. Isso nem parece um conto infantil, que horror. kkkk
    Nem manjo tanto assim dos paranauê do inglês, mas tentarei ler o original. Será que acho esse filme de 75 pra download? Fiquei com vontade de ver agora. bubu
    Muito legal a coluna, saber como surgiram os contos tão conhecidos por nós. O blog está de parabéns.
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. E durante muito tempo acreditando nos "Felizes para sempre" dessas histórias na versão de conto infantil. Nem tudo são flores e não dá pra ser feliz para sempre, mas vale a penar viver e arriscar. Eu já tinha escutado as versões dos outros contos, ainda não a da Pequena Sereia. Cara, ela não se chama Ariel! hsaushuahsuahsuahs

    ResponderExcluir
  48. Agora eu fiquei tipo, desconcertada.
    Gente, como que eu não podiaa imaginar que fosse tudo diferente. Eu adorei você ter postado isso porque eu nunca, nunca imaginei. Era tudo um conto de fadas. Isso ai é como se fosse telefone sem fio, nunca chega certo no ouvido do outro, rs.

    ResponderExcluir
  49. Eu tenho essa fita do primeiro filme, de 1975, então eu basicamente cresci vendo A Pequena Sereia morrendo e para mim aquilo era bem normal, tanto que quando vi a versão da Disney achei bem estranho. O que eu acho mais legal é que para as crianças a Disney apresenta algo mais simples e feliz, e quando crescemos podemos ver a verdade por trás dos contos e é bem mais legal e aceitável, pô, um pouco de morte e drama é legal para caramba. Bem legal o post!

    ResponderExcluir
  50. Agora eu fiquei com tanta dó da pequena sereia :(
    Porque tanta coisa ruim que uma pessoa tão bonita e ainda mais uma sereia. O que mais me chocou foi a dor dela ao andar e ela ficar dançando pelo seu amor. Não gostei, entristeci agora :(

    ResponderExcluir
  51. É bem trágica a historia da Pequena Sereia, tadinha, é só sofrimento, não sabia de nada disso viu! Mas to adorando saber " a verdadeira face" dos contos de fadas, ainda bem que não sou mais crianças, porque senão ia ter que fazer terapia depois dessas revelações, hehehe!

    ResponderExcluir
  52. Uma das minhas princesas favoritas sofreu tanto assim? ='/
    Que dó dela gente!! Fico imaginando a dor nas pernas e pés que ela devia sentir ao dançar para tentar conquistar o príncipe!
    E bem, acho que vou por esse livro de contos na minha lista.. acho que vou querer ler para os meus filhos os contos originais. Ta ok, parece meio macabro contar isso para uma criança de 3/4 anos.. mas esse é o original não é?! rsrsrs
    E eu não sabia que tinha mais um filme!! Vou procura-lo para baixar imediatamente, porque eu simplesmente amei o 2 *-*

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  53. Coitada da pequena sereia, ela é forever alone =/
    Muito interessante o post!!

    ResponderExcluir
  54. Estou adorando esses posts dos Contos de Fadas *-* Já li o post da Branca de Neve e fiquei tipo o.O KKKKK A Pequena Sereia é um dos meus contos favoritos, afinal eu ADORO sereias <3 Estou lendo no momento o livro "Mermaid" que é uma versão desse conto, ainda não terminei de ler, mas já tô chocada com a história '-'

    Continua com mais posts sobre isso: Cinderela, A Bela Adormecida, etc ...

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  55. Acabando ( DE NOVO!!!) com minha infância em 5...4...
    ESTE USUÁRIO NASCEU ADULTO!
    :S
    Gente, quanta coisa diferente! Caramba! Sério, deveriam colocar os originais como populares, são bem melhores....
    Mas putz, acabou com minha ideia da história mesmo!

    ResponderExcluir
  56. Obrigada Disney por modificar a história! Esse era o meu desenho favorito quando era pequena, tanto que coloquei o nome da minha cadela de Ariel! Sempre fico chocada quando vejo os contos originais. Vou pesquisar sobre o livro que você indicou com os contos de Hans traduzidos do dinamarquês.

    ResponderExcluir
  57. Oii,

    é realmente as adaptações da disney são mesmo ''maquiadas'' rsrs. Ja li todos esses livros de contos... as historias são mesmo bem macabras, mas sempre tinham uma máxima. O interessante é isso.
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Oie,Renato.Que história tensa viu??? Tadinha da Pequena Sereia, salva a vida do mocinho e mesmo assim ele prefere outra... triste.
    Ainda bem que a Disney modificou a história, pois a original além de macabra é deprimente. Bjos e adoro essa coluna que desvenda a verdade dos contos.Esperando ansiosamente outros :)

    ResponderExcluir
  59. Estou apavorada e decepcionada com a história, eu amava a Ariel

    ResponderExcluir
  60. Nossa, sempre gostei da pequena sereia! Nunca imaginei que a história real fosse tão triste! Fiquei comovida, e agora eu gosto e respeito ainda mais....

    ResponderExcluir
  61. kkk nOssa!
    Essa história não era infantil néé!? O.o
    Será que tem algum livro com a história original lançado??
    beijoss
    adorei o post ;) muitooo mesmo
    http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Estou amando essa coluna! Nunca gostei muito da pequena sereia, mas a história original é muito triste que prefiro a da disney. rs

    ResponderExcluir
  63. Gostei mais da história original, mesmo sendo trágica, dolorosa, parece ser muito mais interessante, fiquei curioso demais para ler esse conto na íntegra e acompanhar o sofrimento da sereia. Gosto de histórias que tenham uma pitada de terror... huehue

    ResponderExcluir
  64. Eu adoro o A Pequena Sereia (mas não o conto original). Embora já a conhecesse porque tenho uma coletânia de vários contos.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  65. Nossa que medo dessa história... e bem trágica também...
    Ainda bem que a Disney modificou ela!!!

    ResponderExcluir
  66. Sempre achei as histórias da disney triste demais e nunca ficava feliz com o "felizes para sempre" no final! Depois quando eu comecei a se interessar nas verdadeiras histórias, comecei a entender e adoooro!!
    http://nubiaxavier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. Essa história eu já conhecia... Cara é muuito triste, isso não é conto infantil è.é Tinha um VHS (!!!) com a historinha verdadeira em desenho. Sempre chorava horrores e torcia pra que o príncipe se tocasse HELL-O que a sereia era quem ele amava. hsuahsua

    Bijinhos
    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  68. Caramba, não sabia da versão original da Pequena Sereia! Coitada dela! Tem que se machucar para ser da realeza, se machucar para poder andar, e ainda não fica com o príncipe encantado no final! Mancada! hahaha

    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  69. nossa verdadeiramente irmãs são insuportavéis ainda mais que no conto original a pequena sereia tem cinco irmãos como e que ela aguentava elas em .

    ResponderExcluir
  70. nossa verdadeiramente irmãs são insuportavéis ainda mais que no conto original a pequena sereia tem cinco irmãos como e que ela aguentava elas em .

    ResponderExcluir
  71. nossa verdadeiramente irmãs são insuportavéis ainda mais que no conto original a pequena sereia tem cinco irmãos como e que ela aguentava elas em .

    ResponderExcluir
  72. Eu já conhecia as histórias originais que li em livros antes de ver os filmes da disney (quando eu era criança). Então desde cedo eu já sabia que essa história de final feliz era maquiado. Mas sempre tive mais interesse pelos livros e pelas histórias verdadeiras.Assim como cinderela, branca de neve e alice no páis das maravilhas, que não são tão fofinhas assim

    ResponderExcluir
  73. Todas as vezes que assistia esse filme chorava no final. :/ Até que deu vontade de assistir de novo esse filme. Vou recolocar o Video cassete na sala para funcionar ;)

    ResponderExcluir
  74. essa primeira versão vc encontra no youtube teatrodecontosdefada vc poderar relenbrar..

    ResponderExcluir
  75. Parabéns pelo post! Tá muito bem explicado, só tenho que discordar em um ponto, no conto original de Hans Chistian Andersen, nesse mesmo que você colocou aqui no blog em inglês, a sereiazinha não consegue matar o príncipe e vira sim espuma do mar, mas antes dela desaparecer ela encontra as filhas do ar que têm um corpo etéreo, que deslizava no ar mesmo não tendo asas e que tinha muita luz. As filhas do ar diz que as sereias não possuem uma alma imortal, a não ser que possam obter o amor de um ser humano, as filhas do mar também não têm uma alma imortal, mas podem conseguir uma se tiverem boas ações. Elas "voam para os países quentes, onde o ar pesado da praga descansa, e sopram ventos frescos para espalhá-lo. Elas carregam o cheiro de flores que refrescam e curam os doentes. Se por trezentos anos, elas fizerem o que é bom, obtêm uma alma imortal e pode tomar parte na felicidade eterna de um homem". Como a pequena sereia morreu ao tentar conquistar o amor de um homem, ela tem essa chance de se juntar às filhas do ar para tentar conseguir uma alma imortal.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  76. Interessante que eu conheci primeiro a história original e apenas depois vi o desenho da Disney. Eu tinha uns 4 anos quando a minha tia contava a estorinha (estória e não história, antes que alguém me queira corrigir), exatamente como a original, espinhos nos pés, adaga, virar espuma... Só não sabia dessa parte de verter sangue, acho que ela quis me poupar disso. Hehe Ela me contava porque na casa do meu avô havia uma coleção de livros de contos infantis e tinha essa lá.

    ResponderExcluir
  77. Nossa, adorei!!!
    Quando eu era pequena, minha mãe me incentivava muito a ler. Então sempre me deu vários livros.
    Foi quando ganhei um box com 4 livros de contos do Hans Christian Andersen.
    E claro que era uma modificação mais curta e simplificada pra criança, mas o fim era esse. E eu lembro que fiquei muito triste porque era pra ser algo feliz, não algo tão trágico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só que isso me influenciou um pouco. Hoje eu realmente gosto mais das histórias que me chocam, surpreendem e me deixam pensando kkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei o blog, beijos ^^

    ResponderExcluir
  78. Tem uma música sobre esse conto que chama "baby don't cry" da boyband EXO-K, o link tá aí: https://www.youtube.com/watch?v=T1YUcUPvW3A

    ResponderExcluir
  79. afe!!!!!!!que horror :-! to com medo.
    Mas obrigada pelo post
    bjss
    PS:.adorei conhecer

    ResponderExcluir
  80. Li essa história quando era bem pequena, tinha uns 9 anos, bem antes da Disney lançar o desenho e tornar a estória toda cor de rosa. Apesar de trágico é lindo.

    ResponderExcluir
  81. Gente. Eu sou apaixonada pelo conto A Pequena Sereia. Você sabia que tem uma estátua chamada a Pequena Sereia lá na Dinamarca? O conto é original do Anderson, mas pegou no imaginário popular da época na Dinamarca. A história dela virar um espírito guardião das crianças por cem anos ou mais foi triste, mas depois ela teria a alma eterna, pelo dito no conto. Na minha imaginação ela conseguiu a alma eterna.

    ResponderExcluir
  82. Gente. Eu sou apaixonada pelo conto A Pequena Sereia. Você sabia que tem uma estátua chamada a Pequena Sereia lá na Dinamarca? O conto é original do Anderson, mas pegou no imaginário popular da época na Dinamarca. A história dela virar um espírito guardião das crianças por cem anos ou mais foi triste, mas depois ela teria a alma eterna, pelo dito no conto. Na minha imaginação ela conseguiu a alma eterna.

    ResponderExcluir
  83. Gente. Eu sou apaixonada pelo conto A Pequena Sereia. Você sabia que tem uma estátua chamada a Pequena Sereia lá na Dinamarca? O conto é original do Anderson, mas pegou no imaginário popular da época na Dinamarca. A história dela virar um espírito guardião das crianças por cem anos ou mais foi triste, mas depois ela teria a alma eterna, pelo dito no conto. Na minha imaginação ela conseguiu a alma eterna.

    ResponderExcluir
  84. A verdadeira sereia seria um monstro e seriamos comida para ela.

    ResponderExcluir
  85. A verdadeira sereia seria um monstro e seriamos comida para ela.

    ResponderExcluir
  86. Um dia, quando eu tinha dez anos, eu comecei a ler esta historia na biblioteca da escola... mas não deu tempo de terminar de ler.... mas me lembro da parte que dizia que cada passo doía, e toda vez que uso um sapato bonito mas que faz dor o pé, me lembro da sereiazinha!!!
    Isso foi em 1985.

    ResponderExcluir
  87. Eu li a história verdadeira quando tinha apenas 8 anos, achei um conto lindo e muito triste.

    ResponderExcluir
  88. Oi! Tem um livro bem legal, Contos de Fadas, edição, Introdução e Notas de Maria Tatar, Editora Zahar) com essas versões originais, muito bem traduzidas, ilustrações históricas, analisadas, biografias de escritores, de ilustradores... contextos com outras versões... enfim, uma joia rara. Acabo de ler A Pequena Sereia e me tô chorando :O
    Baratinho e belo http://www.zahar.com.br/livro/contos-de-fadas-edicao-comentada-e-ilustrada-0

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.