Mini-opiniões: O Adulto - Gillian Flynn

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Minha leitura de Lugares Escuros não rendeu como eu esperava, mas ainda quero retomá-la, era só questão de momento mesmo. Com o lançamento deste conto, aproveitei para ter outra experiência - desta vez mais rápida - com a autora Gillian Flynn. Aqui, lendo a obra completa, pude ver como esta mulher realmente tem o dom para brincar com o psicológico do leitor e nos levar a caminhos inimagináveis. Sua protagonista aqui não é uma mocinha em perigo, mas alguém genuinamente trapaceiro, com facilidade para manipular e altamente gananciosa. Pela minha pequena experiência com a autora, uma típica protagonista dela, né?

É incrível como em pouquíssimas páginas ela consegue construir um ambiente verossímil, visual e sensível. Chegou a dar certo medinho e me trouxe a sensação de quando assisti O grito. O final foi à altura - inesperado e a mulher me fez de trouxa, óbvio. Gillian, isso é um jogo comigo, garota? A maioria dos contos que leio termina de forma aberta e isso pode ser ótimo por nos dar liberdade para imaginar o futuro a partir daquele ponto, mas pode ser péssimo justamente por tal liberdade. Qual a verdade, afinal? A curiosidade corrói e terminei O adulto com enormes pontos de interrogação, surpresa pelos acontecimentos e tentando digerir melhor a história. É inegável que a autora tem o dom para mexer com o psicológico do leitor.

Gostei? Não sei, mas esse conto foi uma pequena amostra do que me aguarda nos outros livros da autora e me deu mais ânimo ainda. Simplesmente não dá pra ignorar o talento da autora. Não se espante se no futuro eu fizer parte de algum fã-clube da autora, ok? Este conto foi escrito para uma antologia organizada por George R. R. Martin (O Príncipe de Westeros e outras Histórias).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.