O Lorde Supremo - Trudi Canavan


Finalmente o último livro da trilogia, onde eu saberia se Sonea tinha ou não razão de ter medo de Akkarin. E se os dois primeiros me deixaram empolgada, esse então...


Enquanto Cery recebe a ordem de alguém misterioso para que mate um assassino, Sonea caminha pela universidade, analisando o que havia ou não mudado. Ela continuava sendo prisioneira do Lorde Supremo (embora ele não tenha feita nada contra ela), em compensação os alunos, e até mesmo os professores, não eram mais pura antipatia por ela. Alguns rapazes até mostravam interesses, seja por amizade ou algo mais. E embora Sonea não tenha amigos (por medo do que Akkarin possa fazer), ela não é mais tão rejeitada.

Depois de uma aula sobre arquitetura, o Lord Supremo entrega à Sonealivros antigos e proibidos, cujo conteúdo a surpreende. Se pergunta por que Akkarin lhe entregaria um livro cujo autor confessasse ter usado magia negra e se sentido culpado por isso. Porém foi após ler outro livro antigo, também trazido por Akkarin, que ela se perguntou a verdade do que lhe foi ensinado. Seria a Magia Negra assim tão ruim? Afinal, ela já foi usada um dia, e era mais do que comum.

Com todas essas questões em mente, finalmente o Lord Supremo lhe conta toda a verdade. Sua história... E Sonea apenas pede para que tudo aquilo seja a mais pura e crual mentira. Infelizmente, não é. E o perigo que as Terras Aliadas sofrem é bem pior do que ela podia imaginar.

Mesmo esse sendo o maior livro da trilogia, levei bem menos tempo para ler do que os outros dois, tal foi minha empolgação. A história desenrola de tal maneira, com acontecimentos inesperados, que não foi à toa ter sido tão surpreendente. A autora desencadeou o enredo muito bem, abordando vários aspectos a fim de que todos chegassem a um só ponto. Até mesmo a tarefa de Dannyl como Embaixador. Por falar nele... Uh, é melhor eu deixar quieto, rsrsrs.

Como posso expressar em palavras as emoções que senti ao longo do livro? Raiva, alegria, surpresa, mais raiva (como alguém poderia ser tão tolo?!) e, ao final, aquele suspiro e reflexão. Quando pensamos bastante em determinadas cenas, os acontecimentos com cada personagem, o provável futuro pós-livro... Seria muito dizer que foi emocionante? Ah, aposto como alguns olhos vão se encher d’água. Tenho que dizer que o fim da história não foi menos do que bonito.

Se teve algo que lamentei no livro foi a diagramação. Talvez por ser 1° impressão, mas, ainda assim, algumas coisas poderiam ter sido melhores. Até porque não identifiquei isso nos primeiros livros da trilogia (também tenho a 1° edição). Deveria haver espaço entre algumas cenas, os travessões estavam em lugares errados... Algumas vezes trouxe confusão, mas felizmente nada que comprometa a história. Acredito que a editora irá se corrigir sobre esses detalhes ;)

(spoiler alert: selecione a parte de baixo)
Ah, claro, também fiquei bem decepcionada com um fato que não ocorreu. Sim, eu esperei pelo beijo de Dannyle Tayend, que infelizmente não houve. Algo bobo para se esperar em meia a tanta batalha e tentar salvar a própria vida, não? Mas, puxa, estou esperando desde o 2° livro! Mas, enfim, fazer o quê! Ela compensou deixando o livro uma maravilha.

Com o 1° livro a autora nos apresentou a um interessante e diferente mundo representado pela cidade de Imardin. Com o último nós damos aquele adeus cheio de saudades, mas sem deixar de esquecer que a história continua. Em nossos corações.

******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Não conhecia essa trilogia e pra ser sincera não me entusiasmei com ela , apesar de sua resenha ser muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou bastante encantada pelas capas dos livros dessa trilogia, mas nunca me interessei de fato pelo livro. Se é tão bom assim, acredito que um dia eu dê a chance de desfrutar tal leitura :)
    ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Pra confessar, não li nenhum da trilogia e ela não me chamou muito a atenção. Tá na cara q vc gostou, mas eu não me entusiasmei com ela.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vontade de ler essa trilogia!
    Desde que lançou o primeiro livro eu já gostei do tema abordado: magia.
    Os livros são meio grandes e algumas pessoas dizem que a autora é meio enrolada, que a história tem um ritmo meio lento, mas acho que mesmo assim eu leria!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estava tããããão bom! Aí chegou no final e foi jogando tudo rio abaixo. Não, eu não gostei do final. Podia ter sido bom se ela tivesse dado a perspectiva da Sonea, mas não, que final foi aquele? Matou quem não precisava matar e depois, na ultima página a menina estava.... e não mostrou nada do que ela sentia naquele momento. Queria aquele final tipo "e então vou levando a vida, apesar de tudo" com ela dizendo, ela mostrando. Teria tido graça, mas não teve. Teria sido um final ótimo mas não foi! E sabe o que é mais engraçado? Senti que só o Dannyl se deu bem. Sério, só ele...a Sonea não terminou legal, o Rothen foi mais ou menos, o Cery coitado, também não vi um bom final pra ele. E até o filho lá do Rothen ficou na surdina. Acho que ela correu nesse final heim...Ou fez pra pedir por uma continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre temos finas felizes... Tbm achei aquela morte desnecessária, mas fazer o que?? Ei achei a história muito original e um trabalho muito boa.

      Excluir
  6. Olá!Bom não li nenhum livro desta trilogia.Não sei porque,mas ela não me despertou interesse em lê-los.A sua resenha esta demais,o final do livro que mencionou mas não falou me deu aquela curiosidade,porem nada mais.
    Quem sabe em futuro próximo eu consiga lê-los,mas no momento vou deixar para a próxima!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  7. Tenho os dois primeiros livros da trilogia aqui em casa, mas só lerei quando conseguir esse terceiro também. Eu gosto dessa pegada de magia, fantasia e aventura que esses livros tem. O bom é que essa trilogia foi fechada com chave de ouro.
    Super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Não li nem o clã dos magos ainda, tenho ele aqui em casa, meu irmão leu mas eu ainda não. Talvez logo mais eu leia, ele amou então, deve ser bom mesmo =) Essa trilogia é um sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos livros q me deixa muito confusa..
    tipo, eu nao tenho certeza se quero ou nao ler ele...
    tem uma boa critica e tals.. mas sei la.. da pra entender isso?
    Ele nao tem nada q me desagrade, mas tbm nao tem muito o q me desperte aquele grande interesse... =/

    bjs

    ResponderExcluir
  10. A autora durante o livro todo dá uma tempestade de detalhes de tudo que acontece no final voa, com poucos detalhes e um final que pra mim foi DECEPCIONANTE. Apesar disso, adorei a trilogia, com o primeiro sendo bem chato e repetitivo, o segundo sendo bom e o terceiro ótimo (apesar do final). Tinha muitas outras coisas que poderiam ter sido feitas com os personagens e tiveram mortes totalmente desnecessárias, pois haviam recursos para evitá-las. Alguns elementos ficaram sem resposta, por exemplo, pra que servia a câmara que Dannyl encontrou na sua viagem, a terceira pedra de sangue de Akkarin, com que ela estava? e outras coisitas. A trilogia merece uma edição especial pra explicar esses "FUROS" na história.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o anônimo e a Cristiane. A autora deixou alguns furos e o final principal foi bastante decepcionante. Nos três livros a autora mais do que destava que o conhecimento era o mais importante para um mago. Sendo assim, que final foi aquele? Com todo conhecimento e experiência que os magos kyralianos tinham, vejo que algumas mortes deveriam ter sido diferentes e outras nem deveriam ter acontecido.A força não é tudo!!! Em todos os "duelos" que a Sonea participou, foi mostrado isso. Conhecimento, estratégia, raciocínio rápido de como utilizar bem o poder. Sinto que a autora correu e se perdeu, levantando alguns pontos que não foram explicados, e que foram deixados em aberto. Mas, nem por isso deixaria de ler novamente a trilogia, só faria o meu final.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Concordo c/ o anônimo. Decepcionante é a palavra de ordem aqui. Os dois primeiros livros foram repletos de detalhes,o que faltou totalmente no terceiro,dando a impressão de que foi escrito e lançado c/pressa,nos deixando na espectativa de que possivelmente será lançado mais um,contando o que aconteceu c/ Sonea e o filho que ela espera e quem sabe uma reviravolta c/ relação à Akkarin,sendo ele um mago tão poderoso e outros detalhes que não foram esclarecidos no decorrer do livro.Como disse o Anônimo,talvez uma edição especial ou um 4° livro possa resolver o problema e acabar com esse gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  14. AVISO: Esse comentario contem spoilers devido ao estado emocional da leitora apos ler o final da saga. Geeeeeeeente. Que final foi esse heim? O.o To muito p#@%&*! da vida. Foi p isso q eu li loucamente os tres livros em um mês e meio? Se a autora quis dar um final "adulto" fugindo do final feliz clichê devo dizer q ela foi, muito educadamente falando, infeliz. Afinal, o que pode ser mais clichê do que o mocinho se sacrificar para salvar a mocinha no final. E bestamente, devo acrescentar. Pq raios eles nao usaram o poder da arena? O que os impedia? E que golpe furreca esse q enganou os 2 no final. Isso fora as outras pontas soltas ja citadas. Enfim... #decepcionada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.