Uma olhar inocente sobre os campos de concentração nazistas.
A historia se passa no período em que o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, porem, não é mais um livro daqueles que conta a historia da guerra com seus soldados feridos e afins. Em "O menino do pijama listrado" nós nos deparamos com a historia de Bruno, um menino de 9 anos, inteligente, porem inocente sobre o que está acontecendo no mundo afora; que mora com sua irmã Gretel, que ele a chama de "Caso Perdido", sua mãe, seu pai e os empregados. Num dia que Bruno volta para casa depois da escola, ele se depara com a noticia de que sairão de Berlin porque seu pai foi enviado em uma missão, ao chegar na nova casa, que é distante e bastante isolada, Bruno não se sente mais feliz, tenta convencer os pais de irem embora porem não tem sucesso.
Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.
Depois de um tempo o garoto se conforma com a mudança, mas o fato de não ter outra criança para brincar com ele (sua irmã tinha 12 anos, mas já se achava adulta e estava interessada em outras coisas), Bruno então resolve reacender o instinto explorador dele e vai conhecer melhor o lugar que estava morando, nessa exploração ele chega até a "fazenda" que ele conseguia enxergar da janela no seu quarto, onde as pessoas de pijamas moravam e trabalhavam; o menino então conhece Shmuel, O menino do pijama listrado, e se tornam -secretamente- amigos, ...melhores amigos. Bruno passa a visitar o amigo todos os dias para conversar, brincar e até para lanchar as comidas que ele roubava da cozinha de sua casa; e assim ele não se sente mais sozinho naquele fim de mundo. Mas, até onde você iria por um amigo?
“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para vida toda.”
"O menino do pijama listrado" é daqueles livros que você não quer largar até termina-lo, apesar de ser narrado, o livro mostra a visão e pensamentos de Bruno, deixando a história que envolve um assunto pesado não parecer tão horrível como é. Shmuel e Bruno são personagens cativantes, que me deixaram encantada com a amizade pura e inocente que surge entre eles, já a Gretel me despertou uma certa raivinha por ser mimada e meio mal-criada; mas até mesmos os personagens menos cativantes me emocionaram ao longo do enredo.
Com capa simples (porem encantadora), personagens e cenários bem descritos, capítulos curtos, escrita fácil e tradução bem feita, a unica coisa que me incomodou foi o fato de que para as falas não são usados aqueles travessões, mas sim aspas; tirando isso, o trabalho da editora ficou realmente bom. Acho que não vou tirar essa historia da cabeça nem tão cedo, sabe, esse livro me fez pensar muito, rs. Recomendo mil vezes se for preciso, mas já vou logo avisando: você vai se emocionar (mas acho que não faz mal né?). Demorei muito pra encontrar palavras pra falar sobre esse livro, ...então é isso pessoal, até a próxima!
******************Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.
Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
ResponderExcluirE feito com arte, admiro a vossa habilidade,é na verdade uma artista.
Com votos de grandes vitórias.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
esteja à vontade, saiba porém que irei seguir também seu blog.
Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.
ola daqui a pouqinho tem um dedicatoria os blog que eu gosto e sigo, o seu está lá,
ResponderExcluirEspero que goste.
http://www.palavrapequenas.blogspot.com.br/
Eu gosto de livros e filmes que abordam os acontecimentos da guerra, envolvendo sofrimento, dor. É uma forma de ver como foi a realidade de algumas pessoas naquela época. Às vezes, algumas obras nos fazem refletir de certa forma, não sei bem explicar. Eu tenho vontade de conferir a leitura de O Menino do Pijama Listrado, e se não me engano, tem também o filme né? (ou engano meu?) enfim. Acredito que seja um livro emocionante e verdadeiro em suas palavras, além disso, acredito que todo mundo deve se entregar a um livro ou um filme que aborde tais assuntos, porque além de conhecimento, vem junto uma carga de emoção! Vou procurar ter esse livro em mãos, como muitos outros.
ResponderExcluirGostei da resenha, Duda, beijos.
Oi Duda, eu não cheguei a ler o livro, mas chorei muito com o filme, então imagine se lesse.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Eu amo esse livro, na verdade amo todos os livros que ja li do John Boyne sou fã dele.
ResponderExcluirCamila Márcia
@camila_marcia
De Livro em Livro
Devaneios Fugazes
Eu comprei esse livro em inglês e ele vai ser uma das minha próximas leituras, espero me emocionar muito. Ainda não li nenhum dos livros do John Byne, esse vai ser o primeiro.
ResponderExcluirNovamente uma grande amizade , que se inicia em momentos tumultuosos , essas são as verdadeiras e duradouras , gostei muito da sua resenha e me interessei muito pelo livro.
ResponderExcluirAssisti o filme e me emocionei muito no final. Gostaria tanto de ler o livro, mas nunca tive a oportunidade. Uma dia eu ainda lerei! haha
ResponderExcluirAbraços!
aceito doações desse livro ou 40 reais. Quem puder contribuir, me ajude, pq eu necessito desse livro para sobreviver
ResponderExcluirEsse livro parece ser incrível, envolvente, prende a sua atenção. Quero muito, muito ler!
ResponderExcluirEu não tenho vontade de ler esse livro, não gosto do tema nazismo, guerra e coisas desse tipo, não é um livro q me interessa.
ResponderExcluirGente é tão fofo esse livro! Só vejo coisa boa dele mas nunca consegui pegar pra ler. Um dia ainda pego, vale a pena *-*
ResponderExcluirGosto destes livros, que apesar de acontecer na guerra, não tratam desse tema e sim de quem viveu. Mostram que ainda há um sorriso em meio a dor.
ResponderExcluirRecomendo.
Sempre ouvi comentários apaixonados em relação a esse livro, mas nunca cheguei a lê-lo. Pretendo algum dia dar uma conferida, mas não agora, pois não estou no momento pra ler esse tipo de livro.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Fiquei realmente interessada nesse livro! Não tinha lido uma resenha dele até agora, mas me deu uma super vontade de lê-lo! Só vi o filme e já me emocionei muito... Imagina com o livro, rs. Já li alguns livros sobre a guerra, e esse vai ser o próximo! Adorei a resenha! Beijos.
ResponderExcluirGosto bastante do filme! Mas o livro ainda não li... fico com receio de não gostar. Todos os livros bem conceituados sempre me decepcionam de alguma maneira. Espero que isso não ocorra. =)
ResponderExcluirEsses é sem duvidas, um dos livros mais lindos que já li. Eu não o larguei até terminar, e soluçava sem parar, de tanto chorar.
ResponderExcluirEu comprei esse livro ha tempoooooooooooos!!!
ResponderExcluiradoro a textura da capa, assim como vc falou, ela é simples e muito bonita...
Eu li e vi o filme em seguida, achei fiél..
Emprestei e nunca mais me devolveram.. fiquei arrasada. =(
bjs