Eu não costumo gostar muito de romances históricos - e não fazia ideia do que era steampunk - mas a maneira com a qual eu me apaixonei pela Srta. Tarabotti não pode ser comum, nem saudável. Um dos melhores livros de 2013 para mim, Alma? é um romance gostoso, rápido e bastante inteligente.
Tudo começa com Alexia Tarabotti sendo atacada por um vampiro durante a festa da Duquesa de Snodgrove, na biblioteca vazia. Estamos na Inglaterra Vitoriana, e vampiros e lobisomens fazem parte da sociedade inglesa. Entretanto, o que poucos sabem é que a Srta. Tarabotti esconde uma propriedade secreta: é uma preternatural. Isso quer dizer que ela não possui nenhuma alma, e que isso anula qualquer poder sobrenatural que possa ser usado contra ela. Sendo assim, o vampiro acaba não sendo bem-sucedido em seu ataque, e Alexia o mata por acidente.
Antes da moça começar a pensar no que fazer com o corpo, Lorde Maccon, representante do DAS (um órgão do governo responsável por administrar os sobrenaturais), que também é o Alfa da alcateia de lobisomens da região, e seu Beta, professor Lyall, chegam ao local do crime. Eles começam a achar a situação muito curiosa, levando em conta que o vampiro em questão não fazia ideia do que era uma preternatural, e acham tudo ainda mais curioso quando Alexia comenta que o vampiro que a atacou ceceava e parecia não ter nenhuma noção das regras de comportamento da sociedade.
Começando a suspeitar de que algo muito maior estava por trás de tudo isso, a Srta. Tarabotti inicia uma investigação por contra própria, contrariando o nervoso e másculo Lorde Maccon, que insiste em contradizê-la em tudo. Solteirona convicta e dona do próprio nariz, Alexia começa a se sentir balançada com o Lorde de ascendência escocesa ao prosseguir suas investigações e começar a correr perigo real. O que está acontecendo na Inglaterra? Porque vampiros antigos estão sumindo e outros - totalmente novos, inexperientes e alheios às regras - estão nascendo? Como controlar este risco tão grande à sociedade?
Pra falar a verdade, eu comecei esse livro sem grandes expectativas. Tinha lido uma ou outra coisa aqui e ali sobre ele, mas nem sabia bem do que se tratava. Steampunk pra mim sempre foi um enigma, e só depois de começar o livro e de muita pesquisa é que fui entender (parcamente) o que é (e se você também não faz ideia do que é steampunk, clique aqui para uma definição mais ou menos boa. Tivemos alguns exemplos de filmes steampunk nos últimos anos, ao que consegui deduzir, do tipo Van Helsing, Os Três Mosqueteiros (essa versão nova com o Logan Lerman), João e Maria - Caçadores de Bruxas e os dois novos Sherlock Holmes lançados pela Warner). Entretanto, o romance me surpreendeu de uma forma totalmente nova. Como eu já disse, não costumo gostar de romances históricos (aqueles com Lordes, Condes, moças com saiotes e sombrinhas), e acho que da minha pequena experiência, o meu preferido até agora era Liberte Meu Coração, da Meg Cabot escrevendo sob pseudônimo de Princesa Mia Thermopolis. Nunca gostei muito desses romances porque sempre achei chata a forma com que os personagens dialogavam entre si, aquela coisa fria e complicada. Mas Alma? quebrou totalmente o que eu pensava desse tipo de romances e fez com que eu devorasse o livro numa velocidade inimaginável, apreciando cada frase da Srta. Tarabotti e cada provocação do Lorde Maccon. Parece que toda a alma ausente em Alexia foi colocada no livro.
Essa é a Alexia, para o Lorde Maccon! |
Gail Carriger escreve diálogos com uma facilidade incrível, e eu já estava quase me sentindo na Inglaterra Vitoriana e sentindo cheiro de chá. O livro flui rapidamente, e acho que os personagens ajudaram muito para que isso acontecesse. A Alexia é FENOMENAL, super inteligente, supera todas as críticas da família e não se entristece quando alguém solta um "solteirona" para ela - embora, sim, ela só tenha vinte e poucos anos. Lorde Maccon é o lobisomem mais Alfa e mais engraçado que eu já conheci nos livros, sempre provocando Alexia e a deixando muito brava com sua super proteção ou com suas cantadas. Todos os outros personagens tem uma graça encantadora, mas o par romântico principal funciona bem até demais. É daqueles que a gente fica até sem graça de não ter uma coisa parecida na vida real, sabem? É curioso como os diálogos do livro são super inteligentes, e ele é super bem construído. Nada de besteirol. As teorias são super plausíveis (até eu estava acreditando em vampiros em um determinado ponto! [-brinks]) e a inteligência do romance me fez ficar de cara no chão.
Esse sou eu conversando com o Lorde Maccon durante o livro. |
Todo mundo pode - E DEVE - se aventurar em Alma? e conhecer Alexia e o Lorde Maccon. O romance é um pouco apimentado (sim, ele é um pouco hot) mas é super leve, comparado a alguns tons por aí. A Editora Valentina fez uma capa fantástica, uma diagramação muito boa e uma tradução impecável. Eu amei o livro em si, e acho que tudo funcionou muito bem. A resenha não ficou nada do que eu esperava (eu queria ter feito uma resenha MUITO MELHOR pra falar desse livro pelo qual eu me APAIXONEI, mas não consegui! Foi mal, pessoal!) mas ainda assim, leiam Alma? e sejam felizes!
o Este Já Li vai acabar me falindo. Sempre que tem resenha nova eu tenho vontade de sair correndo e ir comprar o livro.
ResponderExcluirEu sou meio indiferente a romances históricos, nem gosto nem desgosto, mas quando se trata da Inglaterra Vitoriana eu necessito ler o livro. Acho que nunca li o livro onde a protagonista não tivesse alma, isso me interessou bastante também.
Estou sentindo uma necessidade enorme de ler/ter/amar esse livro.
ResponderExcluirtempestadesdiarias.blogspot.com
Eu também não gosto muito de romances históricos, mas me interesse muito (muito mesmo) em ler "Alma?". O enredo parece ser bem legal, além da história acontecer na Inglaterra Vitoriana né... Quero muito ler!
ResponderExcluirOi? Quero este livro jáaaaaaaa!
ResponderExcluirAmei a resenha e obrigada por ser a primeira que li. =D
Imaginava oooooutra coisa d livro. Passei nem perto do sobrenatural! ¬¬
Dica mais que anotada. Roubou até o lugar de outro livro. Haha!
xoxo
Antes de qualquer coisa: que capa linda!!!!!
ResponderExcluirBom, eu amo romance histórico. Amo os condes, pianos e xícaras de chá. O que eu não curto mesmo é essa coisa de lobisomem. Não é preconceito, longe disso. É que jamais gostei dessa pegada nos livros. De qualquer forma, parece ser uma boa dica e pretendo prestar mais atenção se eu encontra-lo dando sopa pelas livrarias. Me interesse muito pela Alexia. =)
A resenha veio em boa hora para mim, já que pretendo começa-lo imediatamente. O que me deixa mais curiosa é conferir o lado Steampunk no livro, também só conheço o básico do gênero, estou ansiosa pra vê se irei gostar. Gosto também de personagens fortes e diálogos inteligentes, é um sopro quando encontro isso nos livros, afinal superam a mesmice. Bem, vou começar a ler e espero gostar.
ResponderExcluirBj
Oi Renato, tudo bem? Eu também adorei Alma? A Alexia é demais! E o livro é realmente muito inteligente, não tem como não amar. Adorei a sua resenha!
ResponderExcluirbeijos, Lu
Ai, não adianta! Eu posso ler milhares e milhares de resenhas positiva sobre esse livro e nunca sentirei vontade de lê-lo. haha
ResponderExcluirSério, sabe aquele livro que parece totalmente insignificante pra vc? Alma? é assim para mim. Além do mais, acho a capa muito feia... :S
Hahahaha eu tb não fazia ideia do que era steampunk, mas o wikipedia me salvou quando solicitei o livro!
ResponderExcluirA Alexia é fantástica, tem tudo que eu gosto numa protagonista. Mas vamos falar do Lorde Maccon? rsrs Oh senhor, habitou minhas fantasias e olha que nem gosto de lobisomens!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Gente, ando vendo tantos comentários positivos desse livro que minha curiosidade está sendo aguçada, aguçada, aguçada, haha.
ResponderExcluirNunca li algo steampunk, e essa história me parece uma ótimapedida para começar nesse gênero.
Está na lista de desejos :)
Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com/
Morro de vontade de ler esse livro. A capa realmente ficou bem legal e praticamente todo mundo fala bem dele.
ResponderExcluirGosto de livros steampunk, tudo bem que só li uns 2 rsrsrs, e o genero não está tão em evidencia então não cansa muito.
Bjs
Pah
dicalivros.blogspot.com
Eu também gostei muito desse livro *.*
ResponderExcluirNo começo também pensava que não iria gostar, pois ultimamente não estou muito no clima de livros com lobisomens, vampiros e afins.
Mais quando li me apaixonei completamente pela história.
bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Tem muuuuuuuuuuito tempo que quero ler este livro, estou até participando da promoção com Dedos cruzados e ansioso, querro mt mt mt mesmo. Adoro a Gail, ela é super foda. Gostei bastante da ideia de varios seres bem diferentes nessa historia, o departamento, o contexto, nossa, tudo é bem legal!
ResponderExcluirÉ bom saber que não sou a única que desconhece o significado de Steampunk rs'
ResponderExcluirDesde quando o livro foi lançado eu não encontrei uma resenha negativa dele, o que mostra que ele é extremamente bom, já que conseguiu agradar grande parte da blogosfera, e eu realmente preciso concordar com isso diante dessa resenha. Essa mistura de seres sobrenaturais, quando é feita com maestria, funciona perfeitamente bem, para alguns pode ser confuso, mas eu acho legal quando temos vários seres em uma só história, oferece mais personagens e histórias diferentes para você se apaixonar. Eu acho que se você tinha o intuito de encantar os leitores do blog incentivando-nos a desejar o livro, você conseguiu Renato, eu tenho um receio com romances históricos, não sei se me agradaria, mas isso nem pesou no fato de agora eu desejar perdidamente esse livro rs'
É, entrar no blog é sinônimo de gastar dinheiro...
Beijos
Todas as resenhas que li sobre esse livro foram positivas. Também só tive conhecimento desse gênero "Steampunk" quando "Alma?" foi lançado. Descobri que já tinha assistido filmes desse gênero sem saber. Rsrsrs
ResponderExcluirEstou bem curioso pra ler, pois gosto de protagonistas que tenham essas características que a Alexia tem.
@_Dom_Dom
Hahahaha o livro me parece ser bem legal, mais um que vai entrar na minha listinha (Já já vou a falência)
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Beijooos
Oie Renato, que bom, que começou ler sem expectativa e o livro te surpreendeu de uma forma positiva, espero ter a oportunidade de ler o livro e gostar tanto quando você!
ResponderExcluirBeliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Nossa to passada eu tinha visto esse livro em alguns blogs, mas não resenhas, vi até as capas de outros países no blog da Liziane, mas não sabia que a história era assim, o que me deixou mega curiosa para ler, a definição que vc usou na resenha foi perfeita!
ResponderExcluirValeu!
bjs
Livros, a Janela da Imaginação
O livro se passa na Inglaterra? Já comecei a gostar haha vocês vão me falir isso sim...
ResponderExcluirJá vi esse livro em vários blogs mas acho que essa resenha foi a melhor...
beijos
Primeiro me apaixonei pela capa, logo que vi, e estou louca para ler e ter esse livro em minha coleção, ainda não tive oportunidade de comprar... fiquei super curiosa sobre esse estilo steampunk, procurei entender o que significava e me indicaram ler Alma... já gosto de livros com vampiros ou temas vitorianos... acho que irei gostar desse.
ResponderExcluirEste livro é a cara da Nayara Sodré e da Ana Paula, elas vão gostar muito de lê-lo. A resenha ficou excelente e os comentários sobre o livro te fazem perceber mais a fundo a história. Presente pra vc Nayara.
ResponderExcluirSó tenho lido críticas boas desse livro e sinceramente, estou curiosas para saber como a autora envolveu tantos personagens diferentes, sem deixar a história se perder ou ficar superficial.
ResponderExcluirtbm não gosto muito de romances históricos, e não sei o que que é steampunk, mas quero ler o livro mesmo assim hahaha
ResponderExcluira capa realmente ficou fantástica!
relei Alma? e serei feliz :)
Sempre que você consegui deixar o leitor com vontade te pegar o livro pra ontem, você fez uma boa resenha. E essa foi incrível! Eu nao estava interessada no livro até agora.
ResponderExcluirEle parece encantador! E a explicação de Steampunk foi muito util rsr
Beeijinho. Dreeh
Livros e tudo o que há de bom
Eu não vejo a hora de lê-lo
ResponderExcluirA combinação da capa do livro com seu título chamou muito minha atenção, para completar gosto de literatura sobrenatural, então quando vi esse livro, me interessei por ele parecer ser divertido e com uma protagonista bem diferente do que somos acostumados. Enfim, quero muito ler esse livro agora!!!
ResponderExcluirAté agora só li resenhas positivas sobre o livro, estou curiosa para ler.
ResponderExcluirahh super mega ansiosa e curiosa pra ter a oportunidade de ler esse livro, já li resenhas muito positivas sobre ele agora que to louca mesmo !!
ResponderExcluirAdoro uma história sobrenatural, e essa ainda tem romance, investigação criminal e alguns mistérios. Preciso ler Alma?
ResponderExcluirAchei muito interessante o fato de vampiros e lobisomens viverem em sociedade e tenho quase certeza que vou adorar a protagonista!
Ótima resenha, deu pra entender um pouquinho mais da história =D
Estou louca pra começar a me aventurar nesse gênero! TODAS as críticas que ouvi desse livro (e também do gênero em si) foram muito positivas. Quero muito ler!!
ResponderExcluirParece ser um livro Ótimo! , muito interessante o fato dela não possuir alma.
ResponderExcluirparece ser daqueles livros que te prende a leitura, e que nos faz amar os personagens.
Ja adicionei Alma? a minha lista de leituras..
Lendo a resenha parece que o livro é “divertidíssimo”.
ResponderExcluirHistória de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas… tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
Adorei a resenha.
Bjus
Fiquei curiosa com o estilo, nunca li nem sei exatamente como funciona o Steampunk. Spo que acho tão longe da minha preferência literária uma história com vampiros e lobisomens, rsrs... Por outro lado a curiosidade foi atiçada e quero conhecer essa mocinha nada convencional vivendo nessa sociedade cheia de regras e preconceitos, rs, no que vai dar isso?
ResponderExcluirestou muito curiosa para ler esse livro,adoro livros com sobrenatural :p
ResponderExcluirNão consigo gostar da capa desse livro, e por isso, eu não tenha vontade de lê-lo. Mas se um dia cair no meu colo, eu o leria com certeza. Nunca li nenhum steampunk, e total loucura romance histórico com vampiros e lobisomens, mas melhor mesmo que seja assim de forma natural e realmente sedutora.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar em Steampunk, claro que já vi os filmes que você comentou, mas não sabia que eles tinham um gênero diferente. Fiquei chocada em saber que Alma? é um romance histórico e sobrenatural, não dava nada por essa capa. Vou procurar lê-lo e ser feliz hahaha. Beijos
ResponderExcluirEsse livro é o que preciso pra ler nesse momento. Me apaixonei pela história e pelo personagem. Estou precisando muito de distração assim. Amei. Beijos.
ResponderExcluirGail conseguiu mesmo trabalhar um tema batido de forma única, o casal convence, o romance diverte, é quente sem ser vulgar e ainda temos todo o mistério do enredo que dá um clima muito interessante. Lorde Akeldama foi o plus, que vampiro estiloso.
ResponderExcluirBjos!!
Necessito deste livro na minha estante, NOW!!! kkk lindo
ResponderExcluir