Menino de Ouro - Abigail Tarttelin

Um livro super comovente, e que nos fala de vários tabus!


Max Walker é um garoto prestes a completar 16 anos, filho dos dois advogados mais famosos. Um garoto calmo, que nunca deu trabalho aos pais e um irmão mais velho atencioso; aluno com ótimas notas e um dos melhores no time do futebol, pegador e amigo de todos, ou seja, literalmente ele é o menino de ouro. Max tem uma vida perfeita... ou melhor, aparentemente perfeita; porque por trás de toda essa perfeição, a família Walker esconde um segredo, Max é intersexual.

É como se Max estivesse no meio dos dois gêneros, não é menino e nem menina. Mesmo tendo os dois órgãos sexuais ele foi criado como menino. Mesmo com esse “problema”, sua vida sempre seguiu normalmente, até o dia em que Hunter, o seu “melhor amigo” (milhões de aspas, por favor!) que é um dos poucos que sabem sobre o seu segredo, fez uma coisa em que mudou completamente a visão que Max tinha de si mesmo. Após esse acontecimento, Max precisa tratar a sua intersexualidade de uma forma mais aberta, porem seus pais nunca conversaram da maneira necessária sobre a sua condição com ele. E é justamente isso que acompanhamos: a luta de Max contra as consequências físicas e emocionais causadas por tudo o que a intersexualidade lhe trouxe. E a grande questão: como que Max superará esse fato da sua vida?

"Sou um observador passivo da dor à minha volta. Sou o fusível da bomba. Nem sequer me acendo. Tampouco escolho quando apagar. Eu não explodo. Apenas sou."  

Menino de Ouro é narrado pela visão de Max, da mãe, do pai, do irmão, da médica e da namorada de Max. O que eu achei muito bom, porque assim eu pude sentir o que todos os envolvidos sentiram. Todos os personagens ganharam um espacinho no meu coração, (só Karen, a mãe de Max, que eu estava querendo mata-la em determinado ponto da historia). Achei os personagens bem construídos, com a personalidade e aparência física de cada um bem exposta; apenas Daniel, irmão mais novo de Max, que me incomodou um pouco, porque ele é apenas um garoto de 10 anos, mas falava como alguém de 23, não tinha tanta essência de criança, sabe? Mas, tirando isso, achei tudo perfeito, os personagens, o enredo, as descrições de cenários, enfim, T-U-D-O.

Fazia um certo tempo que eu não criava expectativas com livros, porque assim é mais difícil se decepcionar, mas quando eu li a sinopse desse eu praticamente enlouqueci de tão ansiosa que fiquei para lê-lo, haha, e o melhor de tudo: ele superou todas as expectativas que criei. Sério, fiquei apaixonada a partir do momento em que toquei nele, e ainda estou eu estou completamente apaixonada por tudo desse livro. Adorei a capa, adorei o titulo, o trabalho da tradução foi ótimo, mas encontrei dois ou três errinhos, porém, nada que comprometa a leitura.

Essa foi uma historia que me fez ficar filosofando um pouco sobre a vida, em o que é ser normal, sobre a nossa aceitação diante das diferenças dos outros e tudo mais. E também fiquei com o pensamento de conversar sobre tudo o que for necessário não só com os meus futuros filhos, mas também com os meus futuros alunos, esse livro realmente me fez refletir. Enfim, não sei o que falar a não ser: Ei, todos seres humanos da Terra, leiam este livro e se apaixonem! (sim, destacado desse jeito para vocês entenderem, haha!). Beijos, e até mais!
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. confesso que apesar de trazer uma temática interessante, não é um livro que me atraia, é uma questão de não ter me identificado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.