Se eu ficar - Gayle Forman

Tenho Se eu ficar há um bom tempo (consegui através de uma troca no Skoob), mas confesso que o desejo de ler só veio com o lançamento pela Novo Conceito com um trabalho gráfico totalmente diferente do "branquinho básico" da outra edição. Parece bobo, mas me deu outra perspectiva - antes eu achava se tratar de um romance adulto (oi você que não é chegado a ler sinopses). Depois - de forma decisiva - veio o trailer e, pronto, entrei totalmente no clima. Sem dúvidas, isso mudou totalmente minha experiência de leitura.

Se eu ficar tem um plot simples: Mia sofre um acidente de carro junto da sua família e tem uma experiência extracorpórea: apesar do corpo em coma, ela passa a acompanhar tudo que acontece a partir de então, como espectadora, no hospital. Ainda no local do acidente, vem a triste constatação que está órfã. A partir daí, como se a escolha fosse dela, tem que decidir se quer ficar mesmo sem sua família ou se ela realmente vai pra onde quer que as pessoas vão depois. Ela tem bastante motivos para seja qual for a decisão.

"- (...) Seja qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda."

A história é relativamente leve, considerando as circunstâncias do enredo. A protagonista é uma garota comum, longe de ser a mais popular no colégio e, mesmo sendo musicista, se acha invisível o suficiente para não acreditar que o carinha da banda está afim dela. Isso tudo não faz dela uma chata ou "paradona", pelo contrário, acabei criando um certo carinho por ela - e o fato de não se vitimizar também ajudou. Com sua delicadeza nata, me apaixonei por sua relação com Adam - bem como Hazel diz em A Culpa é das Estrelas "me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra." Em pequenas doses, vamos conhecendo a história antes do acidente e do jeito que mais gosto: com fatos, pequenos recortes de momentos onde podemos entender o significado da passagem, sem que a protagonista tenha que explicitar as características do personagem ou rasgar elogios ao namorado. Assim, com flashbacks em meio à narrativa presente, vamos entendendo (e construindo) a importância de cada pessoa.

"- Por favor, Mia - implora. - Não me faça escrever uma música."

Este é um livro fofo, mesmo sem ser engraçadinho ou "de fotografia colorida". É sensível, arranca uns sorrisos bobos e deixa com um nó na garganta. Há um relógio que, às vezes, grita e me deixou apreensiva, ao mesmo tempo em que eu só queria abraçar o livro por ser tão simples e tocante. Além de querer abraçar a própria Mia, por conta do dilema que ela estava enfrentando e eu a entenderia em qualquer decisão. Ah, não posso me esquecer dos personagens que enchem cada página com amor e são protagonistas na vida da garota.

Definitivamente, não é um livro que vai te fazer chorar rios (talvez só umas poucas lágrimas), mas é aquele pra se ter carinho ao vê-lo na estante. Também não é o pra ler cheio de expectativas, pois ele tem ambiente e espaço bem limitados, não traz explicações do que ela está vivendo, as coisas simplesmente são e ela, tanto quanto nós, não faz a menor ideia de como ou por que tem a chance de escolher. Algumas vezes a autora traz fatos de forma crua que podem assustar, como quando ela vê pedaços do cérebro do seu pai na estrada, mas tudo tem um motivo e "algo a dizer". Leiam sabendo que é algo singelo, mas muito íntimo e comovente.

"Só acho que funerais são como a própria morte. Você pode ter os seus desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob seu controle."

Para finalizar, deixo vocês com o trailer do filme (que eu ainda não assisti #chora) que dá sinais de que posso chorar tudo que não chorei no livro. Acredito que literatura + cinema vão casar perfeitamente neste caso, um complementando o outro. E, claro, a trilha sonora com Say Something dispensa comentários ♥

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Ceile, eu meio que me vi aqui na sua resenha. Primeiro porque me interessei por Se eu Ficar apenas depois de me deparar com o trailer, mesmo diante da divulgação da editora eu ainda me mantia resistente, até que vi o trailer e resolvi mergulhar neta história. Bom, o que dizer, vc tem razão é essencial não colocar grandes expectativas em cima do livro, não o fiz e o apreciei de forma natural, acabei me apaixonando pela narrativa e personagens e não vejo a hora de ter a sequência em mãos. parabéns pela resenha :) http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile

    Quando peguei esse livro para ler esperava muito dele, talvez por isso não tenha ficado completamente satisfeita com o que encontrei. É claro que a história é muito tocante e no começo eu me emocionei algumas vezes, mas nada de lágrimas. Depois, apesar de ser bem pequeno, perdi um pouco a empolgação e peguei birra com a Mia o que certamente influenciou bastante na minha opinião.
    Estou bem curiosa para saber como as coisas ficaram depois daquele final súbito e já imagino que gostarei bem mais da adaptação.

    Beijos

    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. quero muito ler, mas sei que chorarei, esse trailer é de arrepiar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou ansiosa para ler este livro desde quando ele foi lançado, mas estou proibida de comprar livros no momento, então estou apelando para me darem no meu aniversário. kkkkkk

    Amei a resenha. :**
    Hayanne Deise Lins
    > Sentido Literário <

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ceile!
    Primeira pessoa que vejo falar de maneira carinhosa sobre esse livro.
    Acho que o pessoal ficou um tanto decepcionado, devido à todo marketing feito pela Editora, acho que todos esperavam mais. E como você disse, a historia é bem sutil, mesmo com o assunto que é tratado. Gostei muito da sua resenha, até me animou a ler. Eu já queria só assistir ao filme, tinha desanimado do livro. rsrs

    Beijinhos!
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho lá minhas dúvidas sobre esse livro. Li algumas resenhas que são desanimadoras. Acho que vou assistir o filme primeiro, e dependendo do que achar leio o livro.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? :)
    Também li esse livro e achei o mesmo: é bem simples, mas é muito comovente e profundo e é isso que o torna tão bom.

    Aproveito para dar uma notícia também. Este ano decidi organizar um amigo secreto literário no meu blog e adorava que participasse. É só ir no blog e ver o mais recente post que lá está tudo explicadinho.

    Beijo, Jessie
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Esse é aquele livro que a editora deu pra sei lá quantas pessoas nas redes sociais?!?

    A história parece ser boa mas não to na vibe pra ler ela, fora que é uma trilogia...certo?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.