Quando Cair o Verão & Outras Histórias - Amelia Williams & outros autores

Esse é um livro que surgiu na maior e mais duradoura série da televisão: Doctor Who. Sem muito a ver com a série, entretanto, com olhos leigos, Quando Cair O Verão & Outras Histórias é um livro fantástico.

Atenção: essa resenha pode conter alguns spoilers da 6ª e 7ª temporadas de Doctor Who, se você conseguir identificá-los. Se você assiste a série e ainda não viu essas temporadas, leia por sua conta e risco.

O livro é constituído de 3 contos. O primeiro deles, Quando Cair o Verão, que dá nome ao livro, foi inspirado pelo episódio The Bells of Saint John. Nele, Kate, uma recém moradora de Watchcombe, começa a perceber coisas estranhas na vila. Depois de um pequeno incidente envolvendo um gato, uma pintura e um anel, Kate é transportada para um local perigoso e gelado, tentando solucionar o problema antes que o Senhor do Inverno se erga. Nesse conto, o Doctor é reconhecido em um personagem específico, pra quem conseguir prestar bastante atenção e não perder nenhum detalhe.

O segundo conto, O Beijo do Anjo, é narrado pela famosa detetive Melody Malone, com a ajuda de Justin Richards. Melody também é uma personagem de Doctor Who, filha da Amelia Williams, e esse conto foi inspirado no episódio The Angels Take Manhattan. A Melody me lembra muito algumas outras personagens detetives de outros livros que li, e o estilo de escrita do conto me lembrou demais o estilo de escrita do Lemony Snicket. Esse conto é um dos mais sensacionais, cheio de mistério, investigação e uma detetive pra lá de excêntrica e engraçada. Depois de ser visitada por uma estrela de cinema, ela começa a investigar uma possível tentativa de assassinato.

Essa é a Melody Malone.
O terceiro conto, O Demônio na Fumaça, foi escrito por Justin Richards, e foi inspirdo no episódio The Snowmen. Nesse conto, Harry e Jim estavam fazendo um boneco de neve num dia frio de inverno quando, de repente, o boneco começa a sangrar. Quando um corpo cai de dentro do boneco de neve - e os garotos tem a plena certeza de que quando o construíram, o corpo não estava lá - os garotos se veem metidos em uma grande encrenca. Esse conto tem 3 personagens de Doctor Who: Strax, Jenny e Madame Vastra, a detetive.

Esses são, em ordem, a Madame Vastra, o Strax e a Jenny.
E o que dizer desse livro? Ele é sensacional! Mas preciso explorar um pouco melhor isso. No episódio em que o Doctor lê esse livro (provavelmente The Angels Take Manhattan, mas eu posso estar muito errado) que a Amy escreveu (e estava escrevendo em outro momento do episódio), fiquei curioso pra saber o que era narrado nele. Quando vi que o livro saiu na Inglaterra e nos EUA, fiquei super empolgado e feliz, mas acabei deixando ele lá pra baixo na lista de leituras por ser em inglês e demandar um tempo um pouco maior de leitura. Entretanto, quando vi que foi lançado no Brasil pela Suma, mal pude me conter. Quase tive um treco e saí correndo pela casa dizendo que precisava ler o livro! E esse dia chegou. Enfim, minhas expectativas eram super altas, e foram totalmente supridas e superadas. As partes engraçadas estão lá, a familiaridade com alguns personagens estão lá e o ódio por alguns outros também. Devo dizer que, tirando o Doctor, nenhum dos outros personagens narrados nos contos são dos meus preferidos na série. Mas ainda assim, amei o livro de uma forma gigantesca.

Essa é uma imagem do Doctor lendo o livro no episódio!
Bom, pra quem assiste a série, o livro é, eu diria, bastante importante. Ri muito de algumas referências enquanto lia e a introdução escrita pela Amy me fez lembrar bastante da série e de todo o plot bastante divertido que foi criado na 7ª temporada. Discussões sobre se ele é bom ou não, não tem como não dizer que ele é bastante genioso e cheio de reviravoltas. Eu, particularmente, não sou dos grandes fãs de Moffat e me irrito frequentemente com os episódios que ele cria, mas especialmente esse começo da 7ª temporada (e a morte dos Pond, for God's sake) pra mim foram as melhores coisas que já aconteceram em Doctor Who até agora (adicionando apenas a Clara, o final da sétima temporada e o especial de 50 anos nas melhores coisas). Enfim, o livro é bastante bem construído justamente por causa desses pontos.

Embora não descreva nenhum evento da série, é como se fosse um spin-off, narrando alguns acontecimentos sem a presença do Doctor (no primeiro conto ele aparece, mas quem realmente resolve todo o problema não é ele). O livro é super pequeno, rápido e envolvente. Faz com que você não consiga mais parar de ler quando começa, e cada conto te proporciona sensações diferentes. Se você nunca assistiu a série, pode ler o livro e gostar ainda assim! Quem sabe esse livro não faz você gostar e começar a assistir Doctor Who?
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. achei interessante a proposta do livro dentro da série, pois para ter sido lançado quer dizer que ao longo de Doctor Who foi importante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.