Mini-opiniões: Três contra todos - Deco Rodrigues

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog.

Você já ouviu falar de poliamor? Já leu sobre isso? Já leu um romance que trata do assunto? Olha só o que a Wikipédia diz:

"Poliamor (do grego πολύ - poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática, o desejo, ou a aceitação de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos (...)." Fonte.

Em seu livro de estreia, Deco Rodrigues conjuga em diferentes tempos os três elementos que baseiam uma relação amorosa: amor, sexo e amizade. Eduarda, Rafaela e Lucas, através de suas narrativas, protagonizam o epicentro dos encontros, desencontros e descobertas de “Três Contra Todos”. O cotidiano dos personagens acaba por cruzar bem mais do que caminhos, mas sim uma avalanche de emoções e surpresas. O texto nos causa inquietude por tratar de um tema tão atual, que ao mesmo tempo ainda flutua em uma bruma de preconceitos. De leitura fácil, com pitadas picantes, o livro não deixará dúvidas de que amor, sexo e amizade são a essência da felicidade. Mas não necessariamente nesta ordem! Sinopse retirada do Skoob.

Apesar do tema parecer polêmico, nem consigo mais dizer que se trata de uma história polêmica*, porque o autor foi muito feliz ao tratar tudo com tanta leveza e naturalidade. Então você lê a construção de um romance e juro que não dá pra questionar ou discutir o tipo de relação que os três se envolvem. Digo que se trata da construção, porque é isso que acontece nas noventa páginas, tijolinho por tijolinho, eles vão se conhecendo, se encaixando (errr... em vários sentidos) e acredito que nem eles tenham se dado conta do envolvimento, não foi algo calculado ou planejado, simplesmente foi acontecendo. O que reforça o que disse no começo do parágrafo - naturalidade é a palavra do livro. Deco Rodrigues escolheu contar a história de forma simples e direta, em uma narrativa mais crua, sem muitas firulas ou descrições desnecessárias, é como ler relatos dos envolvidos - quer dizer, o livro que lemos é um livro para os personagens também. Eles conscientemente estão escrevendo um contando a história deles. O autor também aborda as complicações que esse tipo de relação pode gerar e tudo foi bem coerente, me deixando até curiosa se aquele fato é verídico, porque é contado com tanta seriedade e "embasamento" que esqueci se tratar de ficção. O livro é pequeno, mas passa seu recado. Simples e direto, Deco tem uma história para contar e eu tive o prazer de escutar. Digo, ler. Espero que você também tenha.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. nunca tinha ouvido falar!
    mas agora fiquei curiosa em saber como o autor trata de um tema dessa natureza sem pesar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poliamor é um tema muito tabu e cheio de preconceitos mesmo. Acho que até eu tenho certo preconceito, por fugir totalmente do que estamos acostumados. Mas não julgo quem já esteve ou está num relacionamento assim. Apenas acho bastante estranho. E essa estranheza, acho, faria eu não sentir uma empatia muito grande por esse livro.

    ps: se o relacionamento a 3 fosse com 1 cara com 2 garotas, iam falar que ele é um cafajeste idiota por não se contentar com uma garota. mas quando é 1 garota com 2 caras, a coisa fica mais romantizada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.