Separados - Pauline Alphen



Resenha anterior: Os gêmeos

Cuidado! Spoiler do último livro.

No segundo livro da série “Crônicas de Salicanda”, Claris está em um momento delicado, aparentemente em estado de choque. Ficava repetindo para si mesma as coisas que não conseguiu dizer, sua mente se focando nos últimos terríveis acontecimentos. Acreditava que tanto o seu irmão quanto o seu pai estavam mortos, e o seu estado movimentaram os Elementais a tentar cuidar dela como podiam. Infelizmente, ela precisava perder a memória.

Mas, ali onde deveria achar o seu nome, a menina só encontrava o vazio. Dentro dela só havia sensações. Sensações primitivas, brutais. Fome, calor, sono. Ela as vivenciava como a necessidades, mas não as pensava, não lhes juntava palavra alguma. Cheiros, sim, e sons. Nenhuma palavra. Seu nome, seu passado? Não se lembrava de nada. Nem de quem era nem de onde vinha.

Enquanto Claris está em outra dimensão (como eu acredito que ela esteja), Jad está em outro plano. Seu espirito se desprendeu do corpo, assim como Ugh, porém não estão realmente mortos. Ugh está todo confuso com sua situação, enquanto que Jad tenta entender tudo o que aconteceu no Jogo dos Mil Caminhos e onde estaria a sua irmã. Enquanto isso, através de enigmas, um anjo quer conversar com eles.

Esse, por assim dizer, é o início da estória, mas não sei bem se posso afirmar isso. Por exemplo, o livro tem quase 300 páginas, mas a amnésia de Claris acontece quase na metade. O mesmo se dá com a conversa de Jad e Ugh com o anjo. Com isso eu quero mostrar o quanto o livro foi lento, pelo menos para mim, e o quanto foi decepcionante. Se o primeiro livro foi cativante, esse segundo foi maçante. Até demais, tirando toda a minha curiosidade e expectativa com os próximos livros.

Em primeiro lugar, quanto tempo havia se passado, afinal? A narrativa deixou essa questão um pouco confusa, principalmente com a sinopse dizendo que se passaram dez anos (???). Em segundo, muitas descrições, suposições, conversas, achei extremamente desnecessárias. Eu não entendi o que a autora queria com aquilo, ou se tinha mesmo um bom objetivo em mente. Enfim, é uma pena que eu tenha me decepcionado tanto com o enredo (ou a falta dele). Parecia mesmo ser uma estória interessante, porém não tenho a mínima vontade em continuar com a série.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. não me atraiu e depois dos seus comentários ai que desmotivei
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.